Usina de Letras
Usina de Letras
159 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62225 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Poema de treze quadras -- 02/03/2006 - 17:40 (Geraldo Lyra) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O autor João de Freitas divulgou, nesta Usina de Letras, o "Cordel" DEUS E DIABO NA CRIAÇÂO, em 10/10/2003 - 9:36 h

Acontece que o cordel deve ser composto de - no mínimo sextilhas - e, portanto, trata-se de um poema de 13 quadras, todas elas com rima do segundo com o quarto versos, tipo abcb.

Sem entrar no mérito do conteúdo dos treze textos, encontramos alguns senões de métrica, como no primeiro verso do poema:"Deus criou todo bem,...", que só tem 6(seis) sílabas. Sugeririamos, data venia, a seguinte forma:"Se Deus criou todo bem,...".

Já na terceira quadra, o primeiro verso, também, só tem 6(seis) sílabas:"E o Diabo fez o ódio,..." Correto seria, por exemplo:"E se é que o Diabo fez o ódio,...". Quanto ao quarto verso desta mesma quadra - "Trazem tristeza e dor" -uma forma certa seria: "Nos trazem tristeza e dor?"

Na sexta estrofe, o verso "Por isso é que bêbado fede", por ter 8(oito) sílabas métricas, o certo é:"Por isso bêbado fede,".

Enquanto isso, no quarto verso da décima quadra - "Quem foi que fez a cruz?" - só tem 6 (seis) sílabas e poderia ser retificado para:"E quem foi que fez a cruz?"

Por fim, na décima-primeira quadra, nota-se que o quarto verso - "Por tudo de bom que se vê?" - está com 8 (oito) sílabas e basta o autor tirar a preposição "de", para o verso ficar correto:"Por tudo bom que se vê?"

O problema do João Freitas, é que parece não ter lido o Decálogo de Metrificação, de Luiz Otávio e/ou obra de Bilac sobre o assunto...
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui