Usina de Letras
Usina de Letras
160 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62190 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50594)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->OS 90 ANOS DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO ES -- 11/06/2006 - 19:53 (Moacir Rodrigues) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
INSTITUTO HISTÓRICO E GEROGRÁFICO DO ESPÍRITO SANTO COMEMORA OS 90 ANOS DE SUA FUNDAÇÃO



Moacir Rodrigues



Sob a presidência do dinâmico e entusiasta Desembargador Sebastião Teixeira Sobreira, o INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO ESPÍRITO SANTO, entidade de finalidade cultural e científica, comemorou na manhã de hoje, no Cerimonial “Maison Orange II, em Vitória, Capital do Estado, o aniversário de seus 90 anos de fundação. O Instituto sempre reuniu uma plêiade de estudiosos de geografia, história, de literatos e de educadores que, ao longo do tempo, fizeram a história da Instituição, conduziram os seus destinos e construíram a sua memória, tendo coincidentemente atualmente localizada a sua sede administrativa no 1º andar do Edifício Domingos Martins, no centro da Capital capixaba.

Durante a solenidade hoje realizada, prestaram compromisso e receberam os seus diplomas de sócios do Instituto cerca de cinqüenta novos associados, que tenho certeza, pelos seus curriculuns irão contribuir em muito para que seja levada adiante a grande obra iniciada por Antônio Francisco de Athayde, Carlos Xavier Paes Barreto, Pharmaceutico Archimimo Martins de Mattos e muitos outros, em uma das Salas do Congresso Legislativo do Estado do Espírito Santo, no dia 12 de junho de 1916.

Na síntese de sua história está dito que o Instituto, “ Iniciadas as suas atividades, congregaram-se os seus associados para examinar, discutir e firmar as bases do principal objetivo da novel Instituição que era o de preservar a exata situação geográfica do Estado, defendendo as nossas fronteiras, distinguindo as nossas magnificências e difundindo a nossa verdadeira história. “ Não é tão incolor a história do Espírito Santo”, mantendo as nossas tradições cultuando as nossas relíquias, realçando o triunfo dos nossos heróis; enfim a guarda zelosa das coisas reais da terra de Domingos Martins e Maria Ortiz, conservando o patrimônio material, moral, social e intelectual do rincão.” O Instituto instituiu recentemente a medalha “ Professor Renato Pacheco”, um dos homens mais cultos e mais dignos que viveram no Estado e que foi seu Presidente no período 1991/96, para agraciar as pessoas que tenham prestado relevantes serviços ao Instituto e à sociedade capixaba. A medalha ficou ainda mais valorizada por trazer a foto e o nome do inesquecível Professor Renato Pacheco. Inúmeras pessoas foram agraciadas no dia de hoje com a aludida medalha e eu, na minha simplicidade e pelos longos anos que permaneci à frente da Vara de Menores da Grande Vitória, tive o enorme prazer de receber a importante honraria, que guardarei como relíquia, para que meus filhos e netos dela possam se orgulhar no futuro. Irei numa próxima oportunidade visitar o Instituto e deixar na “ Biblioteca Augusto Lins” exemplares dos livros que já escrevi para que possam ser lidos e consultados pela população capixaba. Esta homenagem que recebi do Instituto, que deu para perceber que foi feita de forma muito sincera, me aproximou da Instituição e quem sabe daqui para frente poderei levar a minha pequena parcela de contribuição para que a chama daquele importante patrimônio permaneça acesa para sempre.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui