Usina de Letras
Usina de Letras
226 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A CULTURA - O CONSELHO -- 25/04/2006 - 22:10 (Francisco Miguel de Moura) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A CULTURA – O CONSELHO (2)



Francisco Miguel de Moura*



Na semana passada eu dizia que no último concurso literário promovido pelo Governo do Estado houve falhas quanto à programação, realização e editoração das obras.

Na verdade, o Conselho Estadual de Cultural tomou conhecimento desse evento pela imprensa. Assim, não houve nenhum parecer ou opinião do Colegiado. O certo seria ter havido consultas pelos órgãos executivos da cultura. Nenhum, sequer, se manifestou. Nem sobre a programação nem sobre os nomes que deveriam compor as comissões julgadoras. E isto é muito sério. Tal como se se fizesse uma eleição política sem a Justiça Eleitoral. Isto concorreu para um resultado canhestro, que não representa o nível cultural dos escritores do Piauí, no momento. Pelas edições, que deixaram muito a desejar, vê-se o desnível entre os primeiros e últimos colocados, entre os poetas e os contistas e romancistas. É certo que houve rigorismo formal. Mas este não foi acompanhado pelo substancial. A edição em dois volumes apenas, dos três romances premiados em cada concurso realizado no governo atual, é tudo o que há de menos aconselhável no terreno da editoração e da indústria do livro, quando se sabe que a despesa para publicá-los individualmente seria praticamente nula. Edições assim são intransferíveis para pessoas e entidades fora do Estado, pois sabem todos que lutam com o produto quanto se gasta em porte do Correio. Os autores ficam impedidos de cumprir as exigências legais das quais os editores se furtam, e muito mais o Estado, como sejam mandar um volume para a Biblioteca Nacional e outro para o Registro dos Direitos Autorais. Dessa maneira, daqui a dez anos essas obras são praticamente inexistentes.

Que terá sido feito nas outras áreas: teatro, dança, música, artes plásticas? Onde as feiras de arte, de ciência, os festivais de música, os prêmios de dança? E a criação de museus e bibliotecas? E a manutenção de casas de cultura? E os sítios, monumentos, prédios do patrimônio público quando vão ser tombados?

Do cinema, nem falemos: – é uma arte muito cara, muito mais para o grande público. Só que o público das artes jamais se sujeita a votos marcados. São independes e conscientes. Esse público não serve aos interesses da política, dos mandantes do momento, dos capitães de indústria, e estes não se tornarão mecenas sem os incentivos fiscais. A cultura passa também pela gestão desses incentivos e sua fiscalização.

O intercâmbio cultural estreito entre escolas e universidades é necessário, assim como com as áreas de ciência e pesquisa, através de seus órgãos competentes. Com a educação, de modo geral, tem sido feito pelo Conselho através dos seus quarenta anos de existência. E não raro transforma o espaço e o tempo de suas seções em fóruns de debates com entidades e professores sobre os mais diversificados problemas. Porque, quem pensa melhor, sabe que a educação tem ligação mais que estreita com a cultura, gêmeas que são. Como haverá gente culta sem que essa mesma gente seja educada?



______________________________

*Francisco Miguel de Moura, escritor brasileiro, mora em Teresina. E-mail: franciscomigueldemoura@superig.com.br



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui