Usina de Letras
Usina de Letras
163 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62191 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50597)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->OS POLÍTICOS E SEUS DISCURSOS -- 26/11/2005 - 20:20 (Filemon Francisco Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
OS POLÍTICOS E SEUS DISCURSOS

Filemon F. Martins



Há mais de trinta e cinco anos, em minha cidade natal, Ipupiara, Bahia, adolescente ainda, ouvia os mais variados discursos de políticos do Estado da Bahia. Lembro-me de que em certa ocasião um candidato a deputado estadual, dirigindo-se à população da pequena cidade baiana, afirmou em seu discurso de campanha: “Se eu for eleito, Ipupiara não terá mais problemas, vamos construir estradas para todas as cidades vizinhas, ligando Ipupiara a Salvador”.

E prosseguiu: “Teremos água encanada e tratada, a energia elétrica virá iluminar os lares desta cidade trazendo desenvolvimento para o comércio e a população. A educação será um primor, nenhuma criança ficará fora da escola, hospitais serão construídos, de tal maneira que a saúde do cidadão será prioridade, enfim farei desta cidade um brinco”. E a multidão o aplaudia.

Quatro anos se passaram e o parlamentar eleito sequer se lembrou daqueles eleitores ingênuos que caíram no conto do deputado. A cidade continuou sem estradas, sem saúde, sem educação, sem luz e sem água. E nova eleição chegou e lá vem outro candidato da capital, que conhecendo a história do seu colega, sapecou: “Povo de Ipupiara, vocês ainda não me conhecem, mas se eu for eleito, tudo será diferente. Quero assegurar a todos vocês que não sou homem de promessas, não prometo como muitos já o fizeram, sou homem de realizações”. E outra vez a multidão o aplaudiu.

O município de Ipupiara “está situado na CHAPADA DIAMANTINA MERIDIONAL que tem, atualmente, trinta e um municípios”, conforme o livro “CORONELISMO NO ANTIGO FUNDÃO DE BROTAS” do escritor Mário Ribeiro Martins.

É verdade que hoje (2005) temos água encanada, educação mediana e saúde razoável, a energia elétrica não abrange todo o município que compreende vários distritos e povoados, entre outros, Ibipetum, Pintada, (local onde Carlos Lamarca e seu companheiro Zequinha foram mortos) Sodrelândia, Bela Sombra, Riacho das Telhas, Lagoa da Boa Vista, Capim, Poço Cavalo, Traçadal, Pé de Serra, Lagoa de Prudente, Vanique, Lagoa do Barro, Riacho do Cedro, Pituba, Olho D’Água, Olho D’Aguinha, Imbaúba, Cochim, e não se sabe porque, não há programa de governo, como, por exemplo, Luz no Campo, Eletrificação Rural ou Luz Para Todos que faça a energia chegar em alguns destes povoados. As estradas existentes não só no município de Ipupiara, mas em todo o Estado da Bahia, estão em péssimas condições.

Ipupiara faz fronteira com os municípios de Gentio do Ouro (55km), Brotas de Macaúbas (30km), Barra do Mendes (56km) e Morpará (80km) e está a 624km de Salvador.

Pois bem, desde aquela época dos discursos e das promessas, continuam no papel as estradas prometidas. Ipupiara necessita urgentemente do prolongamento da BA 156 até Gentio do Ouro, ligando à cidade de Xique-Xique cuja estrada já está asfaltada. Ipupiara a Barra do Mendes e por conseqüência à região de Irecê. Ipupiara a Morpará, ligando a região com o rio São Francisco e finalmente, Ipupiara a Brotas de Macaúbas, que conta com a BA 156 e dá acesso a BR 242, que corta a CHAPADA DIAMANTINA.

A BA 156 que liga Brotas de Macaúbas a Ipupiara e ao “entroncamento” da BR 242 está em condições deploráveis, não obstante a promessa do governador da Bahia de que ia recuperar essa estrada, mas até agora (2005) nada foi feito. A BR 242 que liga importantes cidades como Barreiras, Ibotirama, Seabra, Lençóis e Itaberaba na Bahia, entre outras, está uma calamidade, embora o governo Federal do PT tenha prometido recuperá-la, mas já passaram três anos.

Resumindo: trinta e cinco anos se passaram e os discursos dos políticos continuam iguais e nós continuamos a aplaudir a oratória desses demagogos de plantão, que nada desviaram, nada fizeram, nada sabiam e não tomaram conhecimento de nada. Acorda, Brasil!



filemon.martins@uol.com.br

www.filemonmartins.com.br



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui