Usina de Letras
Usina de Letras
136 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50586)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Ver não é enxergar- andré luiz -- 05/05/2006 - 22:51 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Ver não é enxergar porque os olhos não possuem a faculdade de pensar.Nossos olhos vêem indiscriminadamente imagens que ficam desfilando a sua frente sem escolher. Há até a visão periférica que fica fora do foco de nitidez da nossa visão, mas que é efetivamente registrada pelos nossos olhos.Alguns esportistas desenvolvem a habilidade de trabalhar com a visão periférica para iludir os adversários, olha para um lado e joga a bola do outro ou conseguem perceber a aproximação do rival sem olhar diretamente pra ele.Mas isso já é enxergar.Existem pessoas que nos fitam de canto de olho.Essa é uma aptidão nata dos desconfiados.Aqueles que passam a vida toda zelando para não serem pegos de surpresa.

Ver todo mundo que não é cego vê, mas enxergar exige primeiro que o observador se interesse por uma imagem especifica, a focalize e utiliza as habilidades cognitivas de interpretação e compreensão.E indo mais além, enxergar exige do observante algo ainda mais profundo.Porque enxergar está além do que realmente vemos com os olhos.Enxergar é ver além do horizonte.É notar nuances, decompor as cores, é enxergar o que não está realmente lá, mas o que está no desejo do nosso coração.O olhar diz sem palavras, porém são como lábios que não falam e bocas que devoram.

A poesia nasce do olhar e todos nós somos poetas, mesmo os mais broncos, sem precisar escrever versos.O amor nasce nos olhos da gente. Assim basta que em se olhando se veja. Que se enxergue algo que nos chame atenção por algum motivo.Daí essa pessoa imediatamente se inscreve na nossa consciência poética.Umas viram poemas, outras paixão, umas são o tesão e há aquelas que se tornam pra sempre a substância principal do nosso amor sublime amor.

Andre Luis Aquino

http://andre.aquino12.blog.uol.com.br/

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui