Usina de Letras
Usina de Letras
160 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Sobre Cordel Raimundo Santa Helena -- 12/02/2006 - 22:55 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




Cordel – Raimundo Santa Helena- antologia (introdução, texto de análise e seleção de Bráulio Tavares- Editora Hedra-São Paulo- 110 pgs.

Por: maria do socorro cardoso xavier

e-mail: osirixa@terra.com.br

Um poeta, escritor, compositor dos mais talentosos, da Paraíba, falando de outro poeta, cordelista especial, cearense, Raimundo Santa Helena.

Através da Editora Hedra do incansável pesquisador e editor Joseph Luyten, holandês, a serviço da cultura brasileira.

Bráulio Tavares poeta e compositor, conhecido em todo Nordeste, pela sua arguta inteligência e espírito crítico e irreverente, conhece amplamente a literatura e cultura popular nordestina. Estuda, pesquisa, participa de debates, faz conferências e apresenta trabalhos de grande valor nos congressos e seminários em torno do tema. Espírito inquieto e fértil.

Nesta oportuna obra, Bráulio Tavares traça um perfil sui generis do cordelista Santa Helena, analisando seu papel dentre os que compõem o mundo do cordel ontem e hoje – colocando-o num alto patamar pelo seu estilo próprio e temáticas abordadas.

Assim Bráulio entre outras assertivas importantes da antologia, analisa o cordelista Raimundo Santa Helena: “Entre os cordelistas urbanos, Raimundo Santa Helena se destaca pela naturalidade com que aborda temas- que para poetas populares de formação conservadora, são um rigoroso tabu. Embora suas preleções oscilem entre o moralismo sertanejo e a permissividade urbana, o importante nestes folhetos é o desassombro com que o poeta aborda os assuntos, e que resulta sem dúvida do fato de saber se escrevendo para público em grande parte carioca urbano, acostumado a ver esses mesmos temas tratados na imprensa escrita e na televisão”.

Para esta antologia Bráulio seleciona os seguintes cordéis de Santa Helena: Malvinas, E agora José?, Guerra de Canudos, Feira Nordestina de São Cristóvão, Massacre dos Ianomânis, Cruzado furado, Fé Demais, Reforma agrária agora e Duelo de Dante com Mesquita e Cometa Halley. Afora outras setilhas de homenagens.

Parabéns Bráulio, sou sua leitora e fiquei encantada com esta Antologia e passei a conhecer melhor o cordelista cearense Raimundo Santa Helena, com 74 anos de idade, segundo seu livro, em plena atividade a vender seus cordéis e participar da vida cultural. Um dos grandes vendedores de folhetos na feira de São Cristóvão no Rio de Janeiro.

Para encerrar este sucinto comentário, setilhas de Raimundo Santa Helena, constante da contra-capa da antologia:



Eu não sei caro leitor

A tua opinião

Mas eu não faço pesquisa

Sou poeta do sertão

Colonizador guerreiro

Para mim é cangaceiro

Com a peixeira na mão.



Vou pegar um avião

Partir pra Buenos Aires

Mesmo que haja bloqueio

Como houve nos Palmares

Minha fibra nordestina

Defenderá a Argentina

No ar, na terra, nos mares.



O autor (organizador e crítico) desta antologia, Bráulio Tavares-escritor, poeta e compositor paraibano, de Campina Grande, autor de várias obras; radicado no Rio de Janeiro. Membro da Brazilian Studies Association (BRASA) e da Science Fiction Research Association (SFRA)

E-mail: btavares13@terra.com.br











Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui