Usina de Letras
Usina de Letras
153 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62182 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Padrão de beleza - luiz maia -- 23/04/2006 - 23:49 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Padrão de beleza

Luiz Maia



É possível que ao lermos um texto possamos interpretá-lo diferentemente de outras pessoas. Por isso toda atenção é pouca para não julgarmos ninguém imerecidamente. Certa vez o poeta Vinícius de Morais referiu-se às mulheres assim: "As feias que me perdoem mas beleza é fundamental".

Passados muitos anos essa frase ainda causa polêmica entre seus admiradores. Uns entendem que ele se referiu à beleza interior das pessoas. Outros a levam ao pé da letra. Entendo que o poetinha traduziu um pensamento seu. Mas, se buscou com isso estabelecer um padrão de beleza, foi infeliz pela visão excludente.

A frase a meu ver é imprecisa e não representaria um bom exemplo a ser difundido, muito menos seguido. Não é a toa que a mídia apegou-se a esse conceito deturpado de se apregoar o belo, fazendo desse filão um meio de ganhar dinheiro e audiência, nos impondo a"ditadura da beleza" como padrão a ser copiado em sua inteireza.

Se formos nos basear pelo já padronizado modelo de beleza instituído pelos meios de comunicação, haveremos de nos perguntar: "como seria a vida das pessoas "feias", aquelas que não têm os atributos físicos que se enquadram nos estereótipos de modelos e atrizes que povoam as revistas e as telinhas de tevê deste País? O que fazer com essas pessoas comuns, as suburbanas, as anônimas da periferia, quando desprovidas de uma plástica admirável?

Qual a parte que cabe àquelas milhares de pessoas que se alimentam mal, que sofrem os dissabores de uma vida sem nenhuma perspectiva, mas que têm como lema a fé na vida e a esperança no amanhã?" Ao invés desse desenfreado culto ao corpo, os meios de comunicação deveriam estimular as pessoas a se verem como seres humanos comuns que são, mas capazes de viver uma vida digna e honrada. Deveriam fazer apologia à honestidade, ao trabalho e aos valores realmente nobres.

Deveriam diminuir as diferenças e aumentar o sentimento em cada um de que a vida foi feita para ser vivida e aproveitada por todos nós, não havendo espaço para discriminações nem preconceito. É tempo de escutar os silêncios daqueles que clamam pela boca fechada; o silêncio de homens e mulheres que não têm corpos esculturais, mas que trabalham pesado contribuindo para o crescimento e grandeza deste País. Pessoas, acima de tudo, dignas também! É tempo de escutar o silêncio dos excluídos...



Luiz Maia

Autor dos livros "Veredas de uma Vida", "Sem Limites para Amar" e Cânticos"

- Edições Bagaço - Recife/PE.

http://geocities.yahoo.com.br/maialuiz/

msn: luiz-maia@hotmail.com

SKIPE: luizmaia1



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui