Usina de Letras
Usina de Letras
230 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140786)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Carta Sobre Jack -- 24/05/2002 - 13:06 (Lúcio Emílio do Espírito Santo Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Caros Usineiros:
Não sei como um rapaz pode perder tempo escrevendo artigos frívolos e Kitsch sobre Stálin.
E isso sem nada saber de história.
Quando Stálin chegou ao poder, em 1929, inaugurou uma era de rigidez, autoritarismo e processos em que a velha guarda do partido foi expulsa ou executada. Talvez aquilo pudesse ter sido evitado.
Mas foi fruto do processo histórico.
Vale observar que a proposta de Trotsky era indevida para aquele momento histórico. A URSS não tinha como apoiar novas revoluções socialistas sem industrializar-se. Lembremos tb
que, inicialmente, existia a possibilidade de um ataque das grandes potências capitalistas contra a URSS. A guerra civil espanhola e as anexações da Tchecoslováquia e da Áustria mostraram que as democracias imperialistas sonhavam em jogar Hitler contra Stálin e assim matar dois coelhos com uma cajadada só.
Muitos desses milhões de mortos podem ser atribuídos à guerra civil e a Segunda Guerra Mundial. O Gulag não era igual ao campo de concentração alemão. Os prisioneiros ficavam isolados em locais de trabalho na Sibéria, mas não ficavam encarcerados. Os dissidentes foram usados para desbravar a inóspita Sibéria. É disso que trata Soljenitisin, escritor fanático religioso, de mentalidade camponesa e mística, herdeiro mais do padre Rasputin do que de Tolstói.
É como já disse em outra ocasião, e repito, porque vale para o sr. Lindolpho: o burguês prefere o fascista mais sanguinário ao comunista.
Pois, no comunismo, a burguesia perde tudo. Com o fascismo, ela se acostuma a uma rigidez, com a violência, mas fica garantida em suas posses e riquezas.
Durante o período stalinista, foram cometidos erros que comprometeram muito o movimento socialista mundial. Mas nada justifica que se evoque esse período como espantalho de votos de Lula. O líder metalúrgico se criou na escola das reivindicações não-politizadas. E parece que agora voltou a um discurso emocional e despolitizado. Lula quer fazer reforma agrária sem invasões de terra. Não sabe que Lênin dizia:
"Não se faz um omelete sem quebrar os ovos". Duda & Lula preferem prometer que vão fazer omelete sem quebrar os ovos. O PT tem pouca herança dos jacobinos, dos communards, dos bolcheviques.
Lula, como já disse Darcy Ribeiro, é tradeunionista. Não é varguista. Não é leninista.
É a inteligência antiintelectual do operariado do sudeste e sul do Brasil, que decidiu tentar conciliar trabalho e capital.
Vejamos no que vai dar. Mas mentira de escrevente verdoengo e leitor do Estadão,
aí não dá prá engolir.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui