Usina de Letras
Usina de Letras
16 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62280 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50667)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6207)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Para Marilza de Castro -- 03/06/2002 - 18:23 (Fernando Tanajura) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Marilza,

***
<< Mensagem referente ao texto - curriculo.
Olá, Fernando.
Fiquei conhecendo seu trabalho pela Lista de poetas da Delasnieve. Seu nome chamou-me a atenção, para ser sincera, seu sobrenome Tanajura; busquei informações e acabei sabendo do endereço de seu site.
Estou impressionada com sua obra. Parabéns.
Voltemos ao sobrenome: sei que, lá em Curralinho, depois Castro Alves, não? houve uma família Tanajura que era parente de Castro Alves, o poeta; como o nome não é comum, imagino que seja parente dele. Gostaria que me confirmasse ou não.
Razão da curiosidade: 24 de julho devo tomar posse na cadeira nº 2 da Academia Pan-Americana de Letras e Artes, patronímica de Castro Alves. Se antes já amava o poeta e toda a sua obra, agora tenho mais que obrigação de conhecer-lhe não só obra, como vida e família.
Agradeço sua atenção e aguardo possível resposta.
Sinceramente,
Marilza.
>>


Marilza,

Obrigado pelo contato e, antes de tudo, dou-te meus parabéns por ocupar a cadeira de uma patronímica de tal envergadura. Ao contrário do que tu afirmas, o sobrenome Tanajura é muito comum em todo estado da Bahia. Sei que não é muito comum no resto do Brasil. A família é enorme. Tem Tanajura por tudo quanto é canto desde o século XVIII. Sei que houve mistura com a família Castro. Não tenho conhecimento se tenho algum parentesco direto com o Antônio de Castro Alves, apesar de lembrar que, quando pequeno, ouvia o nome dele nas conversas familiares como mais um da família. Encaminhei tua mensagem para um primo meu que pesquisa e organiza a genealogia da família. Vou consultar um outro primo que é historiador e se empolga muito com esses ramos genealógicos. De qualquer maneira dá uma olhadinha na página http://pagina.de/genealogia . Lá estão listadas as famílias Castro - Meira - Tanajura - Machado - Vilas Boas - Guimarães e Lessa. Sete famílias muito unidas em que seus descendentes se casaram entre si. É preciso paciência para pesquisar porque nos idos 1700 e 1800 era muito comum casamento entre primos, nomes em homenagens aos avós e tios e a certo ponto a gente se confunde com nomes iguais em gerações diferentes, ou sobrenomes invertidos, como por exemplo a família Alves de Castro em um ramo e de Castro Alves em outro. Independente disso, já anotei teu endereço e, quando tiver algum assunto sobre Castro Alves, será um prazer te remeter.
Abraços
Fernando Tanajura





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui