Usina de Letras
Usina de Letras
120 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50569)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->Deste Planalto Central, desta solidão que em breve se... -- 20/04/2010 - 22:39 (Paulo Marcio Bernardo da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Deste Planalto Central...
Desta solidão que em breve se tornará no palco das mais altas decisões nacionais, lanço os meus olhos e antevejo o futuro de Meu País...

Assim discursava o Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira no dia 21 de Abril de 1960 quando da inauguração de Brasília.

O médico mineiro que depois de ser Governador do Estado de Minas Gerais tornou-se Presidente da República Federativa do Brasil pelo voto popular, mostrou que era possível empreender e materializar uma obra que parecia faraônica e impossível aos olhos dos seus opositores políticos.

Ainda hoje se discute o gasto da construção de Brasília por alguns derrotistas pessimistas que não conseguem enxergar as benesses da grandiosa obra feita pelo Presidente J.K.com a construção de nossa capital no centro-oeste do Brasil.
Brasília precisava ser construída rapidamente para integrar os povos do Brasil e criar o desenvolvimento, principalmente, nas regiões norte, nordeste e centro-oeste.

Tal construção foi criticada, sobretudo pelos políticos do Estado do Rio de Janeiro e São Paulo, pois não queriam abrir mão das vantagens da Capital da República Federativa na cidade do Rio de Janeiro.
Entretanto a coragem, a determinação do Presidente foi grandiosa, e prevaleceu sua liderança apesar do combate político sofrido.

- Não vamos fazer Brasília em cinquenta anos, mas em cinco anos!

Dessa forma JK e equipe aprovaram (após concurso) o projeto arquitetônico de Oscar Niemayer e o plano urbanista de Lucio Costa.
Todo o material de construção foi levado por aviões ou de caminhões saídos do Estado de Minas Gerais. A mão de obra utilizada foi principalmente nordestina e conhecida pelos brasileiros como “os candangos”.

Naquela época poucos funcionários públicos se conformaram com a transferência para uma cidade nova, morta e fria.
A paisagem das obras modernas, a vegetação e flora do centro-oeste assustavam aos novos moradores que foram obrigados a se transferir para não perder seus empregos públicos.
Entretanto Brasília foi se impondo pela necessidade e por dar oportunidade aos que queriam com ela crescer.

Brasília possui uma população superior a 2.600.000 (dois milhões e seiscentos mil) habitantes que moram e vivem na Capital desfrutando de uma qualidade de vida melhor do que as principais capitais estaduais do país. Brasília tem hoje o segundo maior PIB per capta do Brasil (mais de 40.600 reias).

O que seria hoje o Brasil sem Brasília? É impensável!

Por outro lado assistimos ao desgoverno e a corrupção.
Será que Juscelino quando discursou na inauguração de Brasília falando:
“da sua antevisão de nosso país” se conformaria em ver os desmandos cometidos na Capital que foi seu sonho e sua idealização?
É certo que ele ficaria vermelho de vergonha, roxo de raiva e pálido de tristeza em saber que os governantes de nosso país fazem do erário público uma forma desonesta de enriquecimento.

Aos inimigos de Brasília (políticos corruptos), esperamos que peguem o primeiro avião, de preferência para o menor país e com a maior distância possível de terras brasileiras, pois vocês não merecem comemorar os 50 Anos da Fundação da Capital; 50 Anos da concretização do sonho de Juscelino Kubitschek de Oliveira um dos maiores brasileiros, imortalizado por seu patriotismo, por sua conduta e seu idealismo.

Aos Brasilienses trabalhadores e honestos os nossos sinceros Parabéns pelo aniversário da Cidade Capital!

21/04/2010
Paulo M.Bernardo
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui