Usina de Letras
Usina de Letras
152 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Conversa de fim de semana- luiz maia -- 21/07/2006 - 16:56 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Assunto: Conversa de fim-de-semana - nº 25 - Para: Luiz Maia

Luiz Maia



Para aqueles que ainda têm dúvida, a alegria é uma condição nata do ser humano. Nascemos com a infinita capacidade de sermos alegres. De nos sentirmos felizes. Mesmo quando enfrentamos as intempéries da vida, ainda assim podemos rapidamente recuperar nosso bom humor e dessa forma voltar a alegria de sempre. Sei que muita gente vai dizer que fica difícil uma pessoa comum, diante do corre-corre alucinado, da dura luta pela sobrevivência da vida, ter seu momento de alegria plena. Sei perfeitamente disso. Entendo e respeito o argumento de cada um, mas há um espaço enorme para trocarmos experiências que dizem justamente o contrário.

É sabido que vivemos num mundo regido por um sistema capitalista, onde pontifica a sociedade de consumo em que o indivíduo vale muito pouco. Esse modelo desenvolvimentista despreza as pessoas e valoriza as coisas, fortalecendo a cruel inversão de valores. Não é à toa que vemos poucos esbanjando milhões enquanto muitos não têm o mínimo para poder sobreviver com dignidade. Para que esses poucos ricos, que brindam sua boa vida à base de champanhe francesa, possam gastar fortunas inimagináveis diariamente, é preciso que haja a perpetuação da miséria que abraça um contigente de miseráveis espalhados no planeta. Esse precário equilíbrio do mundo colabora para que a injustiça prevaleça e a humanidade cada vez mais se sinta aviltada. Sei perfeitamente disso. Mesmo assim não perco a esperança.



Ocorre que não podemos perder a perspectiva de não tornar a alegria um hábito meramente conceitual. Aos poucos fui me dando conta de uma coisa interessante, algo maravilhoso que tem a ver com essa nossa conversa. Através de livros, palestras e conversas com a minha mulher, fui tomando conhecimento das edificantes práticas budistas. Não tem nenhuma ligação com seita ou credo religioso. Apenas enfoca uma maneira bonita e respeitosa de se viver neste mundo. Um jeito especial de ser que favorece a verdadeira paz entre os homens, de modo efetivo e prático. Por isso afirmo que não podemos abrir mão da alegria quando temos a consciência de que tudo de maravilhoso que existe na face da terra nos foi dado de graça por Deus. É possível convivermos em alegria quando respeitamos o próximo e todas as formas de vida do planeta. Quando amamos a natureza, quando somos solidários. Principalmente quando começamos a aprender a escutar o silêncio, a conversar com Deus através de nossos gestos e atitudes perante o Universo. Aprendamos com os budistas as práticas mais elementares de convivência fraterna, de respeito ao próximo.



Concluo desejando-lhe um ótimo fim-de-semana!



Luiz Maia

http://geocities.yahoo.com.br/maialuiz/

msn: luiz-maia@hotmail.com

SKIPE - luizmaia1

Autor dos livros "Veredas de uma vida", "Sem limites para amar" e "Cânticos".

- Edições Bagaço - Recife/PE.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui