Usina de Letras
Usina de Letras
158 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62266 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10379)

Erótico (13571)

Frases (50655)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4776)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6203)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Vícios... fumo, bebida... -- 03/08/2006 - 14:17 (Manoel Antonio Bomfim) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Matéria publicado no Jornal A Praça, da cidade de Iguatu - Ceará, no dia 22/07/2006, na Coluna "Caminhos", pelo Médico Dr. Hildernando Bezerra.



Obs.: Tenho autorização do Dr. Hildernando para divulgar sua matéria. Ei-la.



Vícios... fumo, bebida...



O FUMO

O vício com o qual mais me deparo na clínica diária é o do fumo. Alguém pode até chamar de hábito. Mas, o hábito é algo que a pessoa faz, de costume, sem ter dependência. Quando tem dificuldade de deixar, passa a ser vício. O cigarro é terrível. Primeiro, um gás chamado monóxido de carbono impregna os glóbulos vermelhos, impedindo a fixação adequada do oxigênio inspirado. Em seguida causa um estreitamento dos vasos sanguíneos, diminuindo a quantidade de sangue que flui para os diversos órgãos. Assim causa diminuição da nutrição e oxigenação das células. Dessa forma, todos os órgãos do fumante trabalham de forma deficiente. Com o tempo, vai destruindo o revestimento interno dos pulmões, levando a bronquite crônica e, em seguida, insuficiência respiratória e câncer pulmonar. Nas mulheres, causa envelhecimento precoce, com aumento de rugas e olheiras enormes. Na gestante, bloqueia o tamanho do bebê, que nasce pequeno e com redução do quociente de inteligência. Observe as feições de duas mulheres de mesma idade, uma que fuma e a outra, não. Compare o aspecto das duas. Observe a cor dos lábios, o brilho dos olhos de ambas, as rugas ao redor dos olhos e da boca. Tire suas conclusões. Em alguns países mais desenvolvidos já existe lei proibindo fumar ao ar livre, para não contaminar o ar que se respira. No Brasil, algumas pessoas, dependentes, até que tentam parecer educadas, quando saca um cigarro, olha para o vizinho e pergunta: - incomoda? Nem deveria perguntar. O fumante só percebe o quanto incomoda a quem não fuma, quando para de fumar.



A BEBIDA

Beber destrói o indivíduo por surtos. A cada pileque milhares de células cerebrais, os neurônios, são destruídas de forma irreversível. Outros neurônios vão ficando comprometidos de forma gradativa, até sua completa eliminação. No início, o fígado consegue digerir ao álcool ingerido, até aumentando a capacidade de fazer esta digestão Muitas vezes, o indivíduo se gaba de que bebe muito e nada sente. Com o passar do tempo, o fígado já não tem a mesma capacidade. Aí, basta um gole e o sujeito já está bêbado. De bêbado, então, nem se fala do quanto é inconveniente. Claro que tem muito bêbado bom e até engraçado. Mas, a maioria não é assim. Porque a gente só aguenta, mesmo, os bêbados da gente. Bêbado estranho, quando chega numa roda, é mesmo que cachorro em festa de gato. Levando-se em conta que o maior número de acidentes automobilísticos com vítimas fatais ocorrem por embriaguez. Dá para se ter uma idéia da dimensão do mal.



COMER

Comer bem é saudável. Comer mal faz mal, e como faz mal. A sociedade moderna criou vários tipos de alimentos industrializados, de péssimo gosto, mas de serviço rápido, que destruíram os bons hábitos alimentares. O resultado tem sido uma ingestão exagerada de calorias e o aumento do número de pessoas gordas, em todo o mundo. Comer, pra muita gente tornou-se um vício. Muitas pessoas, principalmente as gordas, já não comem para matar a fome, nem por necessidade. Comem porque não conseguem parar. Tornaram-se dependentes da boca e das guloseimas. Nem percebem o quanto comem. Todo gordo diz que come pouco. Como nunca sacia a vontade, sempre acha que comeu menos do que queria. A obesidade tornou-se um fardo maior do que se imagina.

O resultado é que a Organização Mundial da Saúde, já classifica a obesidade como doença. Todas as doenças, no gordo, são mais graves. Você conhece muitas pessoas com oitenta anos? Quantas são gordas e quantas são magras? E com noventa anos, conhece alguém gordo? Se você conhece ou conheceu alguém com cem anos, como era seu físico? Os gordos morrem antes, porque a obesidade mata. E como mata. Em meus trinta e dois anos de clínica, tenho lutado intensamente para convencer pessoas a mudar seu estilo de vida, deixando os vícios. Tenho conseguido grandes vitórias, entre alcoólatras e fumantes. Muitos são que deixaram de fumar e beber, definitivamente. Mas, são poucos os que, pelo convencimento e pela dieta param de comer compulsivamente. Alguns poucos que deixam, só conseguem por pouco tempo. Logo engordam de novo. É o efeito sanfona. É mais díficil parar de comer demais do que parar de fumar e beber. Por enquanto, estou convencido de que, individualmente, comer compulsivamente é o pior dos três vícios.



Manoel Bomfim

Em 03/08/2006

Natal - RN
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui