Usina de Letras
Usina de Letras
50 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62329 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22542)

Discursos (3239)

Ensaios - (10406)

Erótico (13576)

Frases (50708)

Humor (20054)

Infantil (5474)

Infanto Juvenil (4794)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140843)

Redação (3313)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6219)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Projeto para a Produção de Seminários -- 28/05/2006 - 16:04 (Adalberto Borges Souza Junior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PROJETO PARA A PRODUÇÃO DE SEMINÁRIOS ENGLOBANDO DIVERSOS TEMAS:

1- O Direito do Consumidor e Órgãos de Defesa do Consumidor;

2- O Acesso da Comunidade à Justiça ( Justiças: Comum, Federal, Trabalhista, Eleitoral, Militar; Juizados Especiais Cíveis);

3- Direito e a Ética do Dirigente Escolar, do Professor e do Aluno;

4- As Drogas: Efeitos Químicos e Psicológicos no Indivíduo e seus Reflexos Sociais.





OBJETIVO-



Os Seminários têm como função envolver a classe estudantil, corpos docente e discente do Colégio Anísio Teixeira, e a comunidade com temas de relevância para a sociedade, desenvolvendo a cidadania e o devido acesso à Justiça e, precipuamente, através desses eventos, ser mais uma forma de motivar o aluno a permanecer nesta instituição do ensino, dinamizando as formas de ensino-aprendizagem escolar e ampliando o conhecimento global, integral e interdisciplinar do aluno.



I SEMINÁRIO –

TÍTULO – O Direito do Consumidor e Órgãos de Defesa do Consumidor-

CONTEÚDO - O teor da apresentação envolverá análise dos artigos do Código de Defesa do Consumidor e os respectivos Órgãos de Defesa do Consumidor e a forma de acessibilidade a tais Órgãos.



II SEMINÁRIO –

TÍTULO - O Acesso da Comunidade à Justiça ( Justiças: Comum, Federal, Trabalhista, Eleitoral, Militar; Juizados Especiais Cíveis).

CONTEÚDO – O âmbito da apresentação apreciará como são formadas as Justiças: Comum, Federal, Trabalhista, Eleitoral, militar, Juizados Especiais Cíveis, seus Órgãos e locais de funcionamento e pequena noção de como funcionam.



III SEMINÁRIO –

TÍTULO - O Direito e a Ética do Dirigente Escolar, do Professor e do Aluno.

CONTEÚDO – Envolverão os trabalhos na conceituação do que seja ética e prosseguirá quanto à análise dos aspectos do Dirigente Escolar, do Professor e dos Alunos.



IV SEMINÁRIO –

TÍTULO – As Drogas: Efeitos Químicos e Psicológicos no Indivíduo e seus Reflexos Sociais

CONTEÚDO – Haverá a conceituação do que seja o termo “Droga”, suas espécies e seus efeitos Químicos e Psicológicos no Indivíduo e seus reflexos sociais.



PROCEDIMENTOS NECESSÁRIOS À CONSECUÇÃO DOS TRABALHOS-

Os envolvidos nos trabalhos farão uma exposição do Tema proposto na ótica de cada apresentador, sendo escolhidos profissionais com a devida qualificação profissional e específica da matéria, além daqueles que tiveram experiência profissional comprovadas, podendo ter apenas vivência pessoal na matéria.

De igual forma, o Colegiado Escolar ou uma Comissão envolvendo aluno, corpo docente e pedagógico dessa Instituição de Ensino estabelecerá um roteiro de conteúdos detalhados do tema, baseados nos conteúdos resumidos já determinados acima, em combinação com os expositores dos Seminários, referente ao tema proposto e a ser apresentado.

Prosseguindo, o Colegiado ou a Comissão organizadora escolherá a data, hora e local do Seminário, com a escolha do Título do Seminário, com a divulgação dessa data e local com antecipação de uma semana.

Haverá escolha dos apresentadores dos Seminários, na quantidade adequada para o tempo disponível e que lhes sejam enviadas correspondências com informações de todos os detalhes do Seminário, tema, conteúdo, itens apresentados que foram acordados entre as partes, com cópia do Regulamento de apresentação do Seminário.

Haverá necessidade de instalação de uma mesa extensa para acomodar todos os seus componentes e igual número de cadeiras.

Deverá haver um ou mais microfones e caixas de saída de som para a platéia, sete funcionários de apoio, no mínimo, sendo dois para os componentes da mesa e quatro para a fiscalização e assistência aos convidados que ficarão estrategicamente situados no salão e um para a organização e controle dos convidados e participantes do Seminário.

Deverá ser fornecida água para os expositores.



REGULAMENTO DOS SEMINÁRIOS -



O Seminário terá data, hora e local, indicando os componentes da “Mesa”, que terão na sua constituição os expositores, o Presidente e o Vice-Presidente (facultativo).

No começo dos trabalhos, a Presidente da “Mesa”, encaminhar-se-á para a “Mesa”, onde buscará o assento central e dirá que “Declaro aberto o Seminário: (...)”, expondo título do Seminário, quem foi o idealizador e, posteriormente, fará os devidos convites aos componentes da “Mesa” para se apresentarem e se acomodarem nos devidos assentos.

Após tais atos, o Presidente nomeará e localizará os expositores para a platéia, fornecendo as suas formações acadêmicas de forma resumida e atuação profissional e vivência profissional e de vida e de cada um deles.

Dirá, ainda, qual é o objetivo do Seminário e lerá em voz alta como será o Regulamento do Trabalho, que terá a duração prevista para cada expositor de 15 minutos ou outra determinada para a apresentação do seu tema. E que a platéia terá 1 minuto para cada pessoa fazer perguntas, num total máximo de 5 perguntas orais e/ou escritas, através de “bilhetes”, oriundas da platéia e direcionadas para cada expositor, passando pelo Presidente da Mesa, que admitirá ou não tais questionamentos, a seu juízo, de acordo com o bom andamento dos trabalhos. Em seguida, a pergunta será repassada ao expositor, que a lerá em voz alta, que terá 1 minuto para responder a cada indagação. Poderá o expositor se reportar a um outro componente da Mesa para complementá-lo nas respostas ou, um outro expositor, após as respostas de um outro componente, pedindo a palavra para a Presidente da Mesa para oferecer o seu ponto de vista. Quaisquer dúvidas e situações que não estejam previstas no Regulamento, serão dirimidas pelo Presidente da Mesa, que também poderá reduzir o número de perguntas ou retirá-las.

Posteriormente, o Presidente da Mesa fará as suas observações sobre o Seminário.

Seguir-se-ão as apresentações, onde o Presidente da Mesa chamará o 1º Expositor e dirá qual o tema a ser abordado. Haverá em seguida a exposição do conteúdo do tema e assim, sucessivamente, para todos os expositores. Após o último expositor, a Presidente da Mesa abrirá espaço para as perguntas e respostas de acordo com o Regulamento acima descrito.

Não havendo mais perguntas e sendo todas já respondidas, o Presidente da Mesa fará as últimas considerações, e agradecerá a participação de todos e em seguida o Presidente da Mesa declarará encerrado o Seminário, especialmente dizendo os nomes dos que ajudaram a executar o presente Projeto, bem como fazendo elogios a todos os funcionários dessa Instituição de Ensino e agradecendo a todos os convidados.





CONCLUSÃO



É necessário que todos os funcionários, professores e alunos se envolvam com o Colégio Estadual Anísio Teixeira para que o torne, essencialmente, um local alegre e com harmonia e esta atividade, com certeza, irá ser um dos instrumentos para a consecução deste objetivo, bem como a revitalização do ensino e a diminuição da evasão escolar, havendo uma formação integral do aluno e a busca de sua identidade e o resgate de sua cidadania.



Projeto emoldurado pelo Profº Adalberto Borges, que leciona a matéria Química Geral nessa Instituição de Ensino, a ser implantado e executado pelos setores de Coordenação e Pedagogia do mesmo estabelecimento.

















































Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui