Usina de Letras
Usina de Letras
158 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50609)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->MIRORÓS(Bahia)-UM PROJETO INACABADO. -- 12/08/2006 - 22:52 (Mário Ribeiro Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
MIRORÓS-UM PROJETO INACABADO.





Mário Ribeiro Martins*





A barragem de Mirorós está localizada no sertão da Bahia, entre Gentio do Ouro(55 km), Barra do Mendes(50 km) e Ipupiara(90 km). Porem, está localizada mesmo no município de Ibipeba e Gentio do Ouro. Nenhum mapa dá noticia dela. Mas, ela existe e eu estive lá em julho de 2006.



Monumental a barragem, com 70 metros de altura, construída na década de 1980, no Governo do Presidente João Batista Figueiredo. Junta as águas do Rio Verde, pequeno afluente do Rio São Francisco e de outros pequenos córregos e leva estas águas através de grandes canais construídos de concreto para várias cidades, entre as quais, Irecê, Ibipeba, Barra do Mendes, Uibaí, Presidente Dutra, Central, etc.



Ao lado de um destes canais de concreto, percorri cerca de 30 km. Ao redor de Mirorós, foram estabelecidos grandes projetos, com água irrigada e produção de frutas, especialmente BANANA, PINHA(ata) e muitas outras.



Mas se esqueceram da escoação destes produtos. Não há nenhuma estrada asfaltada que ligue Mirorós a qualquer lugar. Não há asfalto para Ibipeba(50 km). Na época das chuvas, muitos atoleiros. Nas outras épocas, muita poeira. Não há asfalto para Gentio do Ouro(50 km). Não há asfalto para Barra do Mendes(50 km). Não há asfalto para Irecê(90 km) e para onde vai a maior parte da água produzida em Mirorós.



Ouve-se falar em Mirorós, mas pouca gente já foi ao local da Barragem. E por que? Por causa da dificuldade das estradas. O povoado, perto da barragem, tem cerca de 2(dois) mil habitantes e é Distrito de Ibipeba.



Seus habitantes produzem, entre outras coisas, um delicioso doce de banana, a preços irrisórios, todos empacotados nas folhas da própria bananeira.



Para se chegar lá, partindo de Ibipeba, de Barra do Mendes, do Gentio do Ouro ou de Ipupiara, por onde passou o Rally dos Sertões, é preciso estar numa caminhonete com tração e muita força.



Tal é o desconhecimento de Mirorós que o livro INFORMAÇÕES BÁSICAS DOS MUNICIPIOS BAIANOS-REGIÃO DE IRECÊ, 1994, publicado em Salvador pelo Centro de Estatística e Informações da Secretaria do Planejamento, Ciência e Tecnologia, do Governo da Bahia, apenas diz: “Para enfrenta-lo(o alto teor de calcário das águas que impede o consumo humano) acaba de ser construída uma adutora, que parte da Barragem de Mirorós, no Rio Verde”.



Nada mais! Nenhuma das enciclopédias consultadas, inclusive BARSA, não apresenta nem mesmo a palavra “MIRORÓS”.



O Complexo Mirorós foi idealizado por Turíbio Santos, político influente da região e pelo deputado federal Manoel Novaes.



Seu todo é constituído pela Barragem, com capacidade para acumular 158 milhões de metros cúbicos, pelo Projeto de Irrigação de Mirorós, com aproximadamente 3.300 hectares e pela Adutora do Feijão, com mais de 250 quilômetros de extensão atendendo a várias sedes Municipais, uma centena de localidades e uma população de mais de 250 mil habitantes, situada na Microrregião de Irecê, na Bahia.



É impressionante como a Barragem de Mirorós não aparece em nenhum livro. Nem mesmo se encontra nos mapas da Bahia. De qualquer forma, a Barragem de Mirorós é administrada pela Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco(CODEVASP).





*Mário Ribeiro Martins

é Procurador de Justiça e Escritor.

(mariormartins@hotmail.com)

Fone: (063)99779311 (063) 3215 44 96

Caixa Postal, 90, Palmas, Tocantins, 77001-970.

Orkut: Mario Ribeiro.

www.mariomartins.com.br





































Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui