Usina de Letras
Usina de Letras
155 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62266 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10379)

Erótico (13571)

Frases (50658)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4776)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6203)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Dúvidas Freqüentes do Supletivo ao Mestrado... -- 28/07/2006 - 20:12 (Isabela Fani Dias) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Dúvidas Freqüentes do Supletivo ao Mestrado...





Assim como o que é bonito é pra ser visto, o que é bom deve ser dito e ainda mais quando se trata de carreira profissional e realização pessoal!





Existem pessoas que por motivos como: cuidar da família, trabalho, problemas de saúde,..., e ainda falta de oportunidades, tiveram de abandonar seus estudos muito cedo ou pela metade. Mas hoje em dia com tantas escolas não há desculpas para quem realmente quer esse tipo de realização na vida.





Escrevi essa matéria como forma de incentivo, se você quer realmente recompensar o tempo perdido, o que você precisa fazer é o chamado supletivo. Mas afinal de contas o que é isso? Supletivo ou suplência, ou E.J.A. - Educação de Jovens e Adultos - é uma forma de estudo em que o aluno faz cada série em seis meses. É para recuperar o tempo perdido mesmo! Ele serve tanto para o Ensino Fundamental - antigo 1o grau - de 1a a 8a série como para o Ensino Médio - antigo 2° grau – do 1º científico ao 3° científico. Mas, e se, por exemplo, o aluno não tiver concluído o 3° científico, se só faltar essa série para ele, tem como ele só fazer o 3° científico ou só a 8a série? Sim, é claro! Você pode se matricular em qualquer série em que você tiver parado, na 5a, 6a, 7a,..., até o 3° científico. Há limite de idade para que quer fazer o supletivo? Não há limite de idade, você pode estar com 16 anos ou 150 anos, e estudar do mesmo jeito.





Com o certificado do 3° científico você poderá prestar o vestibular e passando nessa prova você entrará em uma faculdade, seja ela pública ou particular. Existem vários cursos preparatórios na cidade de Juiz de Fora, são popularmente chamados de cursinhos, são pré-vestibulares.





Depois que você tenha passado no vestibular e entrado numa faculdade ou universidade, você fará uma faculdade é o famoso 3° grau.E depois que tiver feito uma faculdade? Você poderá cursar vários tipos de pós-graduação.





O que é pós-graduação? São estudos que o aluno faz após estar com o diploma de uma faculdade. A pós-graduação mais comum é a especialização e depois dela vem o mestrado.





A especialização é o aprofundamento em uma área de estudos, que dura cerca de dois anos.





Mas e o mestrado, onde entra nisso tudo? Mestrado é um tipo de pós-graduação, que quem possuir o diploma de uma faculdade, poderá fazê-lo, que tem o mínimo de duração de 1 ano e 9 meses. Existem mestrados públicos e particulares. Para que serve o mestrado? Ele serve para que projetos e pesquisas sejam aprofundados e para que se construam teses, é um estudo mais aprofundado e direcionado, dentro da área ou do tema que você quiser. É necessário possuir o diploma de especialização para fazer o mestrado? Não, não é necessário. É necessário possuir o diploma de 3° grau.





Numa caminhada de mil passos é preciso que o primeiro passo seja dado. Agora é só começar a estudar... e Sucesso lá vou eu!





Sugestões na cidade de Juiz de Fora:





· Supletivo (E.J.A) - na Av. Sete de Setembro, Centro, 768. Tels: 3217-6497 ou 3084-2160. O CENTRO DE ESTUDOS MILLENNIUM trabalha em todos os níveis, desde a pré-escola até o mestrado.Acesse o site www.cemillennium.com.br para maiores informações.





· Preparação para o mestrado público, ou orientação para o mesmo... . Rua Santa Rita, n°174/02 - Centro. Tel: 3216-4134.O GRUPO DE ESTUDO PARA MESTRADO RENATA RAINHO. Renata Rainho é professora do curso de especialização em Educação Infantil na Universidade Federal de Juiz de Fora. Há também aulas de Língua Estrangeira instrumental para mestrado.





Comentários e sugestões: ifanni@ig.com.br.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui