Usina de Letras
Usina de Letras
139 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62191 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->QUEM TEM MEDO DE LOBO MAU? -- 08/06/2006 - 21:19 (vicente martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
QUEM TEM MEDO DO LOBO MAU?





Vicente Martins



Há dias, o massacre em Erfut me incomoda insistentemente ao final da tarde. Em outros momentos, fiz poemas crepusculares. Agora, algo me diz que devo insistir, bater na mesma tecla, à guisa do meu adorável Teodor Adorno, a insistir, nas rádios, jornais e livros, sobre o horror nazista, do mesmo mod que Joseph Ratzinger, ou nosso Bento 16, agora, também, retoma, em tom de provocação, para uma reflexão de todos que lutam em favor da paz e da liberdade.

Refiro-me ao massacre escolar no Instituto Johann Gutemberg, em Erfurt, ao leste da Alemanha, no dia 26 de abril de 2002, que trouxe um saldo macabro para a história da violência escolar no mundo: dezoito mortos. Eu nunca me esquecerei dessa data. Como ficou a educação escolar, na Alemanha e no mundo, após o incidente em Erfurt? Por que, em educação, não temos medo do lobo mau?

O presente artigo objetiva retomar uma questão, por mim, colocada, há mais de quatro anos, para nós educadores. Gostaria de levantar e obter, também, respostas para algumas das questões que me incomodam e sei que inquietam educadores de todos os países: qual a explicação da explosão de violência no meio escolar? Que está passando em nossa sociedade, especialmente nas escolas de educação básica, para que ocorra um desastre dessa proporção? O que levou Robert Steinhaeuser , de 19 anos, a abrir fogo contra seus companheiros e professores?

Levantamos, aqui, a hipótese de que o mau professor tem sido um dos patrocinadores da barbárie em Erfurt, Freising, Brandenburgo, Meissen, Colorado, Jonesboro, Kentucky, Mississipe, Yemen, Reino Unido e América Latina.

A sociedade prefere, porém, encarar a problemática da violência escolar, envolvendo armas e jovens, como uma questão meramente jurídica ou de controle social: o porte ou não de armas. A intolerância escolar é a mais poderosa arma mortífera que uma sociedade pode produzir.

A educação escolar, em qualquer parte do mundo, após o crime em Erfurt, não pode continuar a mesma: indiferente às vítimas e à fúria assassina de um Robert Steinhaeuser. As universidades e as escolas, nessa sociedade capitalista, têm produzido e reproduzido, em larga escala, muitos Robert Steinhaeuser. Eles se manifestam nos maus professores ou em suas vítimas, os maus alunos, na verdade, ambos, também vítimas de uma pedagogia da intolerância que os lançam numa voluntária e iníqua disposição para a perversidade.

Alunos ferozes são o produto mais apurado da intolerância e da felonia, dois males das escolas pós-modernas no seio da sociedade globalizada. Nós, educadores, não podemos esperar mais pelo pior em se tratando de horror escolar. O crime em Erfurt é reincidência da fúria escolar. O massacre, no Colégio Gutemberg, é endemia multinacional. Erfurt deve ser sinônimo de intolerância escolar.

Em crimes dessa proporção, os governantes, se pudessem, voltariam no tempo. São eles, também, que encontram, de imediato, explicação simplista para a violência escolar: mais rigor no porte de armas. Os políticos legislam sobre educação, mas muitos deles não sabem o real significado da escola em suas vidas.

Nós, educadores, ao contrário dos políticos, devemos encarar, de frente e com o olhar mais demorado, a violência escolar, pois sabemos que suas causas não vêm apenas do afrouxamento das leis ou ausência do controle social por parte dos aparelhos do Estado. Não se trata de a criança ou jovem ou adulto ser controlado quanto ao porte ou não de armas, mas, de a criança, desde à educação infantil, aprender a respeitar à vida como o bem mais precioso da humanidade.

Por trás de todo crime escolar, há um mau professor que o justifica na boca do aluno delinqüente. Não são poucos os maus professores que, no cenário do crime, à guisa de Robert Steinhaeuser, vestem-se de cores escuras para não dissimular seu comportamento radicalmente sóbrio e seu olhar sombrio sobre a tarefa de instruir. Desde cedo, alunos, candidatos ao fracasso escolar, descobrem nos professores amargos o primeiro sinal de uma pedagogia da intolerância.

Quase sempre, quando os maus professores embargam a voz, não é sinal de emoção, mas de repressão que logo se lançará, como flecha, num alvo certo: os perdedores, os que fracassam nas avaliações escolares.

O mau professor, em geral, é inflexível, e suas palavras são as mais duras que os alunos escutarão no decorrer de suas vidas. Suas aulas não são ministradas, mas executadas, com pontualidade e exatidão alemã que lembram mais máquinas, tiranas ou servas do tempo, não levando em conta que todo magistério tem por fim a formação de seres vivos e humanos e que o tempo de aula é tempo de se olhar feliz e contemplativamente sobre o tempo de viver.

O mau professor, quando severo, pode ser elegante, mas sua presença não traz prazer, e sim, medo. O professor severo é bem definido e acentua sua ideologia de ser. Por isso, os professores intolerantes, em sala, são as maiores vítimas da cola e dos desvios morais e éticos dos alunos. Nos massacres, sempre são os primeiros a serem mortos, vítimas daqueles que eles mesmo batizaram de “perdedores” ou “ fracassados”.

O mais grave é que muitos professores e diretores de escolas, públicas e privadas, ainda não tomaram consciência de que a sociedade escolheu a escola para ministrar o ensino com base nos princípio de uma pedagogia do amor, do pluralismo de idéias, de concepções pedagógicas e de respeito à liberdade.

Com o horrível crime em Erfurt, nós, educadores, aprenderemos a lição do apreço à tolerância?





Vicente Martins é professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú(UVA), de Sobral, Estado do Ceará, Brasil.

E-mail: vicente.martins@uol.com.br





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui