Usina de Letras
Usina de Letras
112 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50571)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->A INTERNET E A MANIPULAÇÃO DAS MASSAS -- 19/01/2018 - 22:29 (Edmar Guedes Corrêa****) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Em meados de 2016, publiquei um pequeno ensaio (pode ser lido AQUI), onde citava os benéficos e malefícios das redes sociais. Dias atrás, lendo esse ensaio, vi que não abordei os problemas psicológicos como deveria. Assim resolvi publicar esse pequeno artigo, como uma espécie de complemento.

Ainda é muito cedo para avaliar a influência de se viver conectado o tempo inteiro no comportamento das pessoas. Hoje em dia quase tudo depende da internet e as redes sociais se tornaram uma febre tão grande que, para a maioria dos mortais, principalmente nos países menos pobres, é impossível viver sem estar conectado. Há pessoas que passam mais de 15 horas diárias com os olhos fixos na tela de um smartfone ou computador. Isso inegavelmente provocará a médio e longo prazo uma mudança na maneira de agir das pessoas e no jeito de interagir com o mundo a sua volta. Só não se sabe se para o bem e para o mal. No entanto, vejo que estamos ficamos mais solitários, egoístas, indiferentes, depressivos e menos sensível ao que ocorre a nossa volta. É possível que as redes sociais estejam banalizando tudo, até mesmo o sofrimento alheio, transformando as coisas mais sérias em espetáculo. A imagem de alguém padecendo de um grande sofrimento, por exemplo, postada numa rede social, é capaz de provocar indignação, ódio e as mais variadas reações; mas ao mesmo tempo provoca nas pessoas uma sensação de irrealidade, levando-as a compartilhá-la ou apenas curti-la como se isso fosse o bastante, como se com esse gesto já estivesse fazendo a sua parte (aliás, isso é mais comum do que se imagina). Mas sabemos que a coisa não é bem assim. Um compartilhamento não vai acabar com a dor ou injustiça por trás daquela imagem. É preciso algo mais. E é justamente esse algo mais que o mundo conectado está tirando das pessoas. Talvez estejamos vivendo uma era de alienados, embora não tenho certeza de que a palavra “alienado” seja a mais correta; no momento não me ocorre outra. O que posso dizer é que há uma grande e silenciosa transformação na sociedade, uma transformação que não me parece para melhor, para um mundo de pessoas mais inteligentes e esclarecidas, como deveria ser. Tenho a sensação (e espero que seja realmente só uma sensação) de que estejamos caminhando para um mundo composto de idiotas, onde uns poucos expertos manipulam o restante. Embora a história da humanidade é em sua maioria calcada em episódios assim, a tecnologia, em vez de evitar esse tipo de coisa, parece-me estar contribuindo para o seu agravamento, o que é assustador. Só espero estar errado.


ENCONTRE-ME TAMBÉM:
NO RECANTO DAS LETRAS
NO FACEBOOK
TWITTER
NO MEU BLOG



LEIA TAMBÉM:
O LADO PERNICIOSO DAS REDES SOCIAIS
INTELIGÊNCIA E GOSTO MUSICAL
A FALSA NOÇÃO DE QUE O HOMEM É BOM
UM VIR A SER TALVEZ
SANGRANDO ILUSÕES
E SE O MUNDO SEMPRE EXISTIU?
TODO QUE TENHO
O MAIOR EQUÍVOCO DA NATUREZA
ESSA FALSA LIBERDADE
O HOMEM QUE FRACASSA
SOBRE A LIBERDADE
POR TRÁS DA CARIDADE
O MAIOR ERRO DO SOCIALISMO
NA DOR ESTÁ A DISTINÇÃO ENTRE OS HOMENS
IMAGINAÇÃO E PRAZER
TEIA DE ARANHA
FARDO PESADO
APARÊNCIAS
EU VAGUEIO PELA VIDA
DIVAGANDO EM ALTO MAR
UM INIMIGO CRUEL
PENSAMENTOS TENPESTUOSOS(2)
O TOTALITARISMO E A CRIATIVIDADE
UM SONHO DISTANTE
TALVEZ A VIDA SEJA ASSIM
UM SIM À VIDA

NÃO DEIXE DE LER: 30 TEXTOS MAIS LIDOS DA USINA NOS ÚLTIMOS 6 MESES
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui