Usina de Letras
Usina de Letras
151 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->UBE- PE -- 23/04/2006 - 23:52 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Voz da UBE









União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco

Boletim Informativo - 09 de abril de 2006







UBE marca presença no Fórum Social Brasileiro







Na tarde da 6ª feira passada, dia 21 de abril, os escritores Vital Corrêa de Araújo e Alexandre Santos, respectivamente presidente e diretor geral da UBE-PE, participaram do Fórum Social Brasileiro, no campus da Universidade Federal de Pernambuco. Juntamente com personalidades como a cubana Adriana Perez, o senador italiano José Luiz Del Royo, representantes dos governos da Venezuela e da Palestina, os presidentes da CUT e da Federação Nacional dos Médicos, os escritores pernambucanos participaram do chamado Tribunal dos Povos presidido pelo humanista belga François Houtart, que julgou e condenou o presidente George W. Bush pelos crimes de guerra cometidos pelos EUA, especialmente no Iraque e no Afeganistão. Por delegação do poeta Vital Corrêa de Araújo, que, na ocasião representava o presidente Levi Bucalen Ferrari, da UBE-SP, o escritor Alexandre Santos fez a sustentação oral do voto condenando o presidente norte-americano George W. Bush.



Notícias da UBE-NY



Joaquim Francisco registra Prêmio Anual de Literatura da UBENY no Congresso Nacional



Em pronunciamento na tribuna da Câmara Federal, o deputado Joaquim Francisco registrou o Prêmio Anual de Literatura, este ano vai homenagear a figura histórica do general Abreu e Lima, destacando a atuação do escritor Domício Coutinho, presidente da UBENY e do Brazilian Endowment for the Arts, como "uma espécie de divulgador da nossa cultura naquela jurisdição consular, composta, além de Nova York, pelos Estados de Nova Jérsei, Connecticut, Pensilvânia e Delaware, onde se calcula residirem 500 mil brasileiros". No discurso, Joaquim Francisco enfatizou a parceria da UBENY com a UBE-PE na "instituição do PRÊMIO ANUAL de LITERATURA, que visa promover e estimular o estudo das letras e da histórica pátria, contribuindo para o realce de nossa cultura e para a revelação de talentos no âmbito literário , nas palavras do presidente da UBE-PE, poeta Vital Corrêa de Araújo".



Concurso Literário sobre a vida do genereal Abreu e Lima. Participe do PRÊMIO ANUAL DE LITERATURA instituído pela UBENY para promover e estimular os estudos da história brasileira. Clique aqui e conheça o regulamento do PRÊMIO ANUAL DE LITERATURA da UBENY. Maiores informações podem ser obtidas no site www.ubeny.org/.



José Souto Maior na Academia Pernambucana de Medicina



Na próxima 4ª feira, dia 26 de abril, às 09 horas, em sessão comemorativa ao 62° aniversário da assinatura do armistício, o ex-combatente (pracinha) José Souto Maior falará sobre O Esforço de Guerra do Brasil - O Depoimento de um Ferido na Academia Pernambucana de Medicina, no Memorial da Medicina, na Esplanada do Derby. A palestra esclarecerá como funcionava o Serviço de Saúde no conflito mundial, da década de 40.



Scortecci dá seguimento a Escola do Escritor



No sábado, dia 06 de maio, a livraria Scortecci dará seguimento ao projeto Escola do Escritor , com a palestra Escreva e publique seu livro , que tratará o caminho do livro abordando assuntos como editora, gráfica, distribuidora, livraria, loja virtual e logística. Registro de Direito Autoral, ISBN, Ficha Catalográfica, Depósito Legal e Assessoria de Imprensa. Providências para a comercialização de um livro. A opção de uma edição independente e em pequenas tiragens. O papel do Agente Literário, de olho no mercado editorial brasileiro. O curso será realizado na Vésper Educacional, na Rua Cristóvão de Burgos, 54 (próximo a Av. Heitor Penteado, Metrô Vila Madalena), em São Paulo, e contará com palestras de Maria Esther Mendes Perfetti e João Scortecci. As informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3813-8987 ou através do e-mail escoladoescritor@escoladoescritor.com.br.



Continuam abertas inscrições para o V Prêmio Literário Livraria Asabeça. As inscrições para o V Prêmio Literário Livraria Asabeça, lançado pela Editora Scortecci, podem ser feitas até 30 de junho de 2006. Veja o regulamento no site www.concursoliterario.com.br.



Oficina literária com André Cervinskis na Saraiva



De 11 de abril a 02 de maio, sempre às 3ª feiras, das 16 às 18h, o escritor André Cervinskis estará na livraria Saraiva, do Shopping Center Recife, ministrando oficina de ensaios e textos dissertativos. A oficina é direcionada a estudantes concluintes do ensino médio, escritores e público em geral. Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones 3464-9393 e 9618-4364.



FUNDAJ prepara Festival de Línguas e Literaturas Neolatinas



Na última 4ª feira, dia 19 de abril, em reunião coordenada pelo escritor Humberto França, o Centro de Literatura Mauro Mota da Fundação Joaquim Nabuco realizou a primeira reunião preparatória do Festival de Línguas e Literaturas Neolatinas (FestLatino), que tratará aspectos do português, francês, italiano, espanhol, romeno, catalão, provençal, galego com convidados do Brasil, Portugal, França, Itália, Espanha (Catalunha e Galícia), Bélgica, Canadá, Romênia, Argentina, Colômbia, Chile, Uruguai, México. O FestLatino está programado para o período de 20 a 24 de novembro de 2006 e constará de palestras, mesas redondas, exibição de filmes, etc.



Luiz Moniz Bandeira visita La Onda



O escritor Luiz Moniz Bandeira incluiu a sede do jornal digital La Onda, do qual é articulista, no roteiro das instituições que vêm recebendo sua visita durante sua estada em Buenos Aires. Durante a visita, Moniz Bandeira, que é autor de vários livros, incluindo o festejado La formación de los Estados en la cuenca del Plata , afirmou que "la campaña contra el gobierno de Lula es contra la política exterior, no contra la política económica", acrescentando que "Estados Unidos nunca quiso la unidad entre Brasil y Argentina”, los únicos países capaces de formar en Sudamérica un súper Estado como la Unión Europea".



UBE renova representação no Conselho do SIC



Na última 3ª feira, dia 18 de abril, o poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE, encaminhou correspondência ao Conselho Municipal de Cultura do Recife, apresentando os escritores Fernando Araújo e Alexandre Santos como novos representantes da entidade no Conselho Deliberativo do Sistema de Incentivo a Cultura mantido pela Prefeitura do Recife.



Curtinhas



O escritor Cyl Gallindo, que representa a revista Francachela no Brasil, está recebendo inscrições para assinatura do belo periódico.



Verônica Nery distribuindo o belo poema Minha Lenda das Gatas .



Poetas na Rede , o fanzine da INTERPÓETICA já está sendo distribuído. A inscrição pode ser feita no site www.interpoetica.com



Florian Madruga continua fazendo um belíssimo trabalho a frente do Instituto Legislativo Brasileiro.



Continua a exposição Crucifixos de Geninha da Rosa Borges na Biblioteca Pública do Estado, na rua João Lira, s/n. no Parque de Maio.



O novo boletim Olivença-Portugal publicado pelo Grupo dos Amigos de Olivença já está disponível na homepage www.olivenca.org.



O jornal A Voz da Serra publicou o poema escrito por Daniel Frazão para o avô Álvaro, que se encontra hospitalizado. Álvaro Frazão é pai da escritora Márcia Frazão.



Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU. Basta Clicar aqui.





A Cultura e a Arte em Pernambuco



Peça baseada na obra de Alexandre Santos na livraria Cultura







O projeto A cultura e a arte em Pernambuco , idealizado pelo presidente da UBE, o poeta Vital Corrêa de Araújo, prossegue na próxima 3ª feira, dia 25 de abril, no auditório da livraria Cultura, no Paço Alfândega, com a apresentação da peça G Dausbbah, baseada na obra de Alexandre Santos, pela companhia teatral Quadro de Cena, com direção de Samuel Santos.



Fim de Noite leva Quarta às Quatro para a TV







A 154ª sessão do projeto Quarta às Quatro, ocorrida na última 4ª feira, dia 18 de abril, que contou com a presença de 72 escritores, teve a cobertura do jornalista Tarcísio Bocão, responsável pelo programa de TV Fim de Noite . O Quarta às Quatro, idealizado pelo presidente da UBE, poeta Vital Corrêa de Araújo, é coordenado pelo historiador Geraldo Ferraz.



SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.



Sérgio Vaz se apresenta na Cooperifa







Na última 4ª feira, o auto-intitulado poeta da periferia Sérvio Vaz se apresentou na Cooperifa, que, a exemplo do projeto Quarta às Quatro , ocorre todas as 4ª feiras, reunindo professores, metalúrgicos, donas de casa, taxistas, vigilantes, bancários, desempregados, aposentados, mecânicos, estudantes, jornalistas e advogados amantes da boa literatura. No dizer de Sérgio Vaz, a Cooperifa é "a morada da poesia".



Instituto Maximiano Campos entrega prêmios



Na última 3ª feira, dia 18 de abril, em concorrido evento na livraria Saraiva, no Shopping Center Recife, o Instituto Maximiano Campos lançou o Livro O talento com as palavras , coordenado pela escritora Leila Teixeira, e fez a entrega do Prêmio Maximiano Campos de Literatura . Na categoria Conto , a grande vencedora foi Gerusa Barbosa Leal, de Olinda. O segundo lugar ficou para Karla Linck Alves, de Jaboatão dos Guararapes, e o terceiro lugar ficou para Lívia Pereira Santana, de Uberlândia. Na categoria Alicerce , o grande vencedor foi o aluno da 8ª Série do Colégio Santos Dummont, de Recife, Leandro Henrique Regueira de Mendonça e o segundo lugar ficou para Natália Ribeiro Barreto, aluna da 8ª Série do Colégio de Aplicação, da UFPE.



Lançamento nacional de O cão de olhos amarelos







No dia 09 de maio, em mais um evento comemorativo dos 64 anos do poeta Alberto da Cunha Melo, a editora Girafa relançará o livro O cão de olhos amarelos e outros poemas , com comentários de Alfredo Bosi, Deonísio da Silva e Hildeberto Barbosa Filho. O evento está marcado para as 19 horas no auditório da Livraria Cultura, no Paço Alfândega, em Recife.



Mensagem aos escritores



Atualize sua contribuição à UBE



"Escritor, associe-se ou retorne a sua velha Casa. A luta é nossa". Lúcio Ferreira



Aconteceu



06 de abril. Lançamento do livro A ilustre casa dos fantasmas, de Fátima Quintas, na Academia Pernambucana de Letras, às 19h30.



07 de abril. Lançamento dos livros O trem da minha vida e Sob um olhar azul , de Diógenes da Cunha Lima, na estação ferroviária Poeta Diógenes da Cunha Lima, na Praça Augusto Severo, Ribeira, em Natal, a partir das 18 horas.



Vale a pena ler



A poesia de Waldemar Lopes, de Mário Márcio.



Incertezas do existir, de Carlos Antônio Coêlho, publicado pela Idéia.



Senhoras do Santíssimo Feminino, de Márcia Frazão, publicado pela editora Rosa dos Tempos.



A ficção em Pernambuco



Lúcio Ferreira na Livraria Saraiva



O projeto A ficção em Pernambuco continua na próxima 5ª feira, dia 27 de abril, com a análise da obra do escritor Lúcio Ferreira, vice-presidente da UBE e da Academia de Letras e Artes do Nordeste, no auditório Manuel Bandeira, na Livraria Saraiva, no Shopping Center Recife. A apresentação da obra de Lúcio Ferreira será feita pelo poeta Vital Corrêa de Araújo e pelo crítico literário Bezerra de Lemos.



Academia Pernambucana de Letras presta homenagem a Luiz Delgado



A partir das 16 horas da próxima 2ª feira, dia 24 de abril, a Academia Pernambucana de Letras homenageará o centenário de nascimento de Luiz Delgado em reunião especial. A saudação será feita pelo acadêmico Nelson Saldanha.



Academia Pernambucana de Música homenageia Benfeitores



Na próxima 2ª feira, dia de abril, em solenidade marcada para as 1 horas, no hall da Biblioteca Pública de Pernambuco, no Parque 13 de maio, a Academia Pernambucana de Música prestará homenagem a seus beneméritos, com concerto das acadêmicas Esther Seixas e Jussiara Albuquerque. O evento contará com a participação do tenor Leonardo Silva e do escritor Luiz Gonzaga Barreto, presidente da Sobrames-PE, que falará em nome dos homenageados.



Quarta Literária no Centro de Cultura Luiz Freire



A partir das 18h30 da próxima 4ª feira, dia 26 de abril, sob a coordenação de Silvana Menezes, o Centro de Cultura Luiz Freire promoverá mais uma Quarta Literária , com apresentação da banda Çêu Zé, projeção do audiovisual Luz do Litoral , exposição fotográfica de Mateus Sá e recital poético. O Centro de Cultura Luiz Freire fica na rua 27 de janeiro, em Olinda.



Núcleo de Pesquisa e História da UBE intensifica organização do I Encontro de Escritores Municipais em Pernambuco



O escritor Geraldo Ferraz, presidente do Núcleo de Pesquisa e História da UBE, deu início aos contatos para a realização do I Encontro de Escritores Municipais em Pernambuco, que ocorrerá na 2ª quinzena de maio, em Garanhuns. Este ano o encontro terá como tema A valorização do estudo e da pesquisa da história municipal em Pernambuco .



Sites recomendados







Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro. O site é www.plataforma.paraapoesia.nom.br







Visite o site da REBRA e conheça mais sobre a Rede de Escritoras Brasileiras, uma organização que divulga mundialmente a literatura feminina brasileira. O site é http://rebra.org.



Vale à pena visitar o canto do escritor Jaime Barboza no Recanto das Letras. Basta clicar em autor.jotabe no site www.recantodasletras.com.br



Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.



Visite a página da INTERPOÉTICA www.interpoetica.com.







Visite a loja virtual da Cooperativa Compre Cultua Brasil (CCB), Basta clicar em www.compreculturagbrasil.com.br



Vale à pena visitar o site do jornal literário Linguagem Viva . Basta um clique em www.linguagemviva.com.br.



Wilton de Souza no júri do Festival de Música do Agreste



O acadêmico Wilton de Souza fará parte do júri que apreciará o II Festival de Música e Arte do Agreste Meridional, que se realizará em Garanhuns nos dias 20 e 21 de abril.



Cloves Marques organiza entrega da Menção Joaquim Cardozo



O poeta Cloves Marques, um dos vencedores da Menção Joaquim Cardozo, concurso literário instituído pela UBE e Clube de Engenharia de Pernambuco, foi encarregado para organizar a solenidade de entrega dos prêmios.



Agenda



25 de abril. PROJETO A CULTURA E A ARTE EM PERNAMBUCO: Representação da peça G Dausbbah, baseada na obra de Alexandre Santos, no auditório da Livraria Cultura, no Paço Alfândega, às 19h00.



27 de abril. PROJETO A FICÇÃO EM PERNAMBUCO: Análise da obra de Lúcio Ferreira, no auditório Manuel Bandeira, da Livraria Saraiva, no Shopping Center Recife, às 19h30.



Diretoria Executiva



Vital Correia de Araújo



Presidente



William Ferrer Coelho



Presidente Emérito



Waldemar Lopes



1º Vice-Presidente



Raimundo Carero



2º Vice-Presidente



Lúcio Ferreira



Vice-presidente



Alexandre Santos



Administrador-Geral



Geraldo Ferraz



Núcleo de Pesquisa e História



Coordenação Editorial



Alexandre Santos



Este boletim informativo da UBE-PE tem circulação quinzenal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do seu banco de dados.



Indique um amigo para

receber o informativo da UBE através de e-mail dirigido a coordenação editorial







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui