Usina de Letras
Usina de Letras
155 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->OS DISTÚRBIOS NA FRANÇA -- 15/11/2005 - 14:32 (Edmar Guedes Corrêa****) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
OS DISTÚRBIOS NA FRANÇA E A INEFICIÊNCIA DO ESTADO


Há muita gente de queixo caído por causa dos distúrbios violentos que ocorrem na Franca. “Como isso pode estar ocorrendo na França? Um país onde o nível de bem estar social é um dos melhores do mundo?”, perguntam muitos. Mas se olharmos as transformações que ocorrem no mundo, tal episódio não nos causará nenhuma surpresa; Pois se trata de mais uma prova de está havendo no mundo todo um processo de fragmentação e enfraquecimento das instituições. E devido à inércia e a incapacidade do estado de promover ou continuar promovendo o bem estar social que todos almejam leva as parcelas menos favorecidas a reagir de forma violenta.

A população mais pobre – a que mais sofre com a inércia do estado – é a primeira a soltar a voz. Por isso não há muita diferença no que está ocorrendo na França e o que ocorre na periferia das grandes cidades brasileiras. Claro que existem diferenças consideráveis, todavia a causa principal de tudo isso é culpa do estado. As pessoas têm a sensação de que os estado – refém do poder econômico --, não pode lhes ajudar. Pelo contrário, cada vez mais o estado delega às empresas privadas, serviços de sua responsabilidade, como a segurança publica, a aposentadoria, assistência médica, etc.

Além disso, torna-se cada vez mais evidente a sensação de impotência de todos. O que também leva as pessoas a perder a crença em si mesmas e na capacidade de que podem fazer alguma coisa para mudar essa situação.

Diante de tudo isso, só restam a essas pessoas demonstrar sua insatisfação através de atos violentos, como a queima de carros e edifícios públicos na França, associação ao tráfico e a criminalidade no Brasil, e até mesmo aos grupos terroristas em volta do mundo. Se cada caso é um caso, no fundo isso só é possível graças à ausência de perspectiva e a incapacidade do Estado de oferecer algo melhor.

E qual seria a solução a essa descrença generalizada?

É difícil apontar uma solução. Mas não restam dúvidas de que a solução passa pelo fortalecimento do Estado, duma menor influência econômica sobre todas as instituições para que as mesmas não fiquem refém dos grandes capitais e tenham maior poder de ação. Sem isso, qualquer medida não passará de medida paliativa, capaz de resolver o problema por um curto espaço de tempo. É como administrar um remédio para atacar os efeitos de uma doença sem tratar as causas.





LEIA OUTROS ARTIGOS DO MESMO AUTOR:

PLEBISCITO PARA QUÊ?

PARA QUANDO COLHERES UMA ROSA

O BRASIL ESTÁ MUDANDO?

A DEBANDADA DA USINA

NÃO VOU FICAR CALADO

OS 300 PICARETAS

O FIM DO GOVERNO LULA

USINA DE QUÊ?

PROPOSTAS PARA O FIM DA CORRUPÇÃO

LITERATURA E PORNOGRAFIA

E AGORA PT?

O GOVERNO LULA E A REVOLUÇÃO FRANCESA

A USNA DE LETRAS E A CORRUPÇÃO

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui