Uma estranha metamorfose acontecia na família Nazareno. Todos, sem excessão, quando envelheciam, ficavam ruivos. Os homens começavam a ficar com cabelos e barba de bode ruivos a partir dos 50 anos mais ou menos. As mulheres também, só não desenvolviam aquele indefectível e horrível cavanhaque de bode, porém, adquiriam uma extensa costeleta ruiva, que tiravam com eletrólise ou laser a cada seis meses. Mesmo com a severa depilação, a costeleta voltava a nascer depois de seis meses de tratamento.Isso não era propriamente um problema para tia Úrsula, que aproveitou a metamorfose para transformar-se naquilo que sempre quis ser: homem. Ela transformou-se em Tio Ursino, um lindo velhão ruivo que se casou com seu amor de infância, Sabrina. Foi feita uma festança no dia do casamento, com direito a discurso e lua de mel em Las Vegas.
Foi nesse dia que Luzinésio conheceu Tamíris, uma lindíssima mulher negra, amiga de Tio Ursino, com quem viria a casar-se. Luzinésio aproximou-se de Tamiris exatamente por ela ser negra, pois queria casar-se com alguém totalmente diferente de seus familiares, e que, consequentemente, tivesse filhos morenos e sem chance de transformarem-se em ruivos na velhice. Ele mesmo vivia apavorado com com a idéia de virar "bode" como eram chamados os membros de sua família.
Após um ano e meio de assédio, finalmente Tamíris acabou aceitando namorar e casar com Luzinésio. Foi feita outra festança, mas sem casamento na igreja, pois Tamíris achava tudo isso muito "brega" para seu gosto. Eles foram morar em uma casa ao lado dos pais de Luzinésio, que aliás, deram a casa para os "pombinhos". Os pais de Tamíris, não querendo ficar para trás, também construíram uma casa para a filha e pediram que ela fosse morar ali. Sentindo-se pressionada, Tamíris resolveu "dar um tempo", pegou seu carro e saiu para pescar com uma amiga no Paraguai por três meses. Luzinésio ficou desesperado e ateou fogo na casa que ganhou dos pais e mudou-se para a casa que o pai de Tamíris construiu para ela. Ele foi muito bem recebido por Seu Osvaldo que telefonou para Tamíris pedindo que ela voltasse para casa, pois estava tudo resolvido.Luzinésio foi despedido do banco onde era gerente, pois todos pensavam que ele estivesse louco após ter incendiado e destruído a casa em que morava. Tamíris terminou a faculdade de odontologia e foi trabalhar na clínica que seu pai alugou para ela.
O tempo passou e Luzinésio não conseguia arrumar emprego, fazia uns trabalhinhos aqui outros ali, mas gostava mesmo era de ficar em casa "coçando" e se masturbando com os vídeos pornôs que alugava enquanto tamíris trabalhava o dia todo. A desculpa era de que com o nascimento do pequeno Júnior( nome imposto por ele e odiado por Tamíris ), alguém tinha que ficar em casa cuidando do bebê. Ele também fazia chantagens emocionais terríveis a tamíris, que não aguentando mais tanta pressão, arranjou um amante secreto para suportar a vida. Certa vez, Luzinésio teve um chilique nervoso quando olhou no espelho e viu um fio de cabelo ruivo. Precisou ser levado às pressas para o hospital, pois começou a revirar os olhos, babar e dizer : " Eu não quero ser bode, eu não quero ser bode".
Entre uma crise e outra, o tempo passou e Tamíris continuava sua vida trabalhando e cuidando do filho e do marido inválido. Sua única diversão era sair com seu amante secreto e esquecer seus problemas. Ela foi para África fazer um safari com seu amante e ninguém desconfiou de nada, pois o comportamento dela era sempre exemplar. Aliás, ela contava com o apoio incondicional dos pais de Luzinésio que sempre a incentivavam a sair, viajar e deixar o filho encostado e o neto para eles cuidarem. Todos gostavam muito de tamíris.
Aos dezessete anos, quando o pequeno Júnior entrou para a faculdade e Luzinésio finalmente se suicidou, pois já estava totalmente ruivo e com sua barba de bode, foi quando tamíris notou que sua pele estava ficando levemente esbranquiçada e alguns fios de cabelo ruivos começaram a nascer em sua cabeça. Ela ficou desesperada e ligou imediatamente para seu amante secreto que era dermatologista. Após conversarem e já mais calma, ela retomou sua vida. Porém, quanto mais o tempo passava, mais ruiva Tamíris ficava. A família de Luzinésio ficou encantada com a tranformação de tamíris e fazia questão de chamá-la de "filha". Os pais dela não gostaram da transformação, mas diziam que: "filho a gente aceita do jeito que é e se ele se transformar em bode, será tão querido quanto antes" e para não constranger a filha, eles pintaram o cabelo de ruivo também.
Tamíris transformou-se totalmente em ruiva e casou-se com seu amor secreto, que como prova de amor, também pintou os cabelos de vermelho.