Usina de Letras
Usina de Letras
217 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62188 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50593)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Libelo ao comum. -- 12/05/2006 - 23:46 (Gerson Ferreira da Silva Filho) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Utopias insípidas

Entorpecem a alma.

Cegam a razão.

Deturpam o sentido,

E quando caem,

Mostram o que de fato eram.

Um nada,

Cercado de equívocos.

Um mergulho na ilusão.

Só quimera,

Fantasia.

A morte,

Em seu sentido pleno.

Figuração.







Conjeturando os fatos, digerindo os atos, e degustando a história e todos os seus momentos, muitas vezes me encontro perplexo com a tendência humana de mergulhar em idéias estapafúrdias. Como essa do comum. Nada no universo é comum. Nem nas digitais somos iguais. A igualdade empírica que deve se levada em consideração, e nesse caso repito o termo "empírico" porque conclusão definitiva não existe para nada no universo, é a igualdade perante as leis vigentes e perante as condições de sobrevivência com dignidade que deve ser levada em conta.



A partir daí todos nós temos potencialidades distintas. Alguns serão excelentes agricultores, outros engenheiros, e tantos outros mais procurarão nas suas habilidades diferentes, o que melhor se aproxima da atividade que vai satisfazê-lo plenamente.



Não falo antes do fato que defendo ser comprovado, falo depois, mas o que posso notar é que as evidências históricas do fracasso do comum não foram suficientemente abordadas para eliminar a tendência do ser humano em defender tais idéias.



A queda do muro de Berlim expôs o que é viver sob um regime que adota a filosofia do comum. Um lugar aonde se parte do princípio que todos são exatamente iguais e, portanto devem viver de forma que o sucesso de uns seja distribuído pelos demais.



Um típico caso de sandice coletiva, porque, repito, isso contraria o principio da diversidade universal. E tudo que vai contra essa tendência, cria desequilíbrio, e o desequilíbrio caminha no sentido contrário da prosperidade. O que deve existir, é uma política que propicie oportunidades para todos que assim desejarem evoluir nas suas possibilidades e potencialidades.



Pobres e ricos sempre irão existir. O que não tem necessidade de existir é a miséria; essa, fruto de outra característica humana, o egoísmo.



Bem, mas isso é papo para outro artigo.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui