Usina de Letras
Usina de Letras
30 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62191 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->MINICURSOS COM O PROFESSOR VICENTE MARTINS -- 07/07/2006 - 11:40 (vicente martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Minicursos (ou palestras) com o Prof. Vicente Martins (UVA)

COMO ENTENDER A LDB – LEI 9.394/96

MARTINS, Vicente (Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA, Sobral/CE)

São objetivos do minicurso:1. Levar o cursista a tomar contato com o contexto em que a Lei de Diretrizes e Bases (lei 9.394/96) foi gerada e suas conseqüências na estrutura do sistema educacional, visando estabelecer uma relação entre o estatuído na lei, seus condicionantes sociais, políticos e econômicos, e a realidade concreta das políticas educacionais.2. Provocar novos olhares sobre a relação educação, sociedade e Estado no Brasil.3. Resgatar historicamente a trajetória da atual LDB, Lei nº 9.394/96 bem como do Plano Nacional de Educação, em vigor, destacando as propostas de implantação das políticas em vários níveis e modalidades educacionais.Conteúdo Programático: 1. Princípios e fins da educação nacional 1.1. Os objetivos do ensino fundamental e médio para o aprendizado da língua portuguesa. 1.2. Como desenvolver a capacidade de aprender e de aprendizagem a partir das estratégias de leitura e escrita.1.2. Como educar em valores a partir do ensino de línguas materna e estrangeira 3. A organização da educação nacional 3.1. Deveres e direitos dos profissionais de educação escolar. Metodologia: aulas expositivas e dialogados e leitura crítico-reflexiva da LDB. Conclusão: ao final do curso, espera-se que o cursista possa elaborar um plano de trabalho docente, atendendo as orientações do artigo 13 da LDB.



COMO SE PREPARAR PARA O MERCADO NA ÁREA DE LETRAS

MARTINS, Vicente (Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA, Sobral/CE)

São objetivos do minicurso: O presente trabalho objetiva apresentar dados preliminares da pesquisa “ MERCADO DE TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DE LETRAS”, que consiste no trabalho de coleta, sistematização e análise de anúncios de jornais ( O POVO, DN, Folha de São Paulo, O Globo) contendo ofertas de trabalho para os profissionais de Letras. Os dados coletados nos levam a acreditar que houve uma crescente expansão de ofertas e oportunidades de trabalho no ensino de idiomas e na prestação de serviços lingüísticos, aumentando as expectativas e perspectivas de inserção dos letrados ao mundo do trabalho. Conteúdo Programático: 1. O impacto da globalização sobre o mercado de trabalho de Letras 3. O papel dos profissionais de letras na sociedade brasileira. 3.1 As Diretrizes Curriculares voltadas para o ensino profissionalizante. 4. As ofertas de trabalho nos classificados dos jornais 4.1. Vagas para o ensino de idiomas 4.2. Vagas para serviços educacionais 4.3. Comentários aos anúncios dos jornais 5. Estratégias para busca e permanência no Mercado de Trabalho de letras: à guisa de conclusão. 5.1. Criação do escritório-escola do Curso de Letras 5.2. Conhecimento dos direitos dos professores 1. Metodologia: Conclusão: No final do curso, os deverão elaborar um Curriculum Vitae Eficiente (CVE).









COMO LIDAR COM AS DIFICULDADES EM LECTOESCRITA NA ESCOLA

MARTINS, Vicente (Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA, Sobral/CE)

É objetivo do minicurso:. Oferecer aos cursistas, a partir de aportes teóricos da Lingüística, Psicolingüística e Neurolingüística, informações, conhecimentos e habilidades profissionais suficientes para o desenvolvimento de estratégias de recuperação para alunos que apresentam, em sala de aula, baixo rendimento em leitura, escrita e ortografia. Conteúdo Programático: 1. Definição das dificuldades específicas em linguagem: dislexia, disgrafia e disortografia. 2. Descrição das principais características da dislexia, disgrafia e disortografia. 3. Conhecer formas de avaliação das habilidades de leitura, escrita e ortografia e 4.Aplicar diferentes estratégias de intervenção. Metodologia: Aulas expositivas e dialogadas e estudos de casos práticos Conclusão: No final do minicurso, os alunos deverão elaborar um Roteiro de Observação de Dificuldades em Leitura, Escrita ou Ortografia.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui