Usina de Letras
Usina de Letras
130 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50587)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->XIV Congresso Brasileiro de Poesia -- 30/04/2006 - 18:07 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE POESIA

A décima quarta edição do Congresso Brasileiro de Poesia será realizada entre os dias 2 e 7 de outubro de 2006 em Bento Gonçalves, na serra gaúcha.

Trata-se do maior encontro de poetas realizado no Brasil, contando também com expressiva participação de poetas estrangeiros.

Na edição do ano passado, participaram poetas de14 estados brasileiros e 12 países.

É uma promoção da Fundação Casa das Artes, SESC/RS, Proyecto Cultural Sur/Brasil e Casa do Poeta Rio-grandense.

O evento em poucas palavras

A maior parte das atividades do Congresso Brasileiro de Poesia são desenvolvidas dentro das escolas do município, através do projeto “Autor Presente na Sala de Aula”. Recitais, shows, performances, apresentações teatrais e leitura de poemas acontecerão em 30 escolas, atingindo um público de 20.000 estudantes.

O “Ciclo de Palestras” é itinerante: vai cada noite para uma escola diferente, privilegiando a periferia da cidade, possibilitando assim aos alunos que não podem se deslocar ao centro da cidade, também participarem do evento.

No auditório do SESC serão realizadas diversas apresentações de teatro e recitais, entre eles o “Quarta Capa”.

Também acontecem no SESC as atividades da Mostra Internacional de Poesia Visual, em sua décima primeira edição, com visitas agendadas de escolas, assistidas por poetas que se dedicam a esta forma do fazer poético.

Em repartições públicas e privadas, é desenvolvido o projeto “Poesia numa hora dessas?”, que consiste em recitais poéticos durante o horário de expediente.

Na Biblioteca Pública Castro Alves acontece o projeto “Uma idéia tece a outra”, onde um poeta é “emprestado” a uma turma de alunos durante determinado espaço de tempo.

Nas ruas centrais e nos shoppings é realizado o projeto “Poesia na Vidraça”, no qual os comerciantes cedem suas vitrines para que nelas sejam escritos poemas previamente escolhidos pela coordenação do evento.

Na Via del Vino, avenida central de Bento Gonçalves, acontece o “Poesia na Praça”, recital diário em palco armado em frente à Prefeitura Municipal.

O recital “A Voz dos Povos” reúne no mesmo palco representantes de todos os países presentes ao encontro.

Já o recital-show “Torre de Babel” abre e encerra o evento. Nele, o poeta Artur Gomes divide o espaço com seus convidados.

No encerramento do evento é cumprida a tradição do projeto “Pitangueiras Poéticas”, no qual os poetas marcam sua passagem plantando uma pitangueira numa praça da cidade.

Alimentação e hospedagem

O Congresso Brasileiro de Poesia tem convênio firmado com o Hotel Vinocap, localizado no centro da cidade, distante 30 metros do SESC e 70 metros da Via del Vino, que garante aos poetas participantes desconto de 50% nas diárias, com café da manhã incluído, a saber:

quarto duplo : R$ 40,00

quarto individual: R$ 80,00

Também há convênio com restaurante, na mesma quadra do hotel, tendo o buffet livre o custo de R$ 8,50

Como chegar a Bento Gonçalves

Bento Gonçalves está distante do aeroporto de Porto Alegre 130 km e menos de 50km do Aeroporto de Caxias do Sul, que mantêm vôos diários regulares do Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba.

Quem vem do centro do país de ônibus pode chegar diretamente em Bento Gonçalves saindo de São Paulo, com a empresa Penha.

De Porto Alegre a Bento Gonçalves há ônibus de hora em hora.

No dia da abertura do evento, a organização colocará à disposição dos poetas transporte a partir dos dois aeroportos, desde que previamente agendados.

Informações e reservas

O Congresso Brasileiro de Poesia não cobra taxa de inscrição dos participantes e todas as atividades que acontecem dentro da sua programação são gratuitas, abertas à comunidade.

Informações sobre reservas de hotel, envio de projetos, etc. podem ser feitas através dos seguintes telefones:

54-3451-3864 ou 54-8123-0034 com Ademir

ou 3452-6103 (SESC) com Possamai ou Schenatto

ou: adebach@gmail.com

A partir de maio o site do evento estará devidamente atualizado.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui