Usina de Letras
Usina de Letras
135 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10350)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Frases-->Coronel, o menino de Diamantina -- 30/09/2007 - 13:27 (Leon Frejda Szklarowsky) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Affonso Heliiodoro, o presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal, traz a nobreza dos primeiros reis da primeira dinastia lusa. Heliodoro tem sua origem na língua grega e significa don del sol. O futuro reservar-lhe-ia momentos de grande felicidade e glória, já por carregar esse nome, já por lembrar Santo Heliodoro, o bom discípulo de São Jerônimo.
Heliodoro concentra a jovialidade, a emotividade, a perseverança e a clemência, mas é incansável. Não pára jamais. Desconhece a preguiça. O dinamismo é sua força motriz. Nasceu na velha e pequenina Diamantina, das Minas Gerais, de Juscelino Kubitscheck, aquele que seria seu mais fiel companheiro de sempre, na alegria e na tristeza, nos momentos de glória ou de muita dor.
. Com poucas ruas, toscas casas, apesar de tudo, vibrava. A cidade estava encantada e adornada, os fiéis desfilavam e caminhavam alegremente em busca da igreja e do aconchego divino, naquele dia em que todos se reuniam no Largo da Sé.
Enquanto isso, na Rua da Glória, numa casa, recuada na rua, com a frente bordada de estonteante gramado verde, em 16 de abril de 1916, despertava para o mundo o infante Affonso, que herdara o nome nobre do falecido irmão. O pequeno lar ficava ali mesmo e até hoje guarda lembranças, porque teve a sorte de permanecer de pé, certamente como homenagem ao seu mais célebre morador.
A velha Diamantina, rica em ouro e diamantes, na época dos bandeirantes, não lhe sai da memória. É teimosa. As noites escuras eram iluminadas pelas estrelas mais brilhantes do universo e pousavam sua luz naquele pequeno rincão das Gerais, a fazer inveja ao solo de pedras tão preciosas, que ofuscavam, com sua luminosidade, os astros celestes. Que maior contraste era preciso para o filho de dona Dolores? A riqueza dominava, então, aquelas plagas, somente comparáveis a Paris e a Lisboa. Esta se alimentava e se vestia do ouro e dos diamantes das minas de Diamantina. E do escárnio de seus habitantes.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui