Usina de Letras
Usina de Letras
112 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50571)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A CRÍTICA - FRANCISCO MIGUEL DE MOURA -- 12/04/2006 - 18:08 (Francisco Miguel de Moura) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A CRÍTICA





Os poemas de Francisco Miguel de Moura impressionam pela severidade e justeza de tons.



Henriqueta Lisboa





O sabor concretista de algumas produções de Areias mostrava um poeta seguro, consciente da importância do seu trabalho para a renovação dos valores que revitalizariam a poesia piauiense. No segundo livro, Pedra em Sobressalto, o poeta Francisco Miguel de Moura ressurge com um método estilístico completamente novo, (...) nos padrões das concepções que renovam este gênero de arte no Brasil. É a descoberta de novas formas. A fuga às raízes simples da poesia-terra para tentar a temática universal.



Herculano Moraes





Miguel de Moura é um poeta original, insólito sim.



Lygia Fagundes Telles





Francisco Miguel de Moura é poeta de corpo inteiro, senhor e não servo das palavras (...) e hoje o posso citar como um dos três maiores poetas do Piauí, ao lado de Da Costa e Silva e H. Dobal.



O. G. Rego de Carvalho





Miguel de Moura se aproxima bem do núcleo indagador e metafísico da condição humana. Daí, certa ironia, certa descrença dos valores consagrados. E até mesmo exibe uma veia satírica que infiltra em muitas composições. Mesmo nas formas tradicionais, como o soneto, o poeta não recusa a introdução do chiste, conduzindo o grotesco como sinal de modernidade.



Fábio Lucas







Recebi seu novo livro (Vir@gens). É belo, belo, belo. De mais a mais você joga com as palavras que nos atingem bem no cerne. Um virtuose. Que pensa e vivencia.



Stella Leonardos

És um formidável poeta, nota-se a profundidade, o alcance de tuas idéias e a mensagem que refletem teus poemas, junto a uma linguagem precisa e clara.



Carlos Chacón





Um dos fortes na poesia de Francisco Miguel de Moura é a criação de imagens poéticas de grande sugestividade.



Paulo Nunes Batista



O autor é, talvez, o melhor poeta piauiense vivo.(...) O poeta se distingue sobretudo pela habilidade no trato vocabular, pelo ritmo multiforme dos poemas, o jeito como desenvolve e encerra os poemas, com a autoridade de quem não só já conhece o valor da palavra, mas também se resolve na capacidade de extrair poesia de qualquer assunto e de enfatizar determinado vocábulo salientando as frações de que se compõe, ou possibilidades outras.



Fernando Py





Um escritor que exerce seu ofício com bastante competência. (...) Do poeta, em particular, alguns pontos podemos destacar: a dicção, o ritmo, a imagética e a ductilidade dos versos que, na poesia de Francisco Miguel de Moura, é pura música, limpa harmonia de notas que soam em perfeito equilíbrio – que esse poeta piauiense escreve como quem canta e o seu verso, escandido ou não, é sempre harmonioso e nele existe uma natural contenção, talvez imposta pela disciplina de quem desconfia dos fazedores de discursos.



Chagas Vall







Poesia com P maiúsculo. Poesia adulta. Poesia de fina e acabada arte. É o que me vem a respeito desta obra (Poesia in Completa), depois de sua (re)leitura.



Magalhães da Costa





É de admirar a qualidade do seu trabalho, a maneira de dizer aquilo que está dentro do seu ego, a magnífica sensibilidade que extravasa de cada página dos seus excelentes livros (Vir@gens, Edições Galo Branco, Rio, 2001 – o mais recente). Eles brotam e florescem dando vida e beleza a vários temas. (...) Noto em seus escritos uma expressão sui generis.

Luiz Fernandes da Silva







Francisco Miguel de Moura, um musicista escondido na alma do poeta lírico e singular (Quinteto em mi(m)), um intimista de bom quilate, um hiper-sensível.



Homero Silveira





Ao longo de sua obra, Francisco Miguel de Moura nos habituou a vê-lo como um poeta do nosso tempo. Áspero na forma, contundente na expressão. Em síntese, um lírico realista, porque voltado para a vida em cuja concretude o homem se perde.



Benedicto Luz e Silva





Li o livro todo desde o começo. Gostei muito de tudo, “Bar Carnaúba” cresce de página a página. E nas suas saudades reencontro as minhas saudades. (...) É bonito aquilo de “quero morrer de mar”; também “Canção para um menino” (...) “Morrer: dormir noutro tom” é um achado. Outro achado: “não fosse este sim de lembranças”...



João Felício dos Santos





A poesia dá alma às palavras e nas de Chico Miguel a gente a encontra.



Eduardo Maffei





Francisco Miguel de Moura faz uma poesia sem temor das palavras, de fácil comunicação.(...) Além de ousar e experimentar, denuncia.



Leila Míccolis





Poesia convincente, verdadeira (alta e profunda) é a de Francisco Miguel de Moura. Impressiona, sobretudo, pela singularidade.



Joanyr de Oliveria





Seu livro “Vir@gens”, tal como outros anteriores, traz belíssimos poemas. Muito grato pelo livro e pela beleza que encerra.



Antônio José Queiroz







Perdoe-me se me surpreendo com a excelência do seu trabalho. Sua obra literária merece aplausos.



Castro Aguiar





Por que “Poemas Outonais”. Poemas como os seus não têm idade, nem estação. Não são de crepúsculo de vida; são de eternidade.



Renato Castelo Branco





Li “Poemas Ou/tonais” e gostei muito, principalmente da seção “tonais”, que me toucou fundo. Mas todo o livro é o resultado de uma notável reflexão lingüística, ou seja, de um trabalho em cima da língua, que tem como objetivo a medula do termo, a palavra.

Vera Lúcia de Oliveira

Itália



“Poemas Ou/tonais” é belíssimo. É a síntese de uma poesia atual, cheia de idéias, moderna e poderosa, no sentido amplo que a melhor poesia brasileira possui.



Tanussi Cardoso



Belo é “Poemas Ou/tonais”, com sua poesia madura, o lirismo enxuto, a técnica apurada. Você é um senhor poeta, dos melhores que conheço fazendo jus ao prestígio que desfruta dentro e fora do Piauí.



Àlvaro Pacheco



Dotado de grande sensibilidade, aberto ao instante que passa e à realidade em volta, Francisco Miguel de Moura sabe se sobrepor às sugestões imediatas, em direção ao pensamento sublimado, atingindo um território plenamente lírico, onde a palavra transcende o seu significado e se abre para novas sugestões. Exatamente como deve ser, num campo tão vasto e explorado desde tempos imemoriais.



Rejane Machado

“Sonetos Escolhidos”, cada um mais sensível, pungente e belo. Em cada verso há lições de vida; sem ter a pretensão de nada ensinar, o poeta recupera da infância os instantes sublimes que o tempo levou.



R. Leontino Filho



Com o humor tragicômico que permeia seus poemas, o poeta (Francisco Miguel de Moura) ironiza a ausência, no meio provinciano, de altos ideais que estimulem o engrandecimento interior dos homens, ou, o que é mais grave, o repúdio que recai sobre os que ousam buscar caminhos mais largos.



Nelly Novaes Coelho







De Areias, livro de estréia, onde a emoção do verso alçava delicados vôos, partiu Chico Miguel (...) para o exercício poético de Pedra em Sobressalto, que projetou seu nome para além dos limites desta ainda província cultural do Piauí.

Hardi Filho



Meu agradecimento atrasado pela oferta da variada e sugestiva poesia de “Universos das Águas”, a que teve a gentileza de juntar um exemplar de “Cirandinha”, que também muito apreciei.



Carlos Drummond de Andrade





Acabo de ler “Vir@gens”. Ficou-me a impressão de que li o melhor livro de Poe mas lançado em 2001.



Dílson Lages





Mais eu lia Chico Miguel, mais pensava que não era ele, carne e osso, que por estas bandas matutas não cabia poeta assim, enternecedor, cativante, maravilhoso de cantar com tanta doçura. (...) Chico Miguel ilustra a literatura de qualquer canto do mundo.



A. Tito Filho



Li o seu livro (“Pedra em Sobressalto”) e não foi surpresa encontrar a boa poesia que eu esperava. A surpresa foi realmente questão de grau: os poemas são ainda melhores do que previa a minha expectativa.



H. Dobal



Chico Miguel dá a sua contribuição, exercendo o domínio de uma dicção poética segura, exemplar, onde os valores cotidianos e existenciais valorizam a sua inventiva linguagem. O poeta está pleno e pronto para a posteridade.



Assis Brasil



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui