Usina de Letras
Usina de Letras
171 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62178 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->tempestade na África -- 03/12/2005 - 21:30 (Alkiria Xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos





A pobreza não é algo criado pela natureza, não é o resultado da seleção natural ensinada por Darwin, ela é provocada pelo ser humano, à pobreza não é o estado de miséria de uma alma, mas o padecer de um corpo faminto e sedento por aquilo que sobra em muitos lares, mas falta em muitas bocas.

Hoje eu quero que vocês conheçam Birhan Woldu, uma jovem Etíope que se tornou para mim mais um dos exemplos maravilhosos do que é a luta pela vida.

Durante um show do Live 8(artistas da musica unidos numa campanha contra a fome na África) realizado em Julho deste ano ela subiu ao palco para dar significado a uma luta, entendam o que quero dizer nos dizeres de Bob Geldof, de quem vocês ainda vão ouvir falar muito através das minhas palavras :

“Há vinte anos, a essa menina que vocês vêem na tela restavam apenas dez minutos de vida. Mas graças aos shows que fizemos vinte anos atrás, na semana passada ela passou na faculdade de agronomia. Hoje está aqui a pequena menina Birhan.Que ninguém nos diga que o que estamos fazendo não tem sentido!”

Há 20 anos, Birhan Woldu, havia sido transportada pelo pai durante dias para um campo de assistência. Poucas horas depois era dada como morta. Quando ia ser enterrada, uma freira se deu conta de que ainda respirava. Ela aí está para que nunca desistamos e possamos por vezes dizer como disse o seu pai: "Então, o Sol voltou a brilhar e era o dia mais feliz da minha vida".

Na África as pessoas estão morrendo de AIDS, que coração cristão é esse que só se preocupa com guerras, petróleo e “commodities”?

Pergunte as montanhas o que elas querem ser um dia e elas lhes responderam:

“Grãos de Areia!”.A grandeza não está nas formas, vive sim nos conjuntos de nossas esperanças...não precisamos saber quem é o mais forte, quem é o melhor ou quem é o mais rico, algumas pessoas não vieram aqui simplesmente para acumular bens e sim para juntas experiências e trocas.

O ser humano não está aqui para criar castas, soberanias ou qualquer instrumento para injustiças, a igualdade não é uma escolha política entre as benesses econômicas do capitalismo ou a utopia socialista, a igualdade é uma questão do espírito humano, é a maneira que o universo busca seu equilíbrio.

Que tipo de sociedade é essa que criamos? Nossos corações estão cada vez mais duros, muita coisa em nosso planeta já é irreversível , mas ainda resta a esperança de que um dia a pobreza seja só mais uma das páginas de um livro de história.



Andre Luis Aquino

http://andre.aquino12.blog.uol.com.br/

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui