Usina de Letras
Usina de Letras
120 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22533)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50586)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Sobre Entrelaço -- 20/03/2006 - 19:17 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Entrelaço –verso e prosa - livro de Salete Cordeiro – Facform – Recife-PE-2005-122pgs.

Por: maria do socorro cardoso xavier



A autora, paraibana de Campina Grande, radicada em Recife, onde trabalha na Chesf, colega da minha querida prima Aparecida Xavier Cardoso. Salete Cordeiro, pós graduada sem no entanto perder o lirismo, a poesia de ser.

Entrelaça-se neste livro dois estilos: na poesia o lirismo, a paixão, a saudade, o onírico, enfim o confessional de uma mulher, onde rasga paixões e sonhos alados do amor; na prosa: o hiláreo humorístico, o lúdico, a realidade e ficção bem próximas. Estórias do cotidiano de pessoas comuns passam a ser importantes.

Sua prosa com humor e graça faz aflorar no leitor o riso – Já dizia Rabelais: rir é o melhor remédio.

Bom manuseio com as palavras, um olhar integrado e diverso sobre o mundo. Sentimentos e reflexões saídos de um imaginário feminino tão rico. Entrelaçam-se o objetivo e o subjetivo. Do fundo da alma e do prescrutar, saídos de um inconsciente-consciente, assim a autora vai fazendo emergir os tesouros guardados; seu ser neste mundo conturbado e passa e deixa seu registro com beleza e alma.

Um vazio existencial causado pelas dores do mundo, a força do sol, o lirismo do luar, um vento de saudade inundam a poeta Salete Cordeiro. O sol que dar energia, a lua que enternece, o vento que leva lembranças não alegres, assim a poetisa entrelaça-se no cosmos, criando versos sensíveis no universo feminino das letras.

Nos comentários de uma sua obra no final do livro, constam intelectuais falando bem acerca dela, - aí já se garante, com a opinião da doutora e crítica literária campinense, da estirpe da professora Elizabeth Figueiredo Agra Marinheiro.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui