Usina de Letras
Usina de Letras
133 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Economia brasileira-vontade política -Seria uma Utopia? -- 07/12/2005 - 17:27 (Maria Celi Pellegrini Joao) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Sou uma economista mas não quero assim ser avaliada.Meu "economês" pretende ser popular, mesmo sabendo das implicações que uma Ciência tão séria, é levada na brincadeira. São idéias simplistas mas que têm por objetivos alterações no "modêlo economico" que aí está vigindo.

Setor Agro-Industrial:

A principal vocação deste país está no setor primário: Agricultura e Industria Extrativa.

Por que não utilizarmos esta vocação natural e nos especializarmos dentro da economia global?

O desenvolvimento Industrial e de Serviços estaria sempre atrelado a este "foco" através de investimentos educacionais ligados a estas àreas, para melhor desenvolver a agro-industria.Uma das gerações de riquezas estaria assim baseada neste setor, que aos olhos do primeiro mundo representaria parte de solução dos problemas da "fome" alastrada pelo mundo.O que não dizer do aproveitamento racional das riquezas advindas da industria extrativa: A Medicina chamada "natural" caminha a passos céleres como solução alternativa para inúmeras doenças. A "Amazônia" conhecida no mundo inteiro não tem na Educação brasileira o mesmo nível de importância. Por que não levarmos à area da educação uma matéria que objetivasse a divulgação da maior riqueza do país? Seria um ato patriótico e nossas crianças poderiam vir a ser as guardiãs deste patrimônio espoliado.

Setor Educacional:

Que tal se revolucionássemos a educação com a introdução do "ensino em tela"? Através dêle e com a utilização de um pequeno "note book" haveria acessos a professores, aulas, bibliotecas, "games" e aplicativos, os alunos obteriam seus diplomas melhorando evidentemente a qualidade do ensino no país. O recinto "escola" serviria como local para práticas de esportes, de lazer e de sociabilização, onde haveria tempo para debates culturais, seminários, "video conferencias", visitas a museus e acessos a eventos musicais.

Setor Saude:

As grandes mudanças neste setor estariam vinculadas ao organismo previdenciàrio.Aqui desvincularemos a previdencia social e a substituiremos pela previdencia privada.Como este setor é uma resultante do nível educacional da população o seu desempenho fica atrelado a melhor distribuição de renda da população.

Remuneração do trabalho:

Os salários já estão muito corruídos e isto deve-se em parte aos vínculos culturais de um governo paternalista que anexa aos salários "auxilios como o de transportes, de alimentação, de saude e de até seguros previdenciàrios.O "Paternalismo" triste herança cultural impede que a remuneração do trabalho seja mais liberal, isto é, a contratação da mão de obra ficará atrelada às necessidades do empregador havendo entre ele e o empregado vículos de produção versus salários sem implicações da "justiça do trabalho". Este fato se constitui em grande entrave para as relações entre capital e trabalho, entre a eficiência da mão de obra e o resultado do produto do capital.

Objetivos imediatos a alcançar:

Diminuição no diferencial das Rendas da População brasileira;

De novo aqui o lugar comum das diferenças regionais deste país continental. As vocações geo-economicas deverão ser respeitadas:

Por que o Nordeste tem uma renda " per capita" tão baixa?

Quais são seus potenciais econômicos?

Por que não acabar com a" industria da seca "?

Por que não desenvolver a região como polo turístico?

Por que há Estado do Centro-Oeste que não se desenvolve como outros?

O que a industria do turismo tem feito para divulgar "o Pantanal" no exterior?

A Renda Nacional poderia ser melhor distribída com uma reforma séria no Sistema Tributário Nacional. O governo deveria reduzir a "carga" tributária como forma de redistribuição da moeda circulante, principalmente deixando de cobrar I.R. tão aviltante da classe média constituída por trabalhadores que são os que mais dão emprego

imediato.Por que não diminuir o número de impostos pois de fato muitos deles tem o mesmo fato gerador? Por que não adotarmos o imposto "unico"?

Com uma melhor distribuição de rendas certamente ativamos o Mercado Consumidor Interno, automáticamente ingetamos nosso dinheiro na economia, melhoramos nossa poupança interna e ficamos mais independentes desta economia tão globalizada e da qual somos por enquanto escravos.(em breve a globalização da Economia e a política monetarista).
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui