Usina de Letras
Usina de Letras
248 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50482)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cordel-->Cordel do Desbafo -- 03/12/2002 - 10:02 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


CORDEL DO DESABAFO
(por Domingos Oliveira Medeiros)

Já soube dos que partiram
E sinto por isso bastante
Pois cada poeta que vai
É uma falta constante
É mais um pássaro calado
Silencioso e engaiolado
Sem rimas e sem rompante

Preso pela indignação
Desiste do vôo e da vida
A procurar novos ninhos
Levando a dor sofrida
Sai sem rumo, entristecido
Mas nunca fica esquecido
Pois o amor vai c’a partida

De minha parte lhes digo
Estou de mala arrumada
E de passagem na mão
Prá sair em debandada
Mas antes preciso saber
Se o dono vai responder
A questão que é perguntada

No desabafo abaixo
Nas recomendações aludidas
Em nome da última chance
Espero vê-las atendidas
Para que após o Natal
Acabemos com o mal
De pessoas atrevidas

E quem sabe, o milagre
De Cristo possa acontecer
Trazendo de volta os amigos
E nosso desejo atender
Que a Usina volte pra gente
A ser um lugar decente
Onde se possa viver




DESABAFOS
(por Domingos Oliveira Medeiros)

(01) Liberdade de expressão tem limite. E não se confunde com libertinagem de expressão. Que liberdade é essa que permite a calúnia e o desrespeito aos companheiros, pela via do anonimato? Alguma coisa precisa ser feita. Em benefício da manutenção deste site, um dos melhores do gênero. Domingos.


(02) Minha sugestão é que se faça um RECADASTRAMENTO de todos os usuários do sistema. Não se concebe que uma pessoa dele participe, sem nenhum critério de identificação, capaz de, eventualmente, servir de roteiro para uma investigação e punição por desvios de conduta ou, até mesmo, prejuízos morais e materiais que possam causar a terceiros.

(03) Se alguém quiser usar pseudônimo, por motivos que não nos compete julgar, que o faça. Quem quiser preservar sua identidade, seu endereço, etc., até por questões de segurança, a gente entende. Mas, pelo menos o endereço eletrônico de todos os cadastrados, os responsáveis pelo site deveriam ter registrado. Até como forma de possibilitar a identificação e o afastamento de quem esteja usando o site apenas para prejudicar terceiros.

(04) A contrapartida seria a co-responsabilidade. O site se comprometeria a manter em segredo as identificações e os dados de seus cadastrados. Em contrapartida, todos os usuários deveriam saber informações a respeito de como e onde localizar os responsáveis pelo site.

(05) A oportunidade de uma página como esta, de forma gratuita e com ampla liberdade de expressão, requer, quando menos, um pouco de respeito de nosssa parte. Afinal, os responsáveis têm custos com a manutenção. Quanto melhor for a imagem da Usina, melhor para todos.

(06) Não podemos fazer de conta que está tudo bem. A omissão é pior do que a tentativa frustrada de solucionar um problema. A indiferença faz o jogo do adversário. Fortalece o nosso inimigo. Precisamos nos expor. Sem a vergonha de sermos taxados de "caretas”.

(07)Lembremo-nos que cada porta de comunicação que se fecha, mais escuro fica o nosso caminho. E mais longe a liberdade de expressão.

(08) Encareço a todos os colegas que passemos a refletir com maior responsabilidade sobre o nosso site Usina de Letras, um dos melhores do gênero. Não vamos acabar com esse instrumento valioso de comunicação e de troca de experiências literárias.

(09) A violência começa, na verdade, com pequenos, e aparentemente inofensivos, gestos como os que estão sendo demonstrados neste site. Claro que não interessa a ninguém. Pelo menos aos que são brasileiros e amam este país.

(10) Senhor Waldomiro. Seria prudente um pronunciamento seu a respeito dessas nossas preocupações. Só desse modo poderíamos, inclusive, ajudar na solução dos problemas.


(11) Não vamos dar uma demonstração para o mundo de que somos vira-latas. Imitadores de modismos e de idéias estrangeiras e ultrapassadas. Não sejamos coniventes com os que querem desmoralizar nosso país. Passando a idéia de que todos somos ignorantes.

(12) Manter uma página como esta, de forma gratuita e com ampla liberdade de expressão, requer, quando menos, um pouco de respeito de nossa parte. Afinal, os responsáveis têm custos com a manutenção. Quanto melhor for a imagem da Usina, melhor para todos.


Domingos Oliveira Medeiros
03 de dezembro de 2002









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui