Usina de Letras
Usina de Letras
186 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Voz da UBE- PE -- 13/07/2006 - 10:55 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Voz da UBE



União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco

Boletim Informativo - 09 de julho de 2006



A arte e a cultura em Pernambuco



Sessão sobre a obra de Ana Maria César será em 31 de julho



A sessão do projeto A Arte a a Cultura em Pernambuco dedicado a obra da escritora Ana Maria César, ex-presidente da Academia de Letras e Artes do Nordeste, ocorrerá na 2ª feira, dia 31 de julho [e não no dia 25, como anunciado originalmente], no auditório da Livraria Cultura, no Paço Alfândega. A apreciação da obra de Ana Maria César será feita pelos acadêmicos Olímpio Bonald Neto e Milton Lins.



A cultura e a Arte em Pernambuco



UBE e Livraria Cultura divulgam calendário das sessões do projeto A arte e a cultura em Pernambuco



Depois do retumbante sucesso alcançado no primeiro semestre, quando foram analisadas as obras dos escritores Orismar Rodrigues, Alexandre Santos, Lourdes Sarmento, a UBE e a Livraria Cultura divulgaram o calendário para o segundo semestre das sessões do projeto A cultura e a arte em Pernambuco , idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo. As sessões ocorrerão nos seguintes dias: 31 de Julho; 29 de Agosto; 26 de Setembro; 31 de Outubro; 28 de Novembro; e 26 de Dezembro.



Presidente da Academia Paraibana de Letras na livraria Saraiva



Na 6ª feira, 21 de julho, a obra de Joacil de Britto Pereira, presidente do núcleo Paraíba da Academia de Letras e Artes do Nordeste e, também, da Academia Paraibana de Letras, será analisada numa sessão especial do projeto A ficção em Pernambuco , na sala Manuel Bandeira, na livraria Saraiva, no Shopping Center Recife. A apreciação da obra literária de Joacil de Britto Pereira será feita pela acadêmica Ângela Bezerra de Castro e a apreciação da atuação de Joacil como advogado e professor de direito será feita pelo escritor Luiz Augusto Crispim.



Cresce boicote contra a Siciliano



Escritores alagoanos aderem ao boicote contra a Livraria Siciliana



Na 2ª feira passada, dia 03 de julho, o escritor alagoano Emanoel Fay informou ao presidente da Academia de Letras e Artes do Nordeste, Alexandre Santos, que a campanha contra a Livraria Siciliana já conta com adeptos nas Alagoas. Emanoel Fay alertou que, além da Livraria Siciliano, a Livraria Sodiler também vem tratando o escritor nordestino com descaso. O caso da Livraria Sodiler será tratado na próxima reunião da diretoria da UBE.





Faça como ela faz com os escritores pernambucanos e alagoanos,



diga NÃO à Livraria Siciliano





Quarta às Quatro chega a 164ª edição



Na última 4ª feira, dia 05 de julho, o projeto Quarta às Quatro, idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE, chegou a sua 164ª edição, com a presença de 62 escritores. O projeto Quarta às Quatro está se consolidando no mundo artístico pernambucano como um jardim do qual brotam as mais belas flores poéticas da atualidade estadual .



Quarta às Quatro - SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE-PE, e coordenado pelo historiador Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.



Fundação Gilberto Freyre promove CONCURSO NACIONAL DE ENSAIOS



Até o dia 1º de dezembro de 2006, a Fundação Gilberto Freyre, no Recife, e a Global Editora, em São Paulo, estarão recebendo inscrições para o 2º Concurso Nacional de Ensaios, promovido conjuntemente pelas duas organizações sobre aspectos, temas e questões abordados no conjunto da obra do escritor Gilberto Freyre. O Concurso Nacional de Ensaios será realizado a cada dois anos e distribuirá o Prêmio Gilberto Freyre, no valor de R$ 10 mil, que será entregue em sessão solene já programada para o dia 15 de mareço de 2007, data de nascimento de Gilberto Freyre, na sede da Fundação Gilberto Freyre. O Regulamento do Concurso está disponível para consulta nos sites www.fgf.org.br e globaleditora.com.br.



Raimundo Carrero lança projeto Escritores ao vivo



Na 5ª feira, 20 de julho, às 17 horas, o acadêmico Raimundo Carrero lançará o Projeto Escritores ao Vivo no Espaço Manuel Bandeira, da Livraria Saraiva, com a presença do Escritor José Castello, jornalista e cronista de O Globo . A cada dois meses, o o Projeto Escritores ao Vivo trará um nome consagrado da literatura brasileira para debater os mais variados temas.



Estudantes norte-americanos conhecem arte nordestina



De 19 a 22 de julho, grupo de estudantes norte-americanos, dos cursos de mestrado e doutorado em Relações Internacionais da Pen State University. da Filadélfia, visitarão o Recife em companhia do professor Glauco Ortolano, da UBENY. Em Recife, os estudantes norte-americanos visitarão a Fundação Joaquim Nabuco, Fundação Gilberto Freyre, Instituto Brennand, o sítio histórico de Olinda e as sedes da Academia Pernambucana de Letras e a UBE-PE.



Curtinhas



Flávio Chaves distribuindo o boletim do CEHARC- Centro Brasileiro de Preservação Histórica, Artística e Cultural, que pode ser visitado no site www.ceharc.org.br.



Na próxima 3ª feira, dia 11 de julho, os escritores e arquitetos Eric Dayan e Nadjânia Gomes participarão da II Exposição da Evvivva Bertolini, inaugurando um Bistrô na Av. Engenheiro Domingos Ferreira, 3322, Boa Viagem.



Em promoção conjunta com a União Pernambucana do Artista Plástico, na próxima 3ª feira, dia 11 de julho, a livraria Saraiva inaugurará a mostra individual de Sérgio Altenkirch. Na ocasião, será debatido o tema "Por uma Escola Pernambucana de Artes".



Até 29 de julho, no Conservatório Estadual de Música, na Avenida Afonso Pena, 3.060, em Uberlândia, ocorrerá a II edição do Festival de Cordas Nathan Schwartzman, sob a direção do maestro Flávio Santos Pereira



Vernon Bitu distribuindo o cordel surrealista O retirante visionário que fugia de marido de mulher .



Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU.



Milton Lins lança Vinte histórias de magia real



Na próxima 4ª feira, 12 de julho, a partir das 19h30, o escritor Milton Lins lançará Vinte histórias de magia real [e de humor fictício] na Academia Pernambucana de Letras, na Avenida Rui Barbosa, 1596, nas Graças, em Recife.



Academia do Nordeste empossa Dilton da Conti como sócio benemérito



Na 5ª feira, dia 20 de julho, o engenheiro Dilton da Conti, presidente da Chesf, receberá o título de sócio benemérito da Academia de Letras e Artes do Nordeste, em reconhecimento aos seus magníficos serviços em prol do desenvolvimento da cultura no Estado e na região. Dilton da Conti será saudado pelo escritor Cloves Marques, secretário-geral da entidade.



Antônio Campos lança blog e Território da Palavra



Na próxima 4ª feira, dia 12 de julho, o escritor Antonio Campos, presidente do Instituto Maximiano Campos, vai comemorar o aniversário no restaurante Soho, na Avenida Conselheiro Aguiar, 1275, em Boa Viagem, no Recife, com o lançamento do blog www.antoniocampos.com.br e do e-book Território da Palavra .



João Pedro lança A poesia teatral



Na próxima 2ª feira, dia 10 de julho, a partir das 19h na livraria Veredicto, em Niterói, o poeta João Pedro Roriz estará lançando o livro A Poesia Teatral , que 34 poemas dramáticos. No livro, publicado pela editora Ibis Libris com o apoio da Universidade Salgado de Oliveira e da Prefeitura de Araruama, João Pedro Roriz se propõe a desvelar através de uma linguagem teatral, o caráter humano e trágico de personagens diversos que protagonizam os seus poemas.



Núcleo Alagoas da Academia do Nordeste faz sessão em homenagem ao Dia do Escritor



Na ultima 2ª feira, dia 03 de julho, em concorrida solenidade na Fundação Pierre Chalita, o Núcleo Alagoas da Academia de Letras e Artes do Nordeste promoveu uma sessão em homenagem ao Dia do Escritor, que se comemora nacionalmente em 25 de julho. O encontro, que contou com a presença do escritores Alexandre Santos e Cloves Marques, respectivamente, presidente e secretário-geral da Academia, foi coordenado pela escritora Petrúcia Camelo, presidente do Núcleo Alagoas.



Vital Corrêa de Araújo fará saudação aos ganhadores da Menção Joaquim Cardozo



Na 3ª feira vindoura, dia 11 de julho, por ocasião do início das comemorações da passagem dos 87 anos de fundação do Clube de Engenharia de Pernambuco, o engenheiro Alexandre Santos, presidente daquela entidade, e o poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE-PE, presidirão a entrega da Menção Joaquim Cardoso, prêmio do Concurso Literário instituído pelas duas agremiações. Na ocasião, os agraciados farão curto pronunciamento e serão saudados pelo presidente da UBE.





Mensagem aos escritores



Atualize sua contribuição à UBE



"Escritor, associe-se ou retorne a sua velha Casa. A luta é nossa". Lúcio Ferreira



Aconteceu



29 de junho. Lançamento do livro Pernambuco afortunado , dos escritores Carlos André Cavalcanti e Francisco Cunha, na Assembléia Legislativa de Pernambuco.



07 de julho. Fundação Luso-Americana para Desenvolvimento (FLAD) promoveu sessão pública no auditório da Fundação, na Rua do Sacramento à Lapa 21, em Lisboa, para apresentar o livro “TAIDIS – Cidadania Ambiental, Informação e Participação”.



Vale a pena ler



Protagonistas de Rachel de Queiroz, de Maria de Lourdes Dias Leite Barbosa.



Livre Sintonia, de Beatriz Alcântara.



Crisântemos Vermelhos, de Yara Falcon.



Estação Poética, de Petrúcia Camelo.



Pecados de areia e A maldição do serviço doméstico, de Djanira Silva.



Festival Literário de Garanhuns transforma cidade na Capital da Cultura



Na próxima 6ª feira, dia 14 de julho, será instalado o I Festival Literário de Garanhuns (FLIG), que reunirá escritores de todo o Estado de Pernambuco. A sessão solene contará com a presença dos escritores Waldênio Porto, Vital Corrêa de Araújo, Marcos Accioly, Oliveira de Panelas e Lourinakdi Vitorino. Na programação do FLIG constam encontros sobre História Regional, Um lugar para o Conto, A preparação do escritor; Literatura e Turismo; Editoração; Ficção Pernambucana; A literatura feminina; e A poesia e a pedra .



Saraiva comemora Dia Mundial do Rock



Na próxima 5ª feira, 13 DE Julho, quando se comemora o Dia Mundial do Rock, a livraria Saraiva vai oferecer uma programação especial com bate-papo e música. A programação começa às 16 horas com Bate papo sobre o tema Os Festivais de Música e a cena Rock de Pernambuco , com a presença de Ana Garcia, produtora do Festival Coquetel Molotov, Paulo André, produtor do Festival Abril pro Rock, e o radialista Sérgio Souto Maior. Às 19 horas, Renato L., jornalista do Diário de Pernambuco, Rogê de Renor, apresentador do Programa Sopa Diário, e Hugo Montarroyos, jornalista do site Recife Rock, falam sobre o tema O rock e a Mídia .



Sites recomendados



Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro. O site é www.plataforma.paraapoesia.nom.br



Visite o site da REBRA e conheça mais sobre a Rede de Escritoras Brasileiras, uma organização que divulga mundialmente a literatura feminina brasileira. O site é http://rebra.org.



Vale à pena visitar o canto do escritor Jaime Barboza no Recanto das Letras. Basta clicar em autor.jotabe no site www.recantodasletras.com.br



Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.



Visite a página da INTERPOÉTICA www.interpoetica.com.



Visite a loja virtual da Cooperativa Compre Cultua Brasil (CCB), Basta clicar em www.compreculturagbrasil.com.br



Vale à pena visitar o site do jornal literário Linguagem Viva . Basta um clique em www.linguagemviva.com.br.



Inscrições para concurso literário de Canoas vai até 31 de julho



As inscrições para o concurso nacional de literatura promovido pela Fundação Cultural de Canoas vai até o dia 31 de julho de 2006. Os trabalhos nos gêneros conto, crônica e poesia devem ser encaminhados para a sede da Fundação, localizada na Av. Victor Barreto, 2301, Canoas/RS. Maiores informações e ficha de inscrição no site: www.fundacan.com.br.



Agenda



12 de julho. Lançamento de Vinte histórias de magia real [e de humor fictício] , Milton Lins.



21 de julho. Apreciação da obra de Joacil de Britto Pereira , na livraria Saraiva.



31 de julho. Apreciação da obra de Ana Maria César , na livraria Cultura.



11 de agosto. Posse de Nazareth Gouveia, na Academia de Letras e Artes do Nordeste.



Diretoria Executiva



Vital Correia de Araújo



Presidente



William Ferrer Coelho



Presidente Emérito



Waldemar Lopes



1º Vice-Presidente



Raimundo Carero



2º Vice-Presidente



Lúcio Ferreira



Vice-presidente



Alexandre Santos



Administrador-Geral



Geraldo Ferraz



Núcleo de Pesquisa e História



Coordenação Editorial



Alexandre Santos



Este boletim informativo da UBE-PE tem circulação quinzenal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do seu banco de dados.



Indique um amigo para

receber o informativo da UBE através de e-mail dirigido a coordenação editorial











Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui