Usina de Letras
Usina de Letras
178 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62188 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50593)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ACRÓSTICO -- 12/01/2006 - 14:50 (J. D. Lima Oliveira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ACRÓSTICO



Gênero de composição, em geral poética, que consiste em formar uma palavra vertical com as letras iniciais ou finais de cada verso. Muito usado no barroco.

Tão antigo quanto a própria poesia, o acróstico chegou a ser praticado por Camões, mas não passa, hoje, de um exercício lúdico que só se vê entre passatempos e curiosidades verbais.

No nome grego akrostichon, o prefixo akro indica extremidade, apontando a principal característica desse tipo de composição poética: as letras de uma das extremidades de cada verso vão formando uma palavra vertical, geralmente um nome próprio ou uma sugestão significativa.

Utilizado desde a antiguidade, inclusive nos livros bíblicos dos Provérbios e dos Salmos, em português o acróstico apareceu no Cancioneiro geral (século XVI) e chegou a ser feito por Camões, no soneto CCIX, cujo primeiro verso é "Vencido está de amor meu pensamento". Há muitas variantes: o acróstico alfabético, em que se vai enfileirando o alfabeto verticalmente; o mesóstico, em que as letras da palavra-chave aparecem no meio da composição, no final de cada primeiro hemistíquio ou início do segundo; e outras modalidades ainda mais complicadas.

Fizeram-se acrósticos em prosa, com as letras do começo de cada parágrafo, e se chegou a verdadeira mania de acrósticos nos tempos do barroco. O gênero, hoje, só aparece em versos de circunstância.



©Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui