Usina de Letras
Usina de Letras
76 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62193 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50599)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O lucro é proibido -- 29/07/2006 - 10:27 (Paulo Maciel) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O LUCRO É PROIBIDO







Está no maior jornal do Estado. E em manchete de página interna: “proibido lucrar com o forte”.

A determinação é do Ministério Público Federal, que proibiu a Associação Brasileira dos Amigos das Fortificações Militares e Sítios Históricos (ABRAF) de obter algum lucro com a administração do Forte do Mar (Forte de São Marcelo).

Pode até parecer extravagância, uma coisa bizarra, mas é isso mesmo, consta da longa matéria assinada por uma jornalista.

A explicação para esse posicionamento do Ministério Público está no fato de se haver constatado que a ABRAF usou indevidamente lucros obtidos com a realização de eventos naquele local.

Diga-se, a propósito, que as associações, sindicatos, OSIPS e entidades filantrópicas são impedidas por lei de obter lucros, no sentido comercial. O resultado positivo de suas atividades, ou seja, a sobra de receitas sobre as despesas é chamada de superávit, enquanto o prejuízo corresponde a déficit.

Essa visão caolha do Ministério Público nos remete ao tempo em que os reacionários e extremados da Igreja Católica enxergavam o lucro como uma tentação demoníaca, algo imoral, quase o mesmo pensamento da teoria comunista, que o via como conseqüência da exploração das massas operárias pela burguesia.

Entidades como a ABRAF e outras associações, e mesmo as de caráter filantrópico, têm que ter gestão de alta qualidade, que priorizem a eficiência.

Sem descuidar de seus objetivos principais, elas precisam buscar superávits, como única forma de capitalizar-se, garantir sua perpetuidade, a ampliação de suas atividades e a realização de investimentos.

Tome-se, por exemplo, o caso da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, entidade fundada no mesmo ano da criação da cidade do Salvador, muito provavelmente a ONG mais antiga do país e uma das primeiras em todo o mundo.

Como essa importantíssima organização filantrópica poderia ter sobrevivido durante esses mais de quatro séculos se não houvesse obtido resultados financeiros que garantissem a manutenção ininterrupta de seus serviços e, mais do que isso, que propiciassem sua contínua expansão?

Pode até parecer que forças superiores tenham sustentado o funcionamento da Santa Casa, e isso tem que ser considerado, mas na verdade foi a eficácia de sua administração que a trouxe atuante até os nossos dias.

Muita gente não sabe que a Santa Casa mantém o Santa Izabel há mais de cem anos, hospital que hoje é uma referência no país, com mais de quatrocentos e cinqüenta leitos.

Foi graças aos superávits obtidos nos últimos anos que ele pode ser modernizado e grandemente ampliado, enquanto a entidade criou um plano de saúde, manteve o Cemitério do Campo Santo e iniciou um projeto social de grande relevância no Bairro da Paz.

Obter resultados positivos, ou seja, alcançar superávits é condição indispensável à sobrevivência e desenvolvimento dessas entidades, à sua auto- sustentabilidade.

O que a lei proíbe, e que o Ministério Público sabe muito bem, é que esses resultados sejam distribuídos, que qualquer diretor ou conselheiro deles se beneficie sob qualquer forma, que nenhum perceba salários ou gratificações de qualquer espécie.

Mas, voltando à ABRAF, que é afinal o objetivo desses comentários, seria de todo desejável que ela obtivesse ganho com a exploração do Forte do Mar, recursos que seriam totalmente investidos na recuperação e conservação desse extraordinário patrimônio histórico da cidade e na realização de investimentos que sirvam à melhoria dos serviços e do atendimento.

Afinal, com ou sem superávit, a Associação sempre pode aplicar os recursos que recebe de modo indevido.

Cabe ao Ministério Público velar para que isso não aconteça.

Imagine-se que os diretores da Associação queiram instalar um moderno auditório em algum salão do Forte, com ar condicionado e cabine para exibição de filmes e audiovisuais, ou um bom restaurante. Se for contar com recursos públicos, oriundos do orçamento federal, vão ter que esperar sentados por muitos e muitos anos...



Salvador, 28/07/06





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui