Usina de Letras
Usina de Letras
153 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O MÍNIMO QUE DIZEM SER O MÁXIMO -- 23/12/2005 - 21:28 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


O MÍNIMO QUE DIZEM SER O MÁXIMO

(Por Domingos Oliveira Medeiros)



Não tem jeito. Desde que foi criado, começou o seu desgaste. Ladeira abaixo, vem perdendo valor e dignidade, ao longo dos anos. Ultimamente, serve de álibi para governantes e parlamentares. A desculpa para não distribuir renda é sempre a mesma: todos gostariam de dar um reajuste maior; só não o fazem porque a Previdência “quebraria” de vez. Sacanice das brabas.



A Prefeitura de São Paulo, em recente pesquisa sobre o perfil dos trabalhadores que recebem até um salário mínimo, e o impacto de seu reajuste nos gastos do Estado, revelou que 25% dos recursos gastos - com o aumento do salário mínimo - volta aos cofres públicos, ao contrário do que enfatiza a equipe econômica, de que o reajuste agravaria o déficit previdenciário.



Na verdade, o salário mínimo é todo gasto em bens e serviços, o que, segundo a citada pesquisa, provocaria, a curtíssimo prazo, um aumento na arrecadação de impostos, notadamente o ICMS. Além disso, há que levar em conta o aumento da própria arrecadação da Previdência.



A bem da verdade, o INSS não consegue gerenciar, com eficácia, sua receita. Não há controles confiáveis. O dinheiro escorre pelos buracos da imprevidência. Quando não é.objeto de furtos, os recursos são desviados para outras finalidades; estranhas aos objetivos inseridos no âmbito da competência do INSS.



Agravando este quadro, há um enorme quadro de inadimplência, em relação à classe empresarial, estimulada pelo próprio governo, na medida em que oferece, aos devedores, generosos descontos - e elásticos prazos para o pagamento de seus débitos - em detrimento e total desrespeito para com o empregador que mantém seus compromissos previdenciários em dia.



O próprio governo deve à Previdência. E ajuda no desperdício de recursos, quando promove assistência social, valendo-se das contribuições de seus segurados, ao conceder aposentadorias especiais para classes de pessoas e trabalhadores rurais, por exemplo, que nunca contribuíram para o INSS.



Não que sejamos contra a medida; mas, sim, porque o benefício de que se trata deveria sair dos recursos orçamentários próprios, posto que se trata de assistência social, e, portanto, despesas que deveriam ser custeadas pelo erário; e não retirada dos recursos oriundos das contribuições dos trabalhadores, visto que a medida, além de inadequada e hipócrita, enfraquece a saúde financeira daquela autarquia, em prejuízo dos trabalhadores.



Finalmente, é bom lembrar; se o reajuste do salário mínimo, no dizer do governo, para cada real, corresponde a um custo, para a Previdência, de cerca de R$ 100 milhões, seria sensato supor que, ao não conceder aumento do salário mínimo, o Órgão não teria seu déficit aumentado. O que convenhamos, não é bem assim que tem acontecido.



Na época de FHC, por exemplo, em que ficamos anos e anos sem qualquer reajuste, aconteceu justamente o contrário: a Previdência continuou a acenar com prejuízos crescentes. Alguém está faltando com a verdade. Ou todos esqueceram a matemática dos bons tempos da tabuada, ou não se fazem mais cálculos atuariais como antigamente. A propósito, não se compreende o porquê do o salário mínimo não ter seu valor diferenciado, segundo às diversidades e especificidades econômicas e sociais de cada região brasileira. Desse modo, a responsabilidade em aumentar ou diminuir seus valores ficariam a cargo dos respectivos governadores.Tal medida, tudo leva a crer, colocaria um ponto final na principal argumentação de que qualquer aumento considerado mais “justo” do que o que vem sendo concedido pelo governo, em relação ao salário mínimo, inviabilizaria as prefeituras e , por via indireta, a própria Previdência. O que não corresponde a verdade dos fatos.



A Previdência , há tempos, padece de vários outros ralos por onde escoam as águas da corrupção e dos escândalos. Além, evidentemente, da falta de gerenciamento e de competência na aplicação de instrumentos de controle e fiscalização. Resultado que se trans´parece nos eternos re3cadastramenmtos e nas intermináveis filas que mais parecem campos de concentração de épocas de guerras que todos queremos esquecer. Que digam os nossos velhinhos, eternos titulares de direitos que lhes são negados.









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui