Usina de Letras
Usina de Letras
170 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infantil-->DE OLHO NO LOBO -- 25/05/2008 - 23:03 (GERMANO CORREIA DA SILVA) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

DE OLHO NO LOBO



Numa dessas visitas que o garoto Péricles Norivaldo Boaventura Lopes, cuja alcunha é Pé no Bolo, fez ao sítio do seu avô ele pôde observar de perto um pouco da beleza natural que ainda resta naquela região.



Dentre as belezas naturais ali existentes, ele tomou conhecimento da manutenção e preservação de uma pequena reserva florestal que fora tombada recentemente pelo poder público municipal, doravante considerada como mais uma das reservas de proteção ambiental do nosso país.



Os caçadores e os lenhadores daquela região durante muito tempo procuraram apoderar-se das riquezas naturais que havia naquele lugar e não tivesse ocorrido uma ação eficaz por parte do policiamento florestal, os poucos animais silvestres que ainda restam ali, bem como alguns espécimes de madeira de lei, já teriam desaparecido.



Atualmente é possível observar-se através das muretas que protegem as cercanias dessa reserva florestal, alguns animais silvestres andando a céu aberto, tomando banho de sol, sob os olhares ávidos e curiosos das pessoas que passam por ali, o mesmo não acontecendo com o lobo-guará, objeto de estudo do garoto Pé no bolo, cujos hábitos desse animal são exclusivamente noturnos.



Dentre essas pessoas curiosas Pé no Bolo é uma delas. Nos últimos tempos ele tem sido visto, em companhia de um dos seus tios, com uma máquina fotográfica a tiracolo, à procura de aventuras e de novidades para compor a sua coleção de fotos de animais em extinção e, segundo comentários feitos por familiares dele, a sua próxima meta será fotografar e documentar o modo de viver de um lobo-guará.



Astuto que o é, ele já descobriu que o melhor horário para ver esse animal é durante a madrugada, tendo pesquisado que ele gosta de alimentar-se de animais silvestres como a cutia, a paca, além de aves, répteis, peixes, moluscos e insetos e que gosta até de frutas.



Pé no Bolo também apurou na sua pesquisa mirim que, apesar de selvagem, o lobo-guará é muito medroso, preferindo viver nos lugares menos habitados, mas no tocante à sua preocupação em tentar proteger este e outros animais, alguns moradores da região tem comentado que se trata de uma preocupação natural da maioria dos familiares dele.



Afirmaram que é comum ver os familiares dele socorrerem animais feridos e/ou mutilados por caçadores inescrupulosos, medicando-os em seguida. Um dos seus tios possui, já há bastante tempo, uma clínica de proteção animal na comunidade local e ali tem atuado, uma vez por semana, como médico veterinário voluntário, com atividades voltadas para esse fim.



Devido a sua convivência com fatos e eventos dessa natureza, o garoto Pé no Bolo, desde muito pequeno, tem se dedicado muito às causas de proteção ambiental, além de demonstrar muita vontade em colaborar quando o assunto é proteger os animais de sua região.



O maior exemplo desse seu espírito humanitário foi aquela sua preocupação em resgatar dois sapos que cismaram de sair de sua terra natal para aventurar a vida num rio caudaloso de uma cidade grande. Contam que Pé no Bolo não sossegou enquanto não resgatou os dois anfíbios, reconduzindo-os ao seu verdadeiro habitat.



Atualmente, comentam que a maior preocupação desse garoto, ora cognominado por algumas pessoas de sua região como o “pequeno defensor dos animais”, é evitar que alguns animais raros de nossa fauna desapareçam em definitivo e, devido ao fato de o lobo-guará estar em vias de extinção, todos afirmam que ele está com toda sua atenção voltada para esse animal.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui