Usina de Letras
Usina de Letras
117 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62191 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO -- 08/08/2006 - 10:37 (vicente martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ARTIGO

Qualidade na Educação

Se as escolas públicas zeram, no produto final, o fracasso repercute também negativamente no setor privado, porque o público e o privado pertencem à mesma sociedade



Vicente Martins





22/07/2006 02:24





O princípio da coexistência de instituições públicas e privadas de ensino é, a rigor, bem diferente da idéia de independência extrema ou absoluta das mesmas, o que não quer dizer que não possam concorrer na oferta de educação escolar. Há que poderíamos dizer, uma nova equação para a educação, enquanto direito social de todos e dever do Estado, na família e da sociedade como um todo, é ou pelo menos deve ou deveria ser o seguinte: Educação Escolar = escolas públicas X escolas privadas.



Se as escolas públicas zeram, no produto final, o fracasso repercute também negativamente no setor privado, porque o público e o privado pertencem à mesma sociedade. Da mesma forma, se as escolas privadas também zeram ou fecham suas portas há comprometimento social: menos vagas para os profissionais de ensino e menos opção as famílias em se tratando de serviço educacional. Isso só é óbvio quando a sociedade política e, não apenas a civil, ver, no setor privado, um segmento com fins sociais ou públicos.



A respeito do que colocamos acima, diríamos tomando a palavra de Marcelo Batista de Sousa, que o "pluralismo preconizado pela constituição não é observado se a oferta oficial de educação é apenas aquela oferecida pelo próprio estado" e prossegue: "A escola particular transformou-se em desejo e sobrevive, repito, pela eficiência e excelência" ¹. Como está a quantidade e qualidade da educação infantil no Brasil?



A LDB concebe a educação infantil como um nível que acolhe as creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade e as pré-escolas, para as crianças de quatro a cinco anos de idade. Tomando como referência o Censo Escolar 2002, observamos que, naquele ano, estavam matriculados em creches, na rede privada de ensino, 435.204 crianças, ou seja, 37,76% das matrículas, em todo o País. Com relação às matrículas na pré-escola, a rede privada contava, em 2002, com 1.270.953 crianças matriculadas, o equivalente a 25,53% das matrículas nessa área.



Se considerarmos, como parâmetros de qualidade, para as duas redes de ensino, as funções docentes, assinalaremos os seguinte dados: (a) das 68.890 funções docentes, a rede pública (federal, estadual e municipal) contava com 38.750, o equivalente a 56,24%, ficando o setor privado com 30.140 professores, ou seja, 43,76% das funções docentes neste nível de ensino. O que chama a atenção, para ambas as redes de ensino, é o baixo nível de formação dos docentes em creches: apenas 14,74% dos docentes têm superior completo.



Na pré-escola, que contava, em 2002, com 259.203 professores, as redes pública e privada detiam, respectivamente, 66,63% e 33,37% das funções docentes, mas apenas 27,40 dos professores possuíam o superior completo. O que se pode notar é que o nível de formação dos docentes que atuam em creches ou pré-escolas é majoritariamente médio completo, o que não quer dizer, claro, má qualidade de ensino, mas não é, também, um nível de formação desejado para a educação de crianças de zero a cinco anos de idade.



VICENTE MARTINS é professor do Curso de Letras da UVA







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui