Usina de Letras
Usina de Letras
178 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50587)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Os senadores e a educação -- 26/04/2006 - 18:25 (João Rios Mendes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
No dia 14 de fevereiro de 2006 a Comissão de Educação do Senado Federal realizou audiência pública para ouvir o Ministro da Educação, Dr. Fernando Haddad, discorrer sobre o FUDNEB. A Proposta de Emenda à Constituição que transforma o FUNDEF em FUNDEB estava em discussão no Senado, e aparentemente todas as entidades e parlamentares que se interessam pela educação estavam envolvidos no assunto. Pelo menos deveriam estar.



O Senador Cristovam Buarque, reconhecido defensor da educação, foi o principal autor da convocação do Senhor Ministro. Naquela audiência, o Senador interpelou o ministro apresentando três sugestões de aperfeiçoamento ao FUNDEB: 1) implantação do FUNDEB já em 2006; 2) investimento de R$ 7 bilhões imediatamente e não ao longo de quatro anos conforme propunha o ministro; 3) escola em tempo integral.



Feita a intervenção do Senador Cristovam Buarque, esperava-se que houvesse manifestações contrárias ou favoráveis às suas propostas. Pelo contrário. Não houve qualquer manifestação dos seus pares. Nenhum senador ou senadora teceu qualquer comentário às propostas dele. Naquela audiência o Senador falou sozinho, ninguém o defendeu ou o contestou. Ninguém o aplaudiu. Embora a sala estivesse lotada, ele ficou isolado.



No Projeto de Lei 5.303/2005 a relatora, profa. Deputada Iara Bernardi, não considerou o projeto do mesmo Senador Cristovam sugerindo que:



“aos docentes da rede pública que não tenham habilitação em nível superior, será assegurado o ingresso nos cursos de graduação de formação de professores da educação básica, de acordo com regulamentação do órgão da União responsável pela educação, que estabelecerá os critérios para a fixação do número de vagas e para os processos seletivos."



É uma sugestão simples, mas se tivesse sido acatada poderia em poucos anos transformar a educação no Brasil.



Depois desses casos, fica a ligeira impressão de que o Senado não se preocupa com a educação e que pelo menos uma promessa de campanha não será cumprida. E veja que não é uma promessa qualquer!

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui