Usina de Letras
Usina de Letras
168 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62270 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10381)

Erótico (13573)

Frases (50661)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6204)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->O CHUPA-CABRA É NOSSO -- 09/01/2002 - 18:45 (Roberto Carvalho) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O CHUPA-CABRA É NOSSO


Quem diz que o brasileiro não tem criatividade, surpreende-se ao puxar o extrato bancário, descobre que a conta está a zero, algum esperto já fez a limpa total. Atónito, procura o banco que o acalma "isso é coisa de chupa-cabra...", explica o gerente. "Chupa-cabra?", quer saber, o afanado correntista. O funcionário do banco trila os dedos na mesa, numa calma assustadora: "um aparelhinho bobo que clona cartão de crédito, mas nada de mis", a polícia está investigando.
Inteligente, o aparelho guarda na cachola (memória), cem informações de cartões de crédito. É bem utilizado em postos de gasolina, lojas e supermercados - todo cuidado é pouco -, você que usa cartão até no banheiro, é potencial vítima do chupa-cabra. Mas nada de pànico, a vida moderna tem dessas coisas. E ser moderno é ser importante, nestes tempos midíocres - afinal são tantas as vantagens: para quem? O estresse, as doenças vindas da alimentação artificial, as endemias neuróticas, a AIDS, as drogas, a solidão são alguns dos males modernos - atingem a todos, indistintamente. E o dinheiro é problema? Solução, claro.
Atuando em vários estados, o pessoal do chupa-cabra eletrónico, tem dado mole, sacaram apenas 250 milhões, esvaziando quinze mil contas correntes. Parte da grana é torrada em paraísos do Caribe, onde os criadores de chupa-cabra extravasam - "aqui é aquele juiz, o Nicolau, do Ceará...", esbanja o larápio. Na corrida para botar a mão nos clonadores de cartões, a Polícia Federal, perde feio da criatividade dos larápios que utilizam aparelhos cada vez mais sofisticados para sacar dinheiro do incauto correntista.
Os bancos são as empresas que mais lucram no mercado de serviços - juros extorsivos, taxas e tarifas - dão lucros astronómicos. Só em passar em frente de agência bancária você já paga taxas e impostos que nunca sabe o que são, nem por quê. O banco não assume prejuízos causados pelo chupa-cabra. No desespero, o correntista chupado tem como consolo, a santa esperança de que a polícia bote os bandidos atrás das grades. Enquanto isso, o chupa-cabra continua fazendo seus milhares de vítimas. Então, seja inteligente, para a sua segurança e minha satisfação deixe seu dinheiro por nossa conta, aliás, em nossa Conta Ag. 39 272.110-4, e suas economias serão bem cuidadas - quando eu voltar da Europa a gente acerta tudo. Sem chupa-cabras.
rcarvalho@tba.com.br)

Roberto Carvalho, Jornalista.












Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui