Usina de Letras
Usina de Letras
247 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62168 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50575)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4754)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->Biografia de HELI SALERA. -- 16/10/2010 - 17:44 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
BIOGRAFIA DE HELI SALERA

HELI SALERA é filho do casal de imigrantes italianos, UMBERTO SALERA (19/04/1882) e ANNA BURRINI SALERA (02/01/1894). Era caçula e tinha quatro irmãos, a saber: ANTÔNIO SALERA (11/04/1919), JOSÉ SALERA (23/01/1921), MÁRIO SALERA (28/01/1923) e HÉLIO SALERA (03/07/1927).
HELI SALERA nasceu em Itaúna, em 30/01/1929, onde passou toda a sua infância, muito feliz, cheia de passeios pelas cidades vizinhas. Estudou no Colégio Santana, onde concluiu o curso ginasial.
Aos 13 anos de idade começou a trabalhar num pequeno restaurante de Itaúna, exercendo as funções de balconista e garçom. Daí ingressou no Banco do Comércio e Indústria, onde ficou por dez anos. Iniciou como contínuo, e exerceu diversas funções, como caixa, assistente de diretoria etc. Após tantos anos de trabalho, saiu como um dos mais conceituados funcionários !!!
HELI SALERA sempre foi uma pessoa amigável e extremamente carismática, tendo
colecionado inúmeros amigos por onde passava. Alguns amigos da juventude de HELI SALERA em Itaúna são: ROBERTO TEIXEIRA, MOACIR MARINHO, AGOSTINHO – estes já falecidos – e JAIR.
Após deixar o Banco do Comércio e Indústria, HELI SALERA foi atuar em um Comércio de Atacado de Bebidas, a empresa Amaral & Salera Ltda, que ficava na Rua Direita. Começou fazendo entregas pessoalmente (nas costas), de carroça e logo estava com uma pequena frota de caminhões, fundando a HELI SALERA Transportes. Após mais de dez anos nesse ramo, ingressou na área de Siderurgia, fundando com um sócio, a Siderúrgica Itaminas e a Seminas Mineração.
Apesar de o pai, UMBERTO SALERA, sonhar que o filho se tornasse médico, HELI SALERA era vocacionado para o comércio, profissão que sempre exerceu com zelo e competência. Vale mencionar que HELI SALERA viu o sonho de seu pai ser realizado pelo sobrinho, HUMBERTO SALERA NETO, que concluiu o curso de medicina na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no início da década de 1970. Ver um familiar se formando numa profissão tão nobre foi motivo de muita comemoração para toda família SALERA, especialmente para seu avô italiano, UMBERTO SALERA, e para seu tio, HELI SALERA.
HELI SALERA casou-se com TEREZINHA, com quem teve 03 filhos: (1) ROSANGELA SALERA, (2) ROSELI SALERA e (3) JOSÉ RAIMUNDO SALERA. Atualmente, HELI SALERA está casado com ELIZABETH SILVEIRA BARBOSA, itaunense, de família portuguesa, filha de JAIR BARBOSA e MARIA SILVEIRA BARBOSA. O casal sempre mantém contato com outras famílias de italianos e portugueses em BH, local de atual residência.
Em 1965, HELI SALERA foi à Itália, conhecer parentes de seus pais, viajando pelo Cruzeiro Eugênio C. Antes de chegar em terras italianas, passou por Portugal (também uma grande paixão) e pela Espanha.
Em 1970, empreendeu uma segunda viagem à Itália, na qual quis levar seu pai italiano para que pudesse rever seus familiares, mas este não concordou, por medo de morrer longe da terra da Pedra Negra, como também é conhecida a cidade de Itaúna.
Vale destacar que durante essas duas viagens, HELI SALERA teve a oportunidade de conhecer inúmeros parentes, fazendo amizades e conquistando a admiração de seus tios, primos e primas. Todos se sentiram orgulhosos ao saberem que HELI SALERA e sua família Ítalo-Brasileira estavam bem-sucedidas. Esses encontros foram recheados com muita alegria, pois era gratificante ver o progresso de seus pais, UMBERTO SALERA e ANNA BURRINI SALERA, que deixaram a Itália para viver em terras distantes, do outro lado do Oceano Atlântico.
Em 1971, HELI SALERA deixou Itaúna e foi residir em São Paulo, onde fundou um posto de gasolina e uma padaria. Não suportando a vida agitada do paulista, deixou a capital para fixar-se em Ouro Branco, no noroeste mineiro, onde instalou a maior loja de eletrodomésticos da cidade, um depósito de gás e uma revenda da cerveja Skol. De Ouro Branco seguiu para Belo Horizonte, onde fundou o Restaurante Ravena, onde trabalhou por quatro anos. Após vender o Restaurante Ravena, fundou a Rital – Representações Ltda, que cresceu sobremaneira tornando-o muito conhecido e possibilitando-o fazer muitas amizades entre os moradores de BH.
Atualmente, atua no ramo imobiliário, juntamente com seu filho caçula, JOSÉ RAIMUNDO SALERA, mantendo casas e suítes de aluguel.
HELI SALERA, ao longo de sua rica de amizades e muito trabalho, já recebeu várias homenagens, tais como: (1) Câmara Municipal de Belo Horizonte, (2) Câmara Municipal de São Paulo e (3) Câmara de Comércio Lusitana.
Nos dias de hoje, HELI SALERA é um dos diretores da Câmara de Comércio Luso-Brasileira; Vice-presidente do Elos Clube de Belo Horizonte (da Colônia Portuguesa); Conselheiro da Colônia Portuguesa e, recentemente, foi empossado na CIBRA, como diretor do Comodato Italiano, organização formada pelo Cônsul e italianos residentes na capital mineira.
HELI SALERA sempre honrou sua herança italiana, possuindo um jeito alegre e envolvente como poucos. Sempre gostou de vestir-se elegantemente e freqüentar festas e bons restaurantes. Por toda vida, cultivou amizades, tratando a todos com cortesia e muita receptividade, desde o mais simples cidadão às maiores autoridades de Itaúna, de Minas Gerais e por onde passou.
É admirável dizer que HELI SALERA nunca mediu esforços para ajudar irmãos, parentes e amigos. Sempre foi uma pessoa prestativa, pronta para recorrer seus entes queridos e mesmo pessoas distantes e desconhecidas.
Por essa brilhante biografia, é certo dizer que HELI SALERA é um exemplo de pessoa vencedora, que teve uma vida próspera e extremamente feliz. Com muita inteligência e ousadia colheu frutos de seu espírito empreendedor. Teve muitos sonhos e soube correr atrás para alcançá-los. Não há dúvida que HELI SALERA é uma grande referência para toda a família SALERA e, por que não dizer, para todos os italianos que deixaram sua terra natal e vieram cheios de esperança e coragem para viver entre nós.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó – PA, Outubro de 2010.

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui