Usina de Letras
Usina de Letras
156 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50587)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A Voz da UBE -- 14/06/2006 - 23:09 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
alexandresantos@br.inter.net



Para: Assinante



Assunto: Edição de 11 de junho





Voz da UBE





União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco

Boletim Informativo - 11 de junho de 2006





Lançamento do Projeto G Dausbbah movimenta a Academia Pernambucana de Letras





Na 5ª feira passada, dia 08 de junho, a Academia Pernambucana de Letras foi movimentada pela presença de mais de 500 personalidades que, se distribuíram pelo auditório e jardins para prestigiar o lançamento do Projeto Cultural G Dausbbah, do escritor Alexandre Santos, presidente da Academia de Letras e Artes do Nordeste. O amplo auditório da Academia ficou pequeno para acomodar as pessoas que assistiram a apresentação da peça G Dausbbah - adaptação da obra pela companhia Quadro de Cena, com direção do dramaturgo Samuel Santos - e execução da versão metálica da Ode a Gomb, expressão musical do projeto, pela banda La vie en black. Ao final do espetáculo, antes de se dirigir para os jardins sonorizados com a música tema da obra para dar continuidade a sessão de autógrafos, o escritor Alexandre Santos explicou o caráter universal do projeto e prestou homenagem aos artistas responsáveis pelo sucesso de G Dausbbah - escritores Vital Corrêa de Araújo, que incentivou a idéia, Olímpio Bonald Neto, que escreveu o prefácio, Lúcio Ferreira, que escreveu o posfácio, Bezerra de Lemos, que fez a análise crítica dos poemas, artistas plásticos Wilton de Souza, que ilustrou os poemas, e Luiz Arrais, que diagramou o livro; maestro Luciano Oliveira, que fez o arranjo lírico e pop da Ode à Gomb, dirigindo a gravação do CD, músicos Guilherme Wanderley, Rafael Cavalcanti, Michel Menezes e Julian Hannigan, da banca La vie en black, que executou a versão metálica da Ode; escritor Albuquerque Pereira, que emprestou sua voz na gravação do poema épico G Dausbbah; ao dramaturgo Samuel Santos, que dirigiu, e atores Vanessa Lourena, Milena Marques, Andreza Nóbrega, Beatriz Lacerda, Thelma Albuquerque e Lucas Cavalcanti que interpretaram a peça G Dausbbah; e, finalmente, ao acadêmico de jornalismo Daniel Guedes, que conduziu o espetáculo de lançamento do projeto.





Faça como ela faz com os escritores pernambucanos,



diga NÃO à Livraria Siciliano





Intelectuais reagem contra o desrespeito da livraria Siciliano



Waldênio Porto apóia reação contra a Livraria Siciliano



O escritor Waldênio Porto, presidente da Academia Pernambucana de Letras, manifestou seu apoio a indignação contra a livraria Siciliano manifestada pela Mesa Redonda sobre o livro e o autor pernambucano realizada em 18 de maio, sob a coordenação do romancista Alexandre Santos,e lembrou que desde o ano passado denunciara o assunto, por ocasião da abertura do I Congresso das Academias de Letras do Nordeste por ocasião da V Bienal Internacional do Livro, ocorrida em Recife. Naquela ocasião, o presidente Waldênio Porto denunciou o colonialismo cultural que se pretende impor ao Nordeste do país, co-responsabilizando livrarias e editoras pelo desrespeito ao povo da região, tendo citado explicitamente as livrarias Sodiler e Siciliano (CLIQUE AQUI E VEJA A ÍNTEGRA DO PRONUNCIAMENTO). Os escritores pernambucanos já cogitam organizar um boicote comercial contra a livraria Siciliano.



Fátima Quintas fala sobre Gilberto Freyre na Saraiva



Na última 2ª feira, dia 05 de junho, em concorrido encontro no Espaço Manuel Bandeira, na livraria Saraiva, no Shopping Center Recife, a acadêmica Fátima Quintas falou sobre GILBERTO FREYRE: VIDA E OBRA.



Troféu Juca Pato



UBE-SP elege Moniz Bandeira Intelectual do Ano de 2005







Em 05 de junho, a UBE-SP anunciou que o vencedor do Prêmio Intelectual do Ano de 2005 (troféu Juca Pato) foi o escritor Luiz Alberto Moniz Bandeira, autor do livro "Formação do Império Americano - Da Guerra contra a Espanha à Guerra no Iraque", publicado no ano passado pela editora Civilização Brasileira, que aborda as origens da vocação imperial dos EUA.



Mindlin doa 30 mil volumes à USP



O bibliófilo José Mindlin doou 30 mil livros de sua coleção particular para o Projeto Brasiliana, da Universidade de São Paulo (USP). Com a doação, a biblioteca que José Midlin vem formando há 79 anos, considerada uma das mais valiosas do País, será reunida ao acervo do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP para constituir a maior coleção brasiliana universitária existente no mundo. Os objetivos do Projeto Brasiliana são promover a pesquisa sobre assuntos brasileiros, integrando as diferentes áreas das ciências; abrigar novas coleções; organizar seminários, exposições, conferências e cursos sobre assuntos brasileiros; preparar publicações; interiorizar, desenvolver e difundir novas tecnologias no ambiente acadêmico, em escala e padrão hoje inexistentes na área das humanidades, disponibilizando na Internet, a longo prazo, todo o acervo e criando ao mesmo tempo instrumentos de busca refinados para pesquisas de alta qualidade.



COMEÇA O FESTIVAL INTERNACIONAL DE HUMOR E QUADRINHOS



De 05 até 30 de junho acontece o Festival Internacional de Humor e Quadrinhos na Torre Malakoff, no Bairro do Recife. Na 3ª feira, dia 06, uma mesa redonda reuniu o norte-americano Peter Kuper, o publisher kwaitiano Naif Al-Mutawa e o cartunista brasileiro Gual.



Curtinhas



O historiador Antonio Torre Medina distribuindo o excelente artigo sobre “As origens coloniais do Nordeste”, relatando fatos da Campanha do Rio Grande do Norte.



Abilio Terra Junior distribuindo o belo poema Meu Coração. Vale a pena conferir em http://abilioterrajunior.portalcen.org/index.htm.



Prossegue a exposição virtual das obras do artista plástico Carlos Pinto. vale a pena visitar. O endereço é www.clacomunicacao.com.br/carlospinto.







Vale a pena ler



Veredas de Luz, de Maria Elizabeth Alencar.



Meu chefe é um cachorro, de Saulo Medeiros.



Policroísmo Poético, de Rosa Lia Dinelli.



Estórias de meu tempo, de Solon de Medeiros Filho.



Borrões e nuvens brancas, de Everaldo Moreira Veras.



Tesouro Redescoberto - a riqueza do folheto em verso, análise e inventário do cordel e cantoria na Paraíba, da escritora Maria do Socorro Cardoso Xavier, editado pela UFPB.



Vital Corrêa de Araújo participa da solenidade de posse de novos acadêmicos na Paraíba



Na 6ª feira passada, dia 09 de junho, o poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da União Brasileira de Escritores (UBE-PE), participou da solenidade de posse dos novos membros do Núcleo da Paraíba da Academia de Letras e Artes do Nordeste, no salão de convenções do Hotel Caiçara, em João Pessoa. A solenidade, que contou com a presença dos escritores Alexandre Santos, presidente da Academia de Letras do Nordeste, e, ainda, Cloves Marques, secretário-geral da entidade e que na ocasião representava a Academia Recifense de Letras, foi presidida pelo escritor Joacil de Britto Pereira. A saudação aos novos acadêmicos - Neide Medeiros dos Santos, Antônio Tavares de Carvalho, Otávio Serrano, Maria do Socorro Aragão e Astênio Fernandes - foi feita pela escritora Maria do Socorro Xavier.



Presidentes de entidades literárias se preparam para pedir ao prefeito João Paulo que resista lobby das livrarias e sancione a lei de valorização do autor nordestino



Liderados pelo escritor Waldênio Porto, presidente da Academia Pernambucana de Letras e diretor Cultural do Centro de Estudos do Nordeste, os presidentes das principais entidades literárias baseadas no Recife, incluindo a Academia de Letras e Artes do Nordeste, União Brasileira de Escritores e Academia Recifense de Letras, estão se programando para visitar o prefeito João Paulo para pedir a aprovação da Lei que obriga as livrarias da cidade do Recife a reservar 5% do espaço para exposição de obras escritas por autores pernambucanos e nordestinos. Os escritores pernambucanos esperam que o prefeito João Paulo resista ao lobby das editoras e livrarias sudestinas e sancione a Lei de Valorização do Livro e do Autor Nordestinos, de autoria do vereador Daniel Coelho.



Bom programa em Porto Alegre







Até 25 de junho, nas sextas, sábados e domingos. o espetáculo de dança contemporânea Y Kûá permanece em cartaz na Usina do Gasômetro, na Av. João Goulart, 551, sala 209, em Porto Alegre. Imperdível.



Prazo de inscrição para o prêmio Vivaleitura vai até 15 de junho



O prazo de inscrição para o prêmio Vivaleitura, iniciativa conjunta do MinC, MEC e da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), vai até 15 de junho. O prêmio para as categorias bibliotecas públicas, privadas e comunitárias; escolas públicas e privadas; e pessoas físicas é de R$ 25 mil.



Iêda Lucena na Academia Pernambucana de Música



Na última 6ª feira, dia 09 de junho, em solenidade na Academia Pernambucana de Letras, a musicista Iêda Arcoverde Lucena tomou posse na Academia Pernambucana de Música. A nova acadêmica, assumindo a cadeira 24, cuja patronesse é Amélia Brandão.



UBE homenageia vencedores do concurso “Josepha Máximo Ferreira”



Na 4ª feira, dia 07 de junho, por ocasião da 160ª sessão do Projeto Quarta às Quatro, a UBE entregou os prêmios aos vendedores do concurso literário “Josepha Máximo Ferreira”, que homenageia a mãe do poeta Lúcio Ferreira, vice presidente da entidade. O escritor Antonio Filho Neto foi o grande vencedor com o poema “A Paz do Mundo Abraçado”. O 2º lugar foi para Maria Luciene de Freitas e o 3º lugar, para Cloves Marques. Receberam Menção Honrosa os poetas Beatriz Lopes Brenner, Josias Leonardo de Moura, Ladjane Conolly Gomes, Paulo Fernando Barros Farias, Márcia Máia, Rogério Generoso da Silva e Marilda Vasconcelos de Oliveira.



SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE-PE, e coordenado pelo historiador Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.



Cordel em Belo Horizonte



Na última 5ª feira, dia 08 de junho, com a presença do poeta popular Marco Haurélio e do Mestre Gaio, a UNIAC promoveu a noitada Literatura de Cordel - Tradição e Modernidade . na sede do sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais, na Avenida Álvares

Cabral, no centro de Belo Horizonte.



Mensagem aos escritores



Atualize sua contribuição à UBE



"Escritor, associe-se ou retorne a sua velha Casa. A luta é nossa". Lúcio Ferreira



Aconteceu



19 de maio. Palestra da escritora Lourdes Nicácio no Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco - CESVASF, em Belém do São Francisco, onde palestrou sobre a literatura pernambucana.



Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU. Basta Clicar aqui.



A ficção em Pernambuco



Geraldo Ferraz tem obra analisada na Livraria Saraiva



O projeto A ficção em Pernambuco , idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE, prosseguirá em 20 de junho, com a apreciação da obra do historiador Geraldo Ferraz de Sá Torres Filho no Espaço Manuel Bandeira, na livraria Saraiva, no Shopping Center Recife. Geraldo Ferraz é considerado o maior especialista na história de Pernambuco no tempo do cangaço.



A cultura e a Arte em Pernambuco



Marcus Accioly na Livraria Cultura



No próximo dia 27 de junho o projeto A cultura e a arte em Pernambuco , idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE-PE, voltará a movimentar o auditório da livraria Cultura, no Paço Alfândega. Dessa vez com a análise da obra do acadêmico Marcus Accioly, presidente do Conselho Estadual de Cultura.



Teatro em Vicência



A Inconveniência de Ter Coragem encerra temporada do Circuito de Artes Cênicas



No sábado passado, dia 10 de junho, o espetáculo A Inconveniência de Ter Coragem , no Clube Municipal, no centro de Vicência, encerrou a primeira temporada do VI Circuito Pernambucano de Artes Cênicas, promoção na qual, durante uma semana, a cidade se torna palco de oficinas especializadas e apresentações cênicas, que estimulam a produção artística local. Depois de passar por Bonito, Tabira, Ibimirim e Vicência, o Circuito Pernambucano de Artes Cênicas será retomado 07 de agosto no município de Salgueiro.



Sites recomendados







Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro. O site é www.plataforma.paraapoesia.nom.br







Visite o site da REBRA e conheça mais sobre a Rede de Escritoras Brasileiras, uma organização que divulga mundialmente a literatura feminina brasileira. O site é http://rebra.org.



Vale à pena visitar o canto do escritor Jaime Barboza no Recanto das Letras. Basta clicar em autor.jotabe no site www.recantodasletras.com.br



Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.



Visite a página da INTERPOÉTICA www.interpoetica.com.







Visite a loja virtual da Cooperativa Compre Cultua Brasil (CCB), Basta clicar em www.compreculturagbrasil.com.br



Vale à pena visitar o site do jornal literário Linguagem Viva . Basta um clique em www.linguagemviva.com.br.



Flávio Chaves lança Canções de Vento e Mar



Na 4ª feira passada, dia 07 de junho, o acadêmico Flávio Chaves lançou o livro Canções de Vento e Mar A palavra escrita, no Shopping da Decoração, em Boa Viagem.



Agenda



20 de junho. Analise da obra de Geraldo Ferraz, na livraria Saraiva.



27 de junho. Analise da obra de Marcus Accioly, na livraria Cultura.



Diretoria Executiva



Vital Correia de Araújo



Presidente



William Ferrer Coelho



Presidente Emérito



Waldemar Lopes



1º Vice-Presidente



Raimundo Carero



2º Vice-Presidente



Lúcio Ferreira



Vice-presidente



Alexandre Santos



Administrador-Geral



Geraldo Ferraz



Núcleo de Pesquisa e História



Coordenação Editorial



Alexandre Santos



Este boletim informativo da UBE-PE tem circulação quinzenal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do seu banco de dados.











Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui