Usina de Letras
Usina de Letras
181 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62189 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50593)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Inspiração no mito -- 09/04/2006 - 12:19 (Ione Garcez Vieira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Maine Vallery



Gabriel,vendo ontem,um filme francês, lembrei demais de ti,das nossas conversas,nosso trabalho,nossos questionamentos.E acho que foi isto que me levou hoje à Campbell,O PODER DO MITO( entrevista concedida a Bill Moyers),e peço licença a ti e aos leitores para transcrever alguns pensamentos deste sábio:

“ Moyers:O que acontece quando uma sociedade já não abriga uma mitologia poderosa?

Campbell:Aquilo com que nos defrontamos no presente.Se você quiser descobrir o que significa uma sociedade sem rituais,leia o Times,de Nova York.

Moyers:E você descobrirá?

Campbell:As notícias do dia,incluindo atos destrutivos e violentos praticados por jovens que não sabem como se comportar numa sociedade civilizada.

Moyers:A sociedade não lhes forneceu rituais por meio dos quais eles se tornariam membros da tribo,da comunidade........

Campbell:.....quando eu era criança,vestíamos calças curtas,você sabe, calças pelos joelhos.E chegava então o grande momento em que você vestia calças compridas.Quando é que eles vão saber que já são homens e precisam abandonar as criancices?

Moyers:Os adolescentes que crescem nesta cidade nas imediações da Rua 125 com a Broadway,por exemplo – de onde é que eles tiram seus mitos,hoje?

Campbell:Eles os fabricam por sua conta.Por isso é que temos grafites por toda a cidade.Estes adolescentes tem suas próprias gangues,sua próprias iniciações,sua própria moralidade.Estão fazendo o melhor que podem.Mas são perigosos porque suas leis não são as mesmas da cidade.Eles não foram iniciados em nossa sociedade”

Agora,por favor, pensa,Gabriel,sobre a atualidade desta conclusão!!!

Esta verdade nos encaminha à outra: ninguém deve deixar de ler e pensar sobre o que diz Joseph Campbell...

Estamos em abril,Gabriel, e este fim e recomeço com o outono chegando faz pensar no que passou e no que está vindo.Para ti,para mim,para o Mundo.E como hoje é domingo,vale a pena olhar para o Céu e pedir que Deus nos olhe e” alegre nossos olhos”,como dizem os árabes.

Depois da saudade,que me levou à Campbell;depois do outono que me levou a olhar ao Céu e rezar,te dou um grande abraço,saudoso dessa Europa,com Mitos,com mais história,com mais cultura,com mais civilização...Se eu falar das nossas vivências brasileiras, vou repetir o TIMES,como disse Campbell.

Tchau.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui