Usina de Letras
Usina de Letras
135 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50587)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Mulher, esse ser plural - mscx -- 23/01/2006 - 00:30 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


MULHER, SER PLURAL

maria do socorro cardoso xavier



É inegável que a mulher tem conquistado um espaço significativo de liberdade e libertação interior. Em evolução lenta, mas constante, a mulher quebrou tabus e preconceitos. Saiu para trabalhar fora por necessidade financeira e também psicológica. Deixou gradativamente de ser aquela mulher que apenas destinava-se ao casamento, a procriação e ao lar.

É assaz gratificante para a mulher o sentimento de independência, de liberdade, perceber seu salário, de sentir-se útil, não só no lar, mas produzindo para a sociedade. Participando das transformações porque passa o mundo, agente ativa do processo social; deu seu verdadeiro grito de libertação.

Não obstante, em totalidade, o processo não se cristalizou.Sabemos que a mulher atravessa crises, a pagar seu preço por tão significativo pulo histórico.

A mulher enfrenta preconceitos diversos [do homem, da sociedade, da família, do mercado de trabalho]. Além do preconceito social, o de cor este, embora sutil; a mulher se submete a baixos salários e até exclusão de determinados cargos. Para trabalhar fora, tem que pagar salário à outra mulher, para ficar com seus filhos.

Estes e outros inúmeros problemas, enfim toda uma complexidade inerente às contingências históricas dos novos tempos, impostas por uma realidade objetiva, independente da vontade feminina ou masculina.

Homens e mulheres são vítimas da máquina construtora – destruidora da sociedade, que os coloca numa desumana competição em busca da sobrevivência. A mulher ao empunhar a bandeira do feminismo, com alguns movimentos radicais, tem cometido alguns erros passando a ver no homem seu algoz. Distorce muitas vezes os papéis de ambos. O transcendental da mulher, um que sempre lhe será sublime: ser mãe!

Ser feminina sem ser feminista, nem bonequinha de luxo consumista. A boa pedida é prudência, o meio termo saudável. Nada diminuirá o homem, ao ajudar a mulher nas tarefas de casa e vice-versa, de comum acordo. São urgências do dia a dia sôfrego, deste novo século, no qual a mulher em muitos casos assume a manutenção da casa. A inversão de papéis, hoje é comum, ante a escassez do mercado de trabalho, tanto para a mulher, como para o homem.

Seja em que contexto a mulher esteja inserida nunca deveria deturpar seus valores. Sendo um ser sensível e espiritual, não menos inteligente e produtivo; muitas têm confundido liberdade com libertinagem; isto lhe adultera, agride o seu ser intrínseco, viola seus princípios e lhe embrutece a alma.

No fundo, a mulher por mais que se diga independente e liberada, não gosta de ser tratada como se fosse outro homem...uma rocha... um torpedo... Assume atitudes semelhantes as dos homens no mundo empresarial, da produção intelectual e do trabalho em geral, mas chora sob o travesseiro, suas agruras, nas noites de insônia. E ainda sonha com um grande amor correspondido.Este comportamento sutil, nem sempre revelado, nem detectado por pesquisas, reflete sua carência, sua feminilidade.

A obra “Grande Sertão Veredas”, do escritor Guimarães Rosa ilustra muito bem este conflito da mulher, que pensa como homem, mas sente como mulher!

Mulher! Nem Cinderela nem Medéia!

Mulher! Nem Cleópatra nem Amélia!





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui