Usina de Letras
Usina de Letras
100 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10350)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Frases-->Quanta semelhança com o mundo de George Orwell! -- 31/10/2007 - 00:35 (Leon Frejda Szklarowsky) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
QUANTA SEMELHANÇA COM O MUNDO DOS BICHOS CRIADO POR GEORGE ORWELL, em a REVOLUÇÃO DOS BICHOS:Os animais, liderados por alguns porcos “muito vivos”, que se revelaram exímios demagogos, expulsam Jones, o dono da fazenda que os abrigava, onde eram explorados e maltratados, impiedosamente. Pretendiam, então, criar um Estado igualitário e justo onde reinaria a felicidade. Fizeram a revolução. Assumiram o poder. Seriam diferentes dos seres humanos. Não admitiriam, jamais, a mentira e a torpe escravidão. Todos estavam satisfeitos, felizes. Enfim, poderiam usufruir de todos os bens que a natureza prodigamente lhes oferecia, sem discriminação, inclusive a liberdade.
Não obstante, também os bichos sofrem do mesmo mal da humanidade. E as disputas internas, a inveja, a exploração do bicho pelo bicho destroem o sonho e a aspiração de um mundo melhor. Ai, que saudades do que se foi!
Tal qual os angustiados e revoltados animais, ao assumirem o governo de sua espécie, os humanos revolucionários, de ontem, tornam-se os energúmenos de hoje e, como na ficção orweliana, de que “todos os animais são iguais mas alguns animais são mais iguais que os outros”, assim também, todos os homens são iguais, mas alguns são mais iguais, espertos e aproveitadores que os outros.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui