Usina de Letras
Usina de Letras
158 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62190 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50597)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->MOISÉS ARCANJO FILHO, UM AMIGO DAS LETRAS -- 22/02/2006 - 21:06 (Filemon Francisco Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


MOISÉS ARCANJO FILHO, UM AMIGO DAS LETRAS





Filemon F. Martins





Nascido em Jordão de Brotas de Macaúbas, hoje cidade de Ipupiara, Bahia, em 25 de abril de 1929, filho de MOISÉS ARCANJO RIBEIRO e de UMBELINA MARTINS SODRÉ, Moisés Arcanjo Filho, conhecido também como Moisés de Bela passou a residir, após a morte de seu pai, no povoado de Olho d’água, com sua avó, Dona ALTINA FRANCISCA DE OLIVEIRA.

Neste povoado, passou sua infância, adolescência e juventude. Para freqüentar escolas, o menino Moisés andava a pé para a antiga Vila de Jordão, num percurso de 04 (quatro) km. Teve, inicialmente, como professores o Sr. JOSÉ MARTINS DE SOUZA e a professora JOSELITA SOBRAL OLIVEIRA, que fora designada pelo Estado para lecionar naquela localidade, onde o jovem Moisés Arcanjo Filho concluiu o curso primário.

Casado com Dona Nívea Leite Arcanjo, filha do Sr. Antonio de Venço, com quem tem quatro filhos, Iara, Aécio, Leila e Hélder.

Na vida prosaica, Moisés Arcanjo Filho foi lavrador, sua primeira profissão. Morando com sua mãe, Dona Bela, tornou-se alfaiate, ofício que exerceu com dignidade e que o ajudou a sustentar sua família. Posteriormente, tornou-se professor particular do curso primário, lecionando em Olho d’água, para alunos como, Renilde Martins Sodré (hoje casada com o Sr. Francisco Nunes da Silva, residente em São Paulo) e Argileu Martins Sodré, comerciante em Ipupiara, filhos do Sr. José Sodré Martins, conhecido como “Seu” Zequinha, que mais tarde se tornaria um próspero comerciante na cidade de Ipupiara.

Na gestão do primeiro Prefeito de Ipupiara, José Antonio dos Santos, (Dedé) de 1959 a 1962, foi nomeado professor municipal, tendo dado aulas na Igreja São Vicente de Paula, na Praça Santos Dumont.

Paralelamente a estas atividades, em sua juventude, aprendeu e se tornou um sanfoneiro atuando em bailes de casamentos e em festas religiosas que aconteciam na cidade. Creio que até hoje, (2006) em momentos especiais, Moisés ainda executa algumas músicas em seu acordeão.

Com a criação do Ginásio São João Batista, em 1972, na cidade de Ipupiara, fez exame de admissão e passou a estudar, mas por motivos vários não continuou. Em 1993 matriculou-se no Colégio Estadual Castro Alves e voltou a estudar, tendo concluído o Magistério com Formação Geral em 03 (três anos).

Como funcionário, prestou serviços à Justiça Militar, trabalhando na área de Identificação e Alistamento Militar de jovens na idade de 18 anos.

Conhecedor da história de Ipupiara e dos seus filhos ilustres, além de conhecer também a história de cidades vizinhas, Moisés Arcanjo Filho presta informações preciosas a todos que o procuram em busca de fatos, dados ou datas. Amante do saber e da leitura soube driblar os obstáculos de sua infância e juventude, com exemplar persistência. Leu e continua sua busca pelo saber, colecionando vários livros, alguns comprados por ele mesmo e outros, recebidos dos próprios autores, numa demonstração de apreço e simpatia pelo amigo das letras.

Não por acaso foi citado no livro “MILAGRE NA CHAPADA – ROMANCEIRO DA CHAPADA DIAMANTINA” de CARLOS ARAÚJO – 2005.

De Moisés Arcanjo Filho, pode-se dizer que é um homem de fé, porque soube vencer todas as dificuldades, com sabedoria e abnegação em busca do Saber e do Conhecimento, avançando sempre em busca dos seus sonhos. Não satisfeito, fez curso de Auxiliar de Enfermagem e hoje é voluntário, prestando serviços no Hospital Municipal Guilhermino Pereira Machado, em Ipupiara, Bahia.

Um brasileiro exemplar, um pai zeloso e abnegado, um cidadão cuja honestidade e ética são orgulho da família e todos que o conhecem, o admiram e o respeitam.





www.filemonmartins.com.br

filemon.martins@uol.com.br

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui