Usina de Letras
Usina de Letras
143 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50587)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->UBE-PE -- 20/03/2006 - 19:15 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Voz da UBE





União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco

Boletim Informativo - 19 de Março de 2006





Feira Literária de Porto de Galinhas



II Feira Literária de Porto de Galinhas movimenta mundo cultural do país





Começa na próxima 5ª feira, dia 23 de março, a II Feira Literária de Porto de Galinhas (Fliporto). Na programação, que se estenderá até o domingo, 26 de março, constam lançamentos, mesas redondas, palestras, encontros e, sobretudo, muita conversa sobre livros e autores. Estão programadas palestras e mesas redondas sobre os temas A importância das Academias Literárias , A linguagem da sedução , A poesia de Mauro Mota , Paulo Freire - A pedagogia da Humanização , Poeta João Cabral de Melo Neto , Paaixão pelos Livros , Os caminhos da ficção , Ipojuca - 160 anos de emancipação política e Literatura e mídia (veja a programação no final desta edição). O encerramento ocorrerá no domingo, com palestra do acadêmico Ariano Suassuna. Visite o site www.fliporto.com.br.



shows culturais



Movimento Compre Cultura Brasil programa viagem a Ipojuca



Na última 4ª feira, dia 15 de março, o movimento Compre Cultura Brasil (CCB) se reuniu na sede da UBE-PE, na rua de Santana, em Casa Forte, Recife, para avaliar o sucesso do II Show Literário realizado em Gravatá, na Escola estadual Devaldo Borges, e programar a participação do movimento no show literário na Faculdade de Ipojuca (FAJOUCA), programado para a 6ª feira, dia 17 de março. Mais de 120 pessoas assistiram as apresentações do Show Literário de Gravatá. No dizer da diretoria da CCB, o show de Gravatá foi um sucesso retumbante . Maiores informações podem ser obtidas no site www.compreculturabrasil.com.br.



UBE lidera homenagem ao Dia Nacional dos Poetas



Na tarde do dia 14, em promoção conjunta com a Academia de Letras e Artes do Nordeste e o movimento Invenção de Poesia, a UBE promoverá uma homenagem especial ao Dia Nacional do Poeta. Da programação consta recital e panfletagem poética a partir das 16h00, na praça de Casa Forte, com sorteio e lançamento (físico) de livros aos presentes.



A ficção em Pernambuco



Olímpio Bonald Neto na Livraria Saraiva



Às 19h30 da 6ª feira, dia 31 de março, o mundo cultural de Pernambuco estará com os olhos voltados para o auditório Manuel Bandeira, da Livraria Saraiva, no Shopping Center Recife, onde será analisada a obra do escritor, pintor e cientista Olímpio Bonald Neto. O evento se insere no projeto "A ficção em Pernambuco , idealizado pelo presidente da UBE Vital Corrêa de Araújo e apoiado pela Livraria Saraiva.



Palavra de jornalista lançada na Academia Pernambucana de Letras



Na 4ª feira passada, dia 15 de março, em evento realizado nos jardins da Academia Pernambucana de Letras, foi lançado o livro Palavra de Jornalista , organizado por Evaldo Costa e Gilson Oliveira, reunindo depoimentos de grandes jornalistas, inclusive do acadêmico Abdias Moura.



Luiz de Freitas movimenta jardins da UBE





Na noite da última 5ª feira, dia 16 de março, o acadêmico Luiz de Feitas lançou o livro Pesqueira - das sombras e das imagens nos jardins da UBE. A festa foi prestigiada pelo mundo cultural do estado e, também, por vários políticos, inclusive a ex-prefeita de Olinda, Jacilda Urquiza. Na próxima 2ª feira, dia 20 de março, o livro de Luiz de Freitas será lançado em Pesqueira, na Academia Pesqueirense de Letras e Artes, na praça Comendador José Didier.



Música de Beto Pólux no Sesc



A partir das 20h00 da 6ª feira, dia 31 de março, o vocalista Beto Pólux, líder da banda Sagarana, movimentará o Teatro do SESC de Casa Amarela, com o espetáculo Acústico Nem carteiro nem poeta . Imperdível.



Tarde de autógrafos com Adriana Falcão na livraria Saraiva



Na próxima 2ª feira, 20 de março, a partir das 17 horas, a escritora Adriana Falcão, autora do livro A Máquina e o DJ Dolores, autor da trilha sonora do filme A máquina , estarão na livraria Saraiva dentro da campanha promocional do filme, que estréia nacionalmente na próxima semana. Maiores informações com Lívio Meireles através do e-mail liviom@livrariasaraiva.com.br.



Exposição Recife e Olinda: Duas Paixões permanece até 02 de abril



A exposição Recife e Olinda: Duas Paixões , reúne 28 quadros de Wilton de Souza, com texto de Paulo Fernando Craveiro, e mais de 50 fotos de Hans Von Manteufeel, no espaço Manuel Bandeira, da Livraria Saraiva, no Shopping Center Recife, estará aberta ao público até 02 de abril. A exposição promovida pela União Pernambucana do Artista Plástico faz parte das homenagens aos aniversários do Recife, com completa 469 anos, e Olinda, que completa 471 anos.



Fátima Quintas lança A Ilustre Casa dos Fantasmas



No próximo dia 06 de abril, a partir das 19 horas, em evento programado para a a Academia Pernambucana de Letras, na Av. Rui Barbosa, 1596, a escritora Fátima Quintas fará o lançamento do romance A Ilustre Casa dos Fantasmas.



Moniz Bandeira na Universidade de Buenos



escritor Luis Moniz Bandeira, autor de vasta obra no campo das ciências políticas, colunista do jornal digital La Onda, foi convidado pela Universidade de Buenos Aires para visitar a Argentina a partir de 19 de Março. De 28 a 29 de março, o professor Moniz Bandeira participará de um Seminário sobre temas internacionais e sul-americanos na Universidade Bonaerense.



Curtinha



Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU. Basta Clicar aqui.





Gabinete Português de Leitura lança DVD s do projeto Dia da Criação de Poesia



Na tarde da 5ª feira passada, dia 18 de março, em evento no auditório Calouste Gulbenkian, no Gabinete Português de Leitura, foi apresentada a coleção de DVD s envolvendo a participação dos poetas Vital Corrêa de Araújo, Maria de Lourdes Horta e Juareiz Correya no projeto Dia da Criação da Poesia .



Festa no lançamento de Pequenas traduções de grandes poetas



O lançamento do livro Pequenas traduções de grandes poetas , de Milton Lins, no último dia 16 de março, nos jardins da Academia Pernambucana de Letras, foi uma festa da literatura regional. O acadêmico Milton Lins é um dos maiores tradutores do país, já tendo feito a versão para o português da obra de William Shakespeare, Jean Niclolas Rimbaud e André Chérier.



Fundação Gilberto Freire prepara Seminário de Tropicologia



Na próxima 3ª feira, dia 21 de março, a Fundação Gilberto Freyre e o Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFPE promoverão uma Reunião Preparatória do Seminário de Tropicologia. O encontro ocorrerá no Auditório Odilon Ribeiro Coutinho, na Fundação Gilberto Freyre, Rua Dois Irmãos, 320 - Apipucos - Recife - PE, a partir das 15 horas, sob a coordenação da escritora Fátima Quintas e contará com a presença da delegada e jornalista Cláudia Molina, que falará sobre a Violência contra a mulher - a situação em Pernambuco .



Flores tropicais será lançado em Brasília



Na próxima 5ª feira, dia 23 de março, depois do sucesso alcançado a Bienal Internacional do Livro em São Paulo, o livro Flores tropicais , que reúne fotos do acadêmico Marcus Prado e poemas de Deborah Brennand, em edição bilíngüe editado pela Embrapa, será lançado em Brasília.



Palestras audiovisuais na reunião da Sobrames



Na próxima reunião da Sobrames-PE, a partir da 08h30 da 2ª feira, 03 de abril, o auditório 1 do Memorial da Medicina, no Derby, será movimentado com palestras audiovisuais. O vice-presidente Paulo Camelo apresentará "O ritmo no poema", ensaio-tema de um de seus livros.



Orismar Rodrigues abre projeto A Cultura e a Arte em Pernambuco



No próximo dia 28 de março, em evento programado para às 19h00, na Livraria Cultura, o projeto A cultura e a arte em Pernambuco , idealizado pelo escritor Vital Correa de Araújo, será lançado com o estudo da obra literária de Orismar Rodrigues. O coordenador do projeto, o escritor Alexandre Santos, já está com a agenda do projeto completa até o final do ano.



Bezerra de Lemos apresenta Luzes do cotidiano de Luiz Carlos Dias



Na manhã da 3ª feira passada, 14 de março, dentro da programação da Biblioteca Pública Estadual em comemoração ao Dia Nacional da Poesia, o poeta Luiz Carlos Dias lançou o livro Luzes do Cotidiano . Durante o evento, que contou com a presença do escritor Alexandre Santos, presidente da Academia de Letras e Artes do Nordeste, do dramaturgo Jomard de Brito, e, ainda, do musicista Isaac Costa, o professor Bezerra de Lemos fez a apresentação do livro.



Programação da UBE para o Mês de março



dia 22 – quarta-às-quatro (16h00)



dia 29 – quarta-às-quatro (16h00)



de 23 a 26 - II Fliporto



Quarta às Quatro mantém sucesso



Na última 4ª feira, dia 08 de março, o projeto Quarta às Quatro , realizou sua 150ª sessão com a presença 80 escritores.



SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.



Dia da Criação de Poesia analisa obras Carlos Cavalcanti



No próximo dia 30 de março, a partir da 16 horas, no auditório do Gabinete Português de Leitura, dentro do programa Dia da Criação da Poesia , idealizado e coordenado pelo escritor Juareiz Correya, a obra do poeta Carlos Cavalcanti será analisada. Os debatedores serão Telma Brilhante, Lúcio Ferreira e Rosa Lia Dinelli.



Mensagem aos escritores



Atualize sua contribuição à UBE



"Escritor, associe-se ou retorne a sua velha Casa. A luta é nossa". Lúcio Ferreira



Leny Amorim assume direção cultural do Clube Português



Na última 5ª feira, 16 de março, em evento que contou com a presença dos secretários municipais de cultura de Recife e Olinda, do cônsul de Portugal e do presidente da Academia de Letras e Artes do Nordeste, o escritor Alexandre Santos, a musicista Leny Amorim, presidente da Academia de Música de Pernambuco, assumiu a diretoria cultural do Clube Português.



UBE Organiza I Encontro de Escritores de Pernambuco



Na 2ª quinzena de maio, a UBE promoverá o I Encontro de Escritores de Pernambuco. O evento será realizado em Garanhuns e pretende reunir cerca de uma centena de escritores.



Aconteceu



14 de março. Lançamento do livro Luzes do cotidiano , de Luiz Carlos Dias, às 10h00, na Biblioteca Pública, na Rua João Lira, no Parque 13 de maio. A saudação será feita pelo professor Bezerra de Lemos.



16 de março. Lançamento do livro Pequenas traduções de grandes autores , de Milton Lins, às 19h30, na Academia Pernambucana de Letras.



Academia Recifense de Letras



Lúcio Ferreira assume cadeira na Academia Recifense de Letras



Na 3ª feira passada, dia 14 de março, em homenagem especial ao Dia Nacional da Poesia, o poeta Lúcio Ferreira, vice-presidente da UBE, tomou posse na Academia Recifense de Letras em concorrido evento nos jardins da União Brasileira de Letras. A posse de Lúcio Ferreira foi prestigiada por representantes da maioria das entidades literárias, entre os quais o poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE-PE, e o escritor Alexandre Santos, presidente da Academia de Letras e Artes do Nordeste.



Posse no Tribunal de Justiça



Na próxima 2ª feira, dia 20 de março, às 15 hora, em cerimônia solene na Sala de Sessões do Palácio da Justiça, na Praça da República, o jurista Gustavo Augusto Rodrigues de Lima tomará posse no cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco.



Notícias da UBE-NY



Prêmio Literário da UBENY homenageia general Abreu e Lima



Dando curso a parceria fraterna que a liga a UBE-PE, a UBENY instituiu o "PRÊMIO ANUAL DE LITERATURA" para promover e estimular os estudos da história brasileira. Fruto da iniciativa do escritor Domício Coutinho, presidente da UBENY, este ano o concurso homenageará , o general [José Ignacio Ribeiro de] Abreu e Lima. Ao explicar a opção, Domício Coutinho lembrou que o general Abreu e Lima foi vítima de ódio, inveja e perseguição, enfatizando que "a própria Igreja o condenou por defender a liberdade religiosa dos protestantes negando-lhe sepultura católica". Na seqüência do prêmio-2006, o presidente da UBENY pretende continuar as homenagens ao general Abreu e Lima, promovendo um desagravo público ao heróis para "dar a seus restos mortais a sepultura que lhe foi negada e erigir um túmulo digno de seu nome ao lado dos grandes vultos da história pernambucana", disse Domício Coutinho ao assinar o protocolo que institui o prêmio. Maiores informações podem ser obtidas no site www.ubeny.org/.



Prêmio Jorge Amado , recebe trabalhos até 28 de abril



Até o dia 28 de abril, o governo da Bahia receberá indicações para o Prêmio Nacional Jorge Amado de Literatura e Arte, que faz a maior premiação do país na área cultural. As indicações, que só podem ser feitas por instituições, devem versar sobre literatura, dança, teatro, música, artes plásticas e cinema vídeo.



Sites recomendados





Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro. O site é www.plataforma.paraapoesia.nom.br





Visite o site da REBRA e conheça mais sobre a Rede de Escritoras Brasileiras, uma organização que divulga mundialmente a literatura feminina brasileira. O site é http://rebra.org.



Vale à pena visitar o canto do escritor Jaime Barboza no Recanto das Letras. Basta clicar em autor.jotabe no site www.recantodasletras.com.br



Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.



Visite a página da INTERPOÉTICA www.interpoetica.com.





Visite a loja virtual da Cooperativa Compre Cultua Brasil (CCB), Basta clicar em www.compreculturagbrasil.com.br



Vale à pena visitar o site do jornal literário Linguagem Viva . Basta um clique em www.linguagemviva.com.br.



Concurso literário Arthur Roberto Ferreira vem aí



A UBE anunciou que lançará o Concurso Literário Arthur Roberto Ferreira para contos. O regulamento do concurso, cujo nome homenageia o pai do escritor Lúcio Ferreira, vice-presidente da UBE, será publicado no início do 2º semestre.



Agenda



23 a 26 de março. II Fliporto, a Feira Literária de Porto de Galinhas, com lançamentos, oficinas literárias, mesas redondas, palestras, em Porto de Galinhas, litoral sul do Estado de Pernambuco.



28 de março. Estudo da obra de Orismar Rodrigues, na Abertura do projeto A cultura e a arte em Pernambuco , no auditório da Livraria Cultura, no Paço Alfândega, às 19h00.



30 de março. Estudo da obra de Carlos Cavalcanti, no auditório Calouste Gulbenkian, no Gabinete Português de Leitura, às 16h00.



31 de março. Estudo da obra de Olímpio Bonald Neto, dentro do projeto A ficção em Pernambuco , no auditório Manuel Bandeira, da Livraria Saraiva, no Shopping Center Recife, às 19h30.



Diretoria Executiva



Vital Correia de Araújo



Presidente



William Ferrer Coelho



Presidente Emérito



Waldemar Lopes



1º Vice-Presidente



Raimundo Carero



2º Vice-Presidente



Lúcio Ferreira



Vice-presidente



Alexandre Santos



Administrador-Geral



Geraldo Ferraz



Núcleo de Pesquisa e História



Coordenação Editorial



Alexandre Santos



Este boletim informativo da UBE-PE tem circulação quinzenal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do seu banco de dados.



Indique um amigo para

receber o informativo da UBE através de e-mail dirigido a coordenação editorial





Fliporto - programação

Dia 23 de Março - quinta-feira



19h00



Palestra : Tema: 160 anos de emancipação política do Ipojuca



Palestrante: Romero Sales (Secretario de Educação do Ipojuca)



Debatedores: Geraldo Ferraz, Eleny Pinto da Silveira e



Coordenação: Olimpio Bonald Neto



21h00



Palestra



22h00



Show de Abertura



Dia 24 de Março – Sexta



17h00



Palestra: Tema: O papel das Academias de Letras no desenvolvimento cultural



Palestrante: Waldênio Porto – Pres. da Academia Pernambucana de Letras



Debatedores: Alexandre Santos, Luzilá Gonçalves Ferreira e Lucilo Varejão Neto.



Coordenação: Acadêmica Lucila Nogueira



19h00



Palestra: Tema: A linguagem da sedução



Palestrante: Mauro Salles



Debatedores: Marcus Accioly, Maria Cristina Cavalcanti de Albuquerque e Lúcio Ferreira



Coordenação: Prof. Nelly Carvalho



21h00



Palestra: Tema: A poesia de Mauro Mota



Palestrante: Marcos Vinícios Vilaça (Presidente da Academia Brasileira de Letras)



Debatedores: Antonio Carlos Secchin, Marly Mota e Flavio Chaves



Coordenação: Senador José Jorge



DIA 25 DE MARÇO - SÁBADO



15h00



Palestra: Tema:João Cabral de Mello Neto, O Pernambucano



Palestrante: Selma Vasconcelos



Debatedores: Marcus Accioly (Pres. do Conselho Estadual de Cultura) e Vital Corrêa de Araújo (Presidente da União Brasileira de Escritores – Secção de Pernambuco)



Coordenação: Alexandre Santos (Pres. da Academia de Letras e Artes do Nordeste)



17h00



Palestra: Tema: Paixão pelos livros



Palestrante: Antônio Campos



Debatedores: Mauro Salles e Jacques Ribemboim



Coordenação: Lucilo Varejão Neto (Presidente da Academia Recifense de Letras)



19h00



Mesa Redonda: Tema: Os caminhos da ficção



Debatedores: Luzilá Gonçalves Ferreira, Ronaldo Correia de Brito e Raimundo Carrero



Coordenação: Nelly Carvalho





DIA 26 DE MARÇO – DOMINGO



09h30



Homenagem: Raimundo Carrero – 30 anos de vida literária



Vídeo, depoimento do homenageado e manhã de autógrafos



Apresentador: Sébastien Joachin (Prof. da UFPE e UFPB)



11h00



Aula – espetáculo



Ariano Suassuna



13h00



Almoço de enceramento c/ musica ao vivo





OFICINAS



Oficina de Ficção – Raimundo Carrero



Oficina de poesia – Lucila Nogueira



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui