Usina de Letras
Usina de Letras
133 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->VOZ DA UBE-PE -- 03/07/2006 - 00:01 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
02/07/06 09:33



De:



Alexandre Santos





Para:

Assinante





Assunto:

Edição de 02 de julho





Voz da UBE



União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco Boletim Informativo - 02 de julho de 2006





A Arte a a Cultura em Pernambuco

Ana Maria César na Cultura



O projeto A Arte a a Cultura em Pernambuco , idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE, terá continuidade em 26 de julho com a apreciação da obra da acadêmica Ana Maria César, no auditório da livraria Cultura, no Paço Alfândega, em Recife. Ana Maria César, que é ex-presidente da Academia de Letras e Artes do Nordeste, será homenageada pelos escritores Olímpio Bonald Neto e Milton Lins.

Escritores apelam para que vereadores derrubem veto do prefeito João Paulo ao projeto-de-lei de valorização do livro e do autor nordestino

Os escritores pernambucanos estão se mobilizando para solicitar aos vereadores do Recife para que derrubem o inexplicável veto que o prefeito João Paulo impôs ao projeto-de-lei que obriga as livrarias instaladas na capital pernambucana a reservar 5% do espaço para exposição de obras escritas por autores nordestinos. A intelectualidade pernambucana está decepcionada com a atitude do prefeito, pois esperavam que João Paulo resistisse ao lobby das editoras e livrarias sudestinas e sancionasse a Lei de Valorização do Livro e do Autor Nordestinos.



Faça como ela faz com os escritores pernambucanos,

diga NÃO à Livraria Siciliano



Notícias da UBE-NY

Domício Coutinho na Alemanha

O presidente da UBENY, o escritor Domício Coutinho está na Alemanha, acompanhando a Copa do Mundo de Futebol. Mesmo na Europa, curtindo merecidas férias, o presidente da UBENY não descansa e lembra que se aproxima o dia da divulgação do vencedor do PRÊMIO ANUAL DE LITERATURA instituído para promover e estimular os estudos da história brasileira e que, este ano, homenageará o general Abreu e Lima. Encerrada o período de inscrições, o presidente da UBE-PE, poeta Vital Corrêa de Araújo, formou a banca que conduzirá a primeira fase do julgamento.

UBE presta homenagem a Anélio Souza

A 163ª sessão do projeto Quarta às Quatro , realizada na última 4ª feira, dia 28 de junho, foi dedicada ao trovador Anélio Souza, que nos deixou em 20 de junho para espalhar sua arte por outros mundos. Na ocasião, vários escritores falaram sobre Anélio - o homem e sua obra.

Quarta às Quatro - SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE-PE, e coordenado pelo historiador Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Joaquim Osterne eleito para presidência do Núcleo Paraíba da Academia do Nordeste

Na última 2ª feira, dia 26 de junho, em reunião que controu com a presença de 17 acadêmicos, foi eleita a nova diretoria do Núcleo Paraíba da Academia de Letras e Artes do Nordeste, que passou a ter a seguinte composição: Presidente - Joaquim Osterne Carneiro; Secretário-Geral - Maria do Socorro Silva de Aragão; Primeiro-Secretário - Neide Medeiroa Santos; Segundo Secretário - Elaine de Sousa Castro; e Tesoreiro - Natercia Dutra Suassuna Ribeiro Coutinho. Na ocasião, o academico Joacil de Britto Pereira foi eleito Presidente Emérito do Núcleo da ALANB/PB. A posse solene da nova diretoria será em 28 de julho. O presidente da Academia, o escritor Alexandre santos, já confirmou a presença na solenidade de posse.

ASES se prepara para lançar Sem digitais



A Associação de Escritores de Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, se reunirá às 18h15 da próxima 2ª feira, dia 03 de julho, na Biblioteca Pública Municipal, para ultimar os detalhes para o lançamento da Coletânea Sem Digitais.

Inaugurada sede administrativa da Academia do Nordeste

Na 4ª feira passada, dia 28 de junho, em solenidade simples, a Academia de Letras e Artes do Nordeste inaugurou sua sede administrativa. O escritor William Ferrer, presidente emérito da entidade, fez o discurso de abertura, destacando o apoio que a Academia do Nordeste vem recebendo da UBE. Na seqüência falou o presidente Alexandre Santos, que convidou todos os acadêmicos presentes a descerrar a placa comemorativa da inauguração.

Curtinhas

Erick Dayan não esconde a alegria por ter sido premiado no concurso poético do Centro Cultural Brasil-España com um soneto escrito em espanhol em torno do navegador Cristóban Colón.

João Justiniano da Fonseca distribuindo o conto O espetáculo .

O livro METADE CARA, METADE MÁSCARA , de Eliane Potiguara pode ser adquirido através do site elianepotiguara.spaces.msn.com.



Vernon Bitu distribuindo o cordel surrealista O retirante visionário que fugia de marido de mulher .

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU. Basta Clicar aqui.



Obra de Joacil de Britto Pereira será analisada na livraria Saraiva

Na 6ª feira, 21 de julho, a obra de Joacil de Britto Pereira, presidente do núcleo Paraíba da Academia de Letras e Artes do Nordeste e, também, da Academia Paraibana de Letras, será analisada numa sessão especial do projeto A ficção em Pernambuco , na sala Manuel Bandeira, na livraria Saraiva, no Shopping Center Recife. A apreciação da obra literária de Joacil de Britto Pereira será feita pela acadêmica Ângela Bezerra de Castro e a apreciação da atuação de Joacil como advogado e professor de direito será feita pelo escritor Luiz Augusto Crispim.

Antônio Campos lança Território da Palavra



Na 4ª feira, 12 de julho, o escritor Antonio Campos, presidente do Instituto Maximiano Campos, vai comemorar seu aniversário no restaurante Soho, na Avenida Conselheiro Aguiar, 1275, em Boa Viagem, no Recife, com o lançamento do blog www.antoniocampos.com.br e do e-book Território da Palavra .

Petrus Apostolus Princeps Apostorum na Bodega do Véio

Na próxima 5ª feira, dia 06 de julho, a partir das 19 horas, em evento patrocinado pela prefeitura de Olinda, será lançado o livro Petrus Apostolus Princeps Apostorum , na charmosa Bodega do Véio, na Rua do Amparo, na Cidade Alta de Olinda.



Zackarias Nepomuceno na Saraiva

A partir das 18 horas deste domingo, dia 02 de julho, o compositor e guitarrista paraibano Zackarias Nepomuceno estará no Espaço Manuel Bandeira dentro do chamado Pocket Show. O projeto musical de Zackarias Nepomucenofoi uma das atrações do MADA 2005.

Congresso Brasileiro de Poesia em Bento Gonçalves

A XIV edição do Congresso Brasileiro de Poesia será realizada entre os dias 2 e 7 de outubro de 2006 em Bento Gonçalves, na serra gaúcha. Maiores informações podem ser obtidas através do e-mail adebach@gmail.com.



Fundação Gilberto Freyre promove CONCURSO NACIONAL DE ENSAIOS



Até o dia 1º de dezembro de 2006, a Fundação Gilberto Freyre, no Recife, e a Global Editora, em São Paulo, estarão recebendo inscrições para o 2º Concurso Nacional de Ensaios, promovido conjuntemente pelas duas organizações sobre aspectos, temas e questões abordados no conjunto da obra do escritor Gilberto Freyre. O Concurso Nacional de Ensaios será realizado a cada dois anos e distribuirá o Prêmio Gilberto Freyre, no valor de R$ 10 mil, que será entregue em sessão solene já programada para o dia 15 de mareço de 2007, data de nascimento de Gilberto Freyre, na sede da Fundação Gilberto Freyre. O Regulamento do Concurso está disponível para consulta nos sites www.fgf.org.br e globaleditora.com.br.

Academia do Nordeste lança Prêmio Literário

Nos próximos dias a Academia de Letras e Artes do Nordeste lançará o Prêmio Literário Bento Teixeira, nas categorias Poesia , Contos e Romance, para livros inéditos de autores nordestinos. O nome do concurso é uma homenagem ao grande vulto das letras Bento Teixeira, autor de Prosopopéia , o primeiro livro escrito no Brasil, publicado em 1601, narrando o naufrágio do navio em que viajava Jorge d Albuquerque Coelho, Capitão de Pernambuco.



Mensagem aos escritores

Atualize sua contribuição à UBE

"Escritor, associe-se ou retorne a sua velha Casa. A luta é nossa". Lúcio Ferreira

Aconteceu

27 de junho. Palestra de Jean Bitoun, na Academia Pernambucana de Medicina.

Vale a pena ler

Policroísmo Poético, de Rosa Lia Dinelli.

Estórias de meu tempo, de Solon de Medeiros Filho.

Borrões e nuvens brancas, de Everaldo Moreira Veras.

Vinte histórias de magia real será lançado em 12 de julho

Na 4ª feira, 12 de julho, a partir das 19h30, o escritor Milton Lins lançará Vinte histórias de magia real [e de humor fictício] na Academia Pernambucana de Letras, na Avenida Rui Barbosa, 1596, nas Graças, em Recife.

Waldênio Porto distribui De como vejo este meu país

O escritor Waldênio Porto, presidente da Academia Pernambucana de Letras, divulgou o texto do discurso De como vejo este meu país proferido por ocasião da abertura do XXI Congresso da Sobrames, realizado em Maceió, em abril de 2006. Clique aqui para ler o texto em sua íntegra.



Sites recomendados



Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro. O site é www.plataforma.paraapoesia.nom.br



Visite o site da REBRA e conheça mais sobre a Rede de Escritoras Brasileiras, uma organização que divulga mundialmente a literatura feminina brasileira. O site é http://rebra.org.

Vale à pena visitar o canto do escritor Jaime Barboza no Recanto das Letras. Basta clicar em autor.jotabe no site www.recantodasletras.com.br

Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.

Guia de concursos literários. Acesse www.guiadeconcursosliterarios.com





Visite a loja virtual da Cooperativa Compre Cultua Brasil (CCB), Basta clicar em www.compreculturagbrasil.com.br

Vale à pena visitar o site do jornal literário Linguagem Viva . Basta um clique em www.linguagemviva.com.br.

Um site muito bom. Vale a pena visitar os Amigo do livro. Basta clicar em www.amigosdolivro.com.br



Garanhuns vai ser a Capital da Cultura

De 14 a 16 de julho, Garanhuns abrigará o I Festival Literário (FLIG), que reunirá escritores da de todo o Estado de Pernambuco. O festival, que está sendo organizado localmente pelo escritor João Marques, foi lançado em maio em audiência com o prefeito daquela cidade, Luiz Carlos de Oliveira, por um conjunto de escritores, incluindo os presidentes Waldênio Porto, da Academia Pernambucana de Letras, e Vital Corrêa de Araújo, da UBE, e Olímpio Bonald Neto, vice-presidente da Academia de Letras e Artes do Nordeste.

Agenda

12 de julho. Lançamento de Vinte histórias de magia real [e de humor fictício] , Milton Lins.

21 de julho. Apreciação da obra de Joacil de Britto Pereira , na livraria Saraiva.

25 de julho. Apreciação da obra de Ana Maria César , na livraria Cultura.

08 de agosto. Posse de Nazareth Gouveia, na Academia de Letras e Artes do Nordeste.

Diretoria Executiva

Vital Correia de Araújo

Presidente

William Ferrer Coelho

Presidente Emérito

Waldemar Lopes

1º Vice-Presidente

Raimundo Carero

2º Vice-Presidente

Lúcio Ferreira

Vice-presidente

Alexandre Santos

Administrador-Geral

Geraldo Ferraz

Núcleo de Pesquisa e História

Coordenação Editorial

Alexandre Santos



Este boletim informativo da UBE-PE tem circulação quinzenal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do seu banco de dados.

Indique um amigo para

receber o informativo da UBE através de e-mail dirigido a coordenação editorial









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui