Usina de Letras
Usina de Letras
254 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->QUEM É QUE MANDA NO MUNDO -- 08/12/2005 - 16:11 (Francisco Miguel de Moura) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
QUEM MANDA NO MUNDO?



Francisco Miguel de Moura*





Quem manda neste mundo? Eu, você, ele, ou os plurais de cada um? George W. Bush, Osama bin Laden ou Papa? Quem manda mais: Jesus ou Hitler, o bem ou o mal?

Quanto a mim, posso dizer como milhares de outros o fizeram: Só uma coisa no mundo me manda: o Amor. Diante dele meu coração palpita mais forte ou se derrete, lembrando bem a música de Luiz Gonzaga: “Meu coração é de manteiga e de pudim...”

Mas não se ama de modo intransitivo. O amor é direto: ama-se alguém ou alguma coisa. Ou muitos alguéns, mas mesmo assim identificáveis. Por isto é que se diz que amar o próximo é amar o vizinho, para ficar bem visível, ao tempo que se ama os pais e os irmãos, a família, enfim. Para viver bem é preciso amar, só convive bem aquele que ama. Discursos e discussões não levam a nada. O importante não é ter razão sempre; o mais importante é ser feliz. Leitor, deixe que os outros se expressem livremente como você quer expressar-se também. A opinião de cada um deve ser respeitada, mesmo que não seja exatamente aprovada ou seguida. Não viva combatendo as significações deste ou daquele enunciado.

Se quer conquistar pessoa ou causa, vá com mais amor e menos argumento. As razões serão boas quando se parte para construir uma casa, uma ponte, uma estrada, uma igreja, levantar um monumento, fundar uma cidade e sua cidadania. Conhecer a pátria e amá-la sem patriotadas.

Depois do amor fraterno especialmente e de outros já mencionados, só o trabalho, o desejo e o prazer de ser útil. Eu, como me aposentei cedo, entreguei-me por inteiro à literatura. Que é um trabalho pensado por alguns como coisa inútil, por outros como uma necessidade, um impulso vital. E a literatura estritamente como arte é muito mais poesia do que prosa. A poesia moderna não aceita discriminação, qualquer assunto dá poesia – como dá samba (a poesia popular misturada com dança). Isto tudo vem de longe. Um diálogo entre o pintor Degas e o poeta Mallarmé é ilustrativo. A gente fica logo pensando todos esses problemas.

–“Lamento ter imensas idéias, mas sinto muita dificuldade em construir o poema” – dizia o pintor e poeta bissexto, Degas, em conversa com Mallarmé.

Enquanto Mallarmé replicava:

– “Mas aí é que está o problema, exatamente: boa poesia não se constrói com idéias, mas com palavras”.

Essa é a razão maior de poemas eloqüentes não serem bons. Quem “banca” o orador é muitas vezes inconseqüente. Como dizia minha mãe, fala o que vem à boca. Mas o silêncio, o que o poeta observa, brilha mais, revigora o coração – “ o silêncio é de ouro”.

Porém quem manda no mundo não são os oradores nem os poetas, os intelectuais nem os santos, os cientistas nem os filósofos. Alguns políticos e estadistas que detém o poder do dinheiro, o poderio econômico, sim. Quem manda no mundo cresce na noite, por baixo do pano, faz as guerras e as carnificinas, devasta as florestas e polui as águas, produz as armas e as bombas.

O amor, que é quem devia mandar, anda longe disto.



________________________

*Francisco Miguel de Moura é escritor brasileiro, mora em Teresina, possui e-mail: franciscomigueldemoura@superig.com.br

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui