Usina de Letras
Usina de Letras
28 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O SURGIMENTO DE UMA NOVA SOCIEDADE -- 16/05/2006 - 15:01 (Karen Thiemi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Artigo baseado em “TRÍBADES GALANTES, FANCHONOS MILITANTES – HOMOSSEXUAIS QUE FIZERAM HISTÓRIA” Por Amílcar Torrão Filho





Gostaria de dividir com vocês algo muito interessante que li no livro de Amílcar Torrão Filho, que revela em poucas páginas, várias especulações sobre a nossa atual sociedade.

Primeiramente, o livro denota a existência homossexual em nossa sociedade como algo real, palpável,e extremamente natural, comentando sobre personagens da mitologia grega- romana até grandes nomes de nossa arte, como Leonardo da Vinci.

Além desse tema que tanto me motiva a lutar por, fiquei extremamente encantada com a parte em que o autor comenta sobre o fim da ‘antiga sociedade’ (a sociedade Politeísta, a sociedade das filosofias preocupadas com o mundo físico, a sociedade preocupada com a estética passional das pessoas) para a nossa ‘atual sociedade’ (a sociedade Cristã, preocupada com o mundo espiritual, com a moral familiar). A mudança social então, ocorreu resumidamente da seguinte forma: fim da naturalidade sexual / início da era espiritual, onde o corpo permanece em segundo plano.

Nesse contexto, é citado também a quebra de um paradigma que insiste em ser seguido pelas pessoas, ao qual comenta-se que a igreja Católica foi a iniciadora dessa fase tão repressora, algo que não ocorreu. Houve inicialmente a mudança social descrita acima devido principalmente, à preocupação dos romanos com o excesso de paixão, que poderia vir a atrapalhar o lado racional de deveres públicos dos cidadãos. Informa-se inclusive, que nos primeiros escritos dos Cristianismo, não haviam condenações ao homossexualismo.

O que consta segundo o autor, é a confirmação desta nova sociedade através do Cristianismo, pois foi a única força organizada que sobreviveu à desintegração das instituições romanas após as invasões bárbaras, pois, além da preocupação romana comentada anteriormente, havia também a mudança da população das cidades para os campos devido as invasões, resultando na quebra dos valores paganistas e uma nova estrutura de vida.

Devemos então nos conscientizar, que a estrutura sexual já foi liberal um dia, que a estrutura familiar baseava-se mais no âmbito verdadeiro de sentimentos, sensações, e não no âmbito de estrutura moral...

Que havia, e sempre vai existir, grandes gênios da humanidade que não irão se prender à leis conservadoras desta ‘atual sociedade’, e que o Cristianismo não deve ser considerado o causador de todos os ‘preconceitos’ existentes como geralmente é exposto, restando a informação de que o mesmo apenas foi o incentivador de tal conservadorismo.

Penso que existe a possibilidade ainda, de que num futuro próximo, nossos filhos possam desfrutar de uma ‘tecnologia emocional’ mais avançada, porém enquanto isso não ocorre, acredito que tenho a obrigação de como ser humano que deseja a felicidade à todos os iguais, divulgar tais obras que nos trazem para mais perto dessa realidade desejada.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui