Usina de Letras
Usina de Letras
161 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50609)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->José Dirceu: e daí? -- 30/11/2005 - 20:28 (Carlos Frederico Pereira da Silva Gama) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Cassação? Não cassação?



O "destino" de José Dirceu, a rigor, não diz muito, nem pouco, nem nada, sobre os problemas políticos mais prementes de solução em nosso eterno "berço esplêndido, país do futuro".



Continuaremos sendo o píncaro da desigualdade social e concentração de renda. Continuaremos levando de goleada na disputa por competitividade. Nossas instituições continuarão desacreditadas e chufurdando na inoperância, com nosso aval de omissão cidadã. Nossa esfera pública continuará a ser privatizada. Nossos cidadãos continuarão a protestar contra a corrupção, ao passo que sonegam impostos e dão um "jeitinho" de driblar ou corromper os agentes do poder público. Nosso poder público continuará arrecadando muito, gastando pouco e mal, numa dinâmica entrópica, mas em fina sintonia com nossa omissão cidadã. Nossos partidos políticos continuarão com suas fontes paralelas de renda, internas e internacionais (não, não é exceção, velhos, novos e novos-velhos partidos). Continuaremos encarcerados, inseguros em nossos pseudo-castelos enquanto lá fora, a pólis cai aos pedaços e recorremos à segurança privada.



Diante do acima exposto, é claro: o resultado da votação sobre o processo do deputado José Dirceu é esmagadoramente desimportante para a resolução dos problemas e contradições disso que chamamos Brasil.



Deixemo-lo ao (dis)sabor daquelas viúvas de 1964, que precisam dele como espantalho eleitoral. Como mártir ou caso exemplar. A pantomima em que o objetivo é matar hoje o velhote que morreu ontem (seja a guerrilha, seja a ditadura militar) acaba por adquirir feições de um "teatro de operações" filo-bélico. Torturadores e torturados de outrora: a eles pertence o "destino" de Dirceu.



E o nosso?
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui