Usina de Letras
Usina de Letras
144 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50587)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->As Virgens Suicidas X A Casa de Bernarda Alba -- 07/05/2006 - 07:57 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
As Virgens Suicidas X A Casa de Bernarda Alba



Todos já ouviram falar do livro chamado : As Virgens Suicidas , do autor Jeffrey Eugenides .

Mas o que muita gente não sabe é que este livro foi baseado na obra : A Casa de Bernarda Alba de Frederico García Lorca.

O próprio Jeffrey Eugenides admitiu isto numa entrevista em um canal de televisão americano .

Para compararmos as duas obras , iremos analisar uma para por uma :



As Virgens Suicidas



O ambiente deste livro passa – se numa cidade do interior dos Estados Unidos , na década de setenta . Conta a história da família Lisbon , que tem um pai professor de Matemática e alinenado ; uma mãe religiosa e moralista ao extremo e cinco filhas adolescentes . A mãe das jovens vigia todos os seus passos e prende as pobres em casa . A situação fica pior quando Cecília , a caçula de 13 anos se suicida , jogando – se pela janela em sua própria festa de aniversário . Por isto a dona – de – casa se torna ainda mais rígida com as adolescentes . A mais esperta de todas é Lux de 14 anos , que consegue burlar as regras da casa e tem um caso com um colega de escola .

Aqui é bom destacar que a beleza das jovens exerce fascínio e mistério em um grupo de rapazes que fica obcecado por elas . Um deles costuma passar trotes telefônicos só para escutar a vos destas garotas . Outros roubam objetos delas como : roupas e um diário . Porém a narrativa se dá como um flashback , pois vinte anos depois estes moços começam a lembrar da tragédia .



A Casa de Bernarda Alba



Como já foi dito o escritor Jeffrey Eugenides confessou que a obra : Virgens Suicidas foi baseada na obra : A Casa de Bernarda Alba do escritor espanhol Frederico García Lorca , autor que ele disse admirar .

Bernarda , uma mãe rígida , após perder seu marido se torna ainda mais severa com suas cinco filhas solteiras . Seus cuidados excessivos impedem que as jovens saiam de casa .

Até quando chega um misterioso homem chamado Pepe El Romano , que resolve cortejar sua filha mais velha . Porém a caçula tem um caso com ele e quando tudo é descoberto , ela se suicida .



Semelhança Entre as Obras

Nas dois livros temos :



- Duas mães autoritárias , que por excesso de zelo acabam sufocando as filhas cortando suas liberdades .

- As duas mães têm o mesmo número de filhas : cinco .

- As meninas caçulas se suicidam primeiro , talvez por serem mais imaturas e temerem a vida observando os sofrimentos das mais velhas .

- A jovem mais esperta sempre consegue burlar as regras , mas acaba sendo usada pelos homens .

- As duas obras já viraram filmes e peças de teatro . No caso das Virgens Suicidas a diretora Sophia Copolla lançou o filme em 1999 . A Casa de Bernarda Alba virou filme na Espanha e até hoje é apresentada como peça de teatro no mundo inteiro .

- Nas duas obras temos a seguinte questão :

Até quando o excesso de zelo pode cortar a liberdade de uma pessoa gerando o mal da depressão e até mesmo o suicídio ?

Luciana do Rocio Mallon











Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui