Usina de Letras
Usina de Letras
147 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62185 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50585)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Voz da UBE-PE -- 30/06/2006 - 01:47 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
alexandresantos@br.inter.net



Para: Assinante



Assunto: Edição de 25 de junho





Voz da UBE





União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco

Boletim Informativo - 25 de junho de 2006





A ficção em Pernambuco



Geraldo Ferraz dá show na Livraria Saraiva







Na 3ª feira passada, dia 20 de junho, em noite marcante para a intelectualidade pernambucana, o projeto “A ficção em Pernambuco”, idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE, recebeu o escritor e historiador Geraldo Ferraz de Sá Torres Filho, no Espaço Manuel Bandeira, na livraria Saraiva, no Shopping Center Recife, que fez uma apreciação geral sobre o cangaço em Pernambuco. Além do escritor Alexandre Santos, coordenador geral do projeto, a mesa teve a presença do poeta Vital Corrêa de Araújo e de Herculano Nogueira, velho coronel que participou ativamente dos combates a Lampião. A exposição de Geraldo Ferraz foi acompanhada por familiares do coronel Theófanes Ferraz Torres, que comandou o combate direto ao bando de Lampião, e por pessoas que viveram alguns dos episódios relatados, que, numa jornada de iteratividade, ofereceram depoimentos e opiniões, dando vida ao encontro. Ao final, o escritor Geraldo Ferraz, considerado o maior especialista na história de Pernambuco no tempo do cangaço, prestou uma homenagem aos familiares presentes. Em seu depoimento, o poeta Vital Corrêa de Araújo destacou a importância da obra de Geraldo Ferraz para a compreensão da história do Estado.



Escritores rejeitam veto do prefeito João Paulo ao projeto-de-lei de valorização do livro e do autor nordestino



Na 2ª feira passada, dia 19 de junho, em evento que contou com o apoio da livraria Saraiva, os líderes das principais organizações de escritores do Estado estarão reunidos no Espaço Manuel Bandeira, na Saraiva Mega Store, no Shopping Center Recife, para analisar o veto do prefeito João Paulo, do Recife, ao projeto-de-lei que obrigaria as livrarias da cidade do Recife a reservar 5% do espaço para exposição de obras escritas por autores pernambucanos e nordestinos. Decepcionados com a atitude, pois esperavam que o prefeito João Paulo resistisse ao lobby das editoras e livrarias sudestinas e sancionasse a Lei de Valorização do Livro e do Autor Nordestinos, o escritores rejeitaram o veto e revelaram disposição para pressionar os membros da Câmara Municipal do Recife para derrubar o veto, estabelecendo a lei. Capitaneando o debate estavam os escritores Jacques Ribemboim, do Movimento em Defesa do Livro Pernambucano, Waldênio Porto, presidente da Academia Pernambucana de Letras e Vital Corrêa de Araújo, Presidente da União Brasileira de Escritores, o autor do projeto de lei, o vereador Daniel Coelho.



Alexandre Santos apresenta moção de protesto contra decisão do prefeito João Paulo de vetar lei de valorização do escritor pernambucano



Em 13 de junho, por ocasião da reunião do conselho do Sistema de Incentivo a Cultura, o escritor Alexandre Santos, presidente da Academia de Letras e Artes do Nordeste, apresentou uma moção de repúdio contra a decisão do prefeito do Recife, João Paulo, de vetar o projeto de lei que obrigaria as livrarias instaladas no Recife a manter nas prateleiras, pelo menos, 5% de livros de autores nordestinos e, destes, 50% de autores pernambucanos. "Não é vetando uma lei deste tipo que o prefeito incentiva a literatura em nossa terra", disse o escritor, que representa a UBE naquele conselho.



Cresce boicote contra a Siciliano



Instituto Memorial Pernambuco de Arte e Cultura presta solidariedade ao movimento de boicote contra a Livraria Siciliana



Em correspondência a UBE, Dom Antonio Gomes dos Santos (Don Antonio), diretor do Instituto Memorial Pernambuco de Arte e Cultura, mantenedora do portal www.memorialpernambuco.com.br, manifestou a sua solidariedade ao movimento de boicote contra a Livraria Siciliana por conta do tratamento dado aos escritores pernambucanos.





Faça como ela faz com os escritores pernambucanos,



diga NÃO à Livraria Siciliano





Waldênio Porto apóia reação contra a Livraria Siciliano



O escritor Waldênio Porto, presidente da Academia Pernambucana de Letras, manifestou seu apoio a indignação contra a livraria Siciliano manifestada pela Mesa Redonda sobre o livro e o autor pernambucano realizada em 18 de maio, sob a coordenação do romancista Alexandre Santos,e lembrou que desde o ano passado denunciara o assunto, por ocasião da abertura do I Congresso das Academias de Letras do Nordeste por ocasião da V Bienal Internacional do Livro, ocorrida em Recife. Naquela ocasião, o presidente Waldênio Porto denunciou o colonialismo cultural que se pretende impor ao Nordeste do país, co-responsabilizando livrarias e editoras pelo desrespeito ao povo da região, tendo citado explicitamente as livrarias Sodiler e Siciliano (CLIQUE AQUI E VEJA A ÍNTEGRA DO PRONUNCIAMENTO). Os escritores pernambucanos já cogitam organizar um boicote comercial contra a livraria Siciliano.



Notícias da UBE-NY



Domício Coutinho na Alemanha



O presidente da UBENY, o escritor Domício Coutinho está na Alemanha, acompanhando a Copa do Mundo de Futebol. Mesmo na Europa, curtindo merecidas férias, o presidente da UBENY não descansa e lembra que se aproxima o dia da divulgação do vencedor do PRÊMIO ANUAL DE LITERATURA instituído para promover e estimular os estudos da história brasileira e que, este ano, homenageará o general Abreu e Lima. Encerrada o período de inscrições, o presidente da UBE-PE, poeta Vital Corrêa de Araújo, formou a banca que conduzirá a primeira fase do julgamento.



Morte de Anélio Souza desfalca UBE



Na última 3ª feira, dia 20 de junho, o trovador Anélio Souza nos deixou para espalhar sua arte por outros mundos. Sua partida abriu uma grande lacuna no vasto coração da UBE, que, em sinal de luto e tristeza, cancelou a sessão do projeto Quarta às Quatro que aconteceria no dia seguinte. O projeto Quarta às Quatro , que já está em sua 162ª edição, voltará na próxima 4ª feira, com uma homenagem a Anélio Souza.



Quarta às Quatro - SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE-PE, e coordenado pelo historiador Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.



Álvaro Alves de Faria comenta obra de Alberto Cunha Melo



Comentando sobre a obra de Alberto da Cunha Melo, que, como parte das comemorações de seus 40 anos de arte literária, teve o livro O cão de olhos amarelos republicado pela editora Girafa, Álvaro Alves de Faria afirmou que "que a poesia de Cunha Melo sempre trilhou os rumos da poesia que se respeita como poesia, do poema que se respeita como poema". Álvaro Alves de Faria afirma, ainda, que Cunha Melo é "um poeta preocupado com a forma do poema, com a estrutura do poema, sempre se dedicando a uma elaboração distante das facilidades atuais na poesia brasileira" e acrecenta que, mesmo o verso livre - digamos - tem seu ritmo estabelecido por música.



Jean Bitoun na Academia Pernambucana de Medicina



Na próxima 3ª feira, dia 27 de junho, a partir das 09 horas, o professor Jean Bitoun fará palestra na Academia Pernambucana de Medicina sobre o tema Atlas do Desenvolvimento Humano no Recife: Um Enfoque da Desigualdade Social. A palestra está programada para as 09 horas no Memorial da Medicina de Pernambuco, no Derby.



Curtinhas



Erick Dayan não esconde a alegria por ter sido premiado no concurso poético do Centro Cultural Brasil-España com um soneto escrito em espanhol em torno do navegador Cristóban Colón. Dayan é bom em qualquer língua.



Humberto França distribuindo o belo trabalho Um mestre argentino , sobre a obra do poeta Horácio Castillo.



Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU. Basta Clicar aqui.



A cultura e a Arte em Pernambuco



Jogo do Brasil na Copa do Mundo adia análise da obra de Marcus Accioly na livraria Cultura



A sessão do projeto A cultura e a arte em Pernambuco , que, na próxima 3ª feira, dia 27 de junho, homenagearia o poeta Marcus Accioly, presidente do Conselho Estadual de Cultura, foi adiada por conta do jogo do Brasil na Copa do Mundo de Futebol. Em agosto, em continuidade a programação, Marcos Accioly terá a obra analisada pelo escritor Mário Hélio.



Antônio Campos lança Território da Palavra



Em 04 de julho, o escritor Antonio Campos, presidente do Instituto Maximiano Campos, lançará o Território da Palavra", livro que já está fadado ao sucesso.



Obra de Joacil de Britto Pereira será analisada na livraria Saraiva



Na 6ª feira, 21 de julho, a obra de Joacil de Britto Pereira, presidente do núcleo Paraíba da Academia de Letras e Artes do Nordeste e, também, da Academia Paraibana de Letras, será analisada numa sessão especial do projeto A ficção em Pernambuco , na sala Manuel Bandeira, na livraria Saraiva, no Shopping Center Recife. A apreciação da obra literária de Joacil de Britto Pereira será feita pela acadêmica Ângela Bezerra de Castro e a apreciação da atuação de Joacil como advogado e professor de direito será feita pelo escritor Luiz Augusto Crispim.



Ana Maria César na livraria Cultura



O projeto A arte a a cultura em Pernambuco , idealizada pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE, continua em 25 de julho, com a análise da obra da escritora Ana Maria César.



Marcus Prado homenageia Manoel Bandeira







Usando seu invulgar talento para captar belas imagens, o acadêmico Marcus Prado homenageou Manuel Bandeira com a fotografia intitulada Alumbramento em homenagem ao primeiro dos quase 350 poemas, composto às margens do rio Capibaribe, que banha o bairro da Várzea. "Bandeira cantou sobretudo a tristeza, mas moldou a alma brasileira. Enquanto houver leitor de poesia no Brasil, o pernambucano Bandeira viverá", afirma Marcus Prado.



Congresso Brasileiro de Poesia em Bento Gonçalves



A XIV edição do Congresso Brasileiro de Poesia será realizada entre os dias 2 e 7 de outubro de 2006 em Bento Gonçalves, na serra gaúcha. Maiores informações podem ser obtidas através do e-mail adebach@gmail.com.



Maria de Lourdes Dias Leite Barbosa em Recife







Na 2ª feira passada, dia 19 de junho, a escritora Lourdes Leite Barbosa, presidente do Núcleo do Ceará da Academia de Letras e Artes do Nordeste foi acolhida em reunião extraordinária da entidade na sala do escritor da UBE. O presidente da UBE, escritor Vital Corrêa de Araújo, fez questão de participar do encontro que, entre outros assuntos, abordou a questão da valorização da obra e do artista nordestino, a realização do concurso Bento Teixeira e o congresso da Academia de Letras e Artes do Nordeste, programado para o mês de janeiro de 2007.



Academia do Nordeste lança Prêmio Literário



Nos próximos dias a Academia de Letras e Artes do Nordeste lançará o Prêmio Literário Bento Teixeira, nas categorias Poesia , Contos e Romance, para livros inéditos de autores nordestinos. O nome do concurso é uma homenagem ao grande vulto das letras Bento Teixeira, autor de Prosopopéia , o primeiro livro escrito no Brasil, publicado em 1601, narrando o naufrágio do navio em que viajava Jorge d Albuquerque Coelho, Capitão de Pernambuco.





Mensagem aos escritores



Atualize sua contribuição à UBE



"Escritor, associe-se ou retorne a sua velha Casa. A luta é nossa". Lúcio Ferreira



Aconteceu



20 de junho. Análise da obra de Geraldo Ferraz na livraria Saraiva.



Vale a pena ler



Policroísmo Poético, de Rosa Lia Dinelli.



Estórias de meu tempo, de Solon de Medeiros Filho.



Borrões e nuvens brancas, de Everaldo Moreira Veras.



Tesouro Redescoberto - a riqueza do folheto em verso, análise e inventário do cordel e cantoria na Paraíba, da escritora Maria do Socorro Cardoso Xavier, editado pela UFPB.



Fundação Gilberto Freyre promove CONCURSO NACIONAL DE ENSAIOS



Até o dia 1º de dezembro de 2006, a Fundação Gilberto Freyre, no Recife, e a Global Editora, em São Paulo, estarão recebendo inscrições para o 2º Concurso Nacional de Ensaios, promovido conjuntemente pelas duas organizações sobre aspectos, temas e questões abordados no conjunto da obra do escritor Gilberto Freyre. O Concurso Nacional de Ensaios será realizado a cada dois anos e distribuirá o Prêmio Gilberto Freyre, no valor de R$ 10 mil, que será entregue em sessão solene já programada para o dia 15 de mareço de 2007, data de nascimento de Gilberto Freyre, na sede da Fundação Gilberto Freyre. O Regulamento do Concurso está disponível para consulta nos sites www.fgf.org.br e globaleditora.com.br.



Garanhuns vai ser a Capital da Cultura



De 14 a 16 de julho, Garanhuns abrigará o I Festival Literário (FLIG), que reunirá escritores da de todo o Estado de Pernambuco. O festival, que está sendo organizado localmente pelo escritor João Marques, foi lançado em maio em audiência com o prefeito daquela cidade, Luiz Carlos de Oliveira, por um conjunto de escritores, incluindo os presidentes Waldênio Porto, da Academia Pernambucana de Letras, e Vital Corrêa de Araújo, da UBE, e Olímpio Bonald Neto, vice-presidente da Academia de Letras e Artes do Nordeste.



V Prêmio Literário Livraria Asabeça recebe inscrições até 30 de junho



Até o próximo dia 30 de junho a livraria Livraria Asabeça receberá inscrições para o V Prêmio Literário Livraria Asabeça, que tem o objetivo de descobrir novos talentos e promover a literatura brasileira. Maiores informações podem se obtidas pelo e-mail

asabeca@asabeca.com.br, pelo telefone (11) 3032-8848 ou, ainda, pelo site www.concursoliterario.com.br.



Sites recomendados







Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro. O site é www.plataforma.paraapoesia.nom.br







Visite o site da REBRA e conheça mais sobre a Rede de Escritoras Brasileiras, uma organização que divulga mundialmente a literatura feminina brasileira. O site é http://rebra.org.



Vale à pena visitar o canto do escritor Jaime Barboza no Recanto das Letras. Basta clicar em autor.jotabe no site www.recantodasletras.com.br



Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.



Visite a página da INTERPOÉTICA www.interpoetica.com.







Visite a loja virtual da Cooperativa Compre Cultua Brasil (CCB), Basta clicar em www.compreculturagbrasil.com.br



Vale à pena visitar o site do jornal literário Linguagem Viva . Basta um clique em www.linguagemviva.com.br.



Inscrições para concurso literário de Canoas vai até 31 de julho



As inscrições para o concurso nacional de literatura promovido pela Fundação Cultural de Canoas vai até o dia 31 de julho de 2006. Os trabalhos nos gêneros conto, crônica e poesia devem ser encaminhados para a sede da Fundação, localizada na Av. Victor Barreto, 2301, Canoas/RS. Maiores informações e ficha de inscrição no site: www.fundacan.com.br.



Agenda



04 de julho. Lançamento de Território da palavra , de Antônio Campos.



21 de julho. Apreciação da obra de Joacil de Britto Pereira , na livraria Saraiva.



25 de julho. Apreciação da obra de Ana Maria César , na livraria Cultura.



08 de agosto. Posse de Nazareth Gouveia, na Academia de Letras e Artes do Nordeste.



Diretoria Executiva



Vital Correia de Araújo



Presidente



William Ferrer Coelho



Presidente Emérito



Waldemar Lopes



1º Vice-Presidente



Raimundo Carero



2º Vice-Presidente



Lúcio Ferreira



Vice-presidente



Alexandre Santos



Administrador-Geral



Geraldo Ferraz



Núcleo de Pesquisa e História



Coordenação Editorial



Alexandre Santos



Este boletim informativo da UBE-PE tem circulação quinzenal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do seu banco de dados.











Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui